Por que cachorro segue o dono? Descubra essa curiosidade

Seu cachorro te segue por toda a casa? Além do afeto, existem outros motivos que levam os cães a seguirem os donos. Descubra!
cachorro perto da dona

Muitos de nós sabemos como os cães acompanham os donos pela casa. Se até à cozinha, ao quarto, à sala e até mesmo ao banheiro. E mais de uma vez surge a pergunta “por que meu cachorro me segue por toda parte?”. Se você tem essa curiosidade, seja porque o seu cão te segue ou você já observou isso em outros tutores, nós iremos te explicar as possíveis causas. Acompanhe o artigo até o final!

Por que os cães seguem os donos?

Está comprovado que os cães seguem uma pessoa por afeto e por amor. Eles sabem quem é o seu dono, quem os alimenta, mima, acaricia, etc. E é por isso que eles ficam tão felizes quando chegamos em casa. Esse mesmo amor faz com que tenham necessidade de estar ao nosso lado. Assim, eles se sentem protegidos, confortáveis ​​e amados.

Mas não para por aí! É importante entender porquê seu cão está constantemente procurando sua companhia para que você possa lidar da melhor maneira. Os principais motivos pelos quais um cão segue seu dono, além do afeto, são os seguintes:

Marca filial

Se você tem um filhote, ele pode estar desenvolvendo uma marca filial com você. Esse mecanismo de apego ocorre porque o filhote reconhece as características de sua mãe como uma parte importante de seu processo de aprendizagem. Os jovens seguem sua mãe em todos os lugares para aprender e se proteger de predadores. O filhote que foi separado da mãe terá como referência o dono para poder se desenvolver adequadamente.

Reforço positivo

Se o seu cão aprendeu que estar perto do dono lhe proporcionará coisas positivas, como guloseimas, comida, carícias e brincadeiras, é muito provável que o siga feliz por toda parte esperando por esses momentos.

A raça do animal

A raça também influencia suas relações sociais. Algumas, como o golden retriever, foram criadas para trabalhar com pessoas. Portanto, eles buscarão continuamente estar ao lado de seus donos. Esses cães que seguem seu dono por toda parte são chamados de cães de velcro. Esse comportamento é totalmente normal, embora em alguns casos possa se tornar conflituosa. Geralmente, esses tipos de cães são ideais para pessoas mais velhas.

Instinto

Os cães são animais muito instintivos e tendem a achar que estão sempre em uma matilha, isto é, em um grupo de cães mantidos juntos para sobreviver. No processo de domesticação, os cães têm conseguido mostrar preferência pela companhia de seu dono humano, mas ainda existe uma hierarquia que é fielmente respeitada. Seu cão segue você em todos os lugares porque ele o considera o líder de sua matilha.

Companheirismo

Seu cão procura criar um relacionamento próximo com você. Para ele, é muito importante estar por perto, participar da sua vida, segui-lo e compartilhar experiências. Ele será um companheiro muito fiel e tentará interpretar seus sinais para reforçar o vínculo com você.

Ansiedade de separação

Se o seu cão não aprendeu a lidar com a solidão e a separação, os problemas começam. Alguns cães têm medos intensos e apresentam comportamentos destrutivos. Seu cão pode, como por exemplo, mostrar aversão à separação seguindo você por todos os lugares. Fique atento aos comportamentos que indicam ansiedade de separação!

Comentários