Oftalmologia veterinária: conheça melhor e saiba quando procurar um especialista

Você sabia que existe a oftalmologia veterinária? Essa especialidade é indicada para prevenir e tratar doenças oculares nos cães. Entenda!

cachorro no oftalmologista

Você sabia que existem veterinários especializados em oftalmologia veterinária? O olho é o órgão visual responsável por detectar a luz e convertê-la em impulsos eletroquímicos que viajarão pelos neurônios, seja em humanos ou animais. É um órgão incrível. E por isso, é necessário um médico especialista para cuidar dos olhos dos nossos queridos peludos.

Os cães infelizmente estão suscetíveis a diversas doenças oculares, por isso, a presença do veterinário oftalmologista se faz tão importante para a preservação de uma visão saudável nos cães. E você deseja saber mais sobre essa especialidade? Se sim, continue acompanhando!

Por que os olhos dos cães precisam de cuidado especial?

Doenças oculares podem acometer nossos peludos a qualquer instante. Por isso, o veterinário oftalmologista se faz tão necessário. As cinco doenças oculares mais recorrentes entre os cães são: glaucoma, úlcera na córnea, catarata, uveíte e conjuntivite. A maioria delas tem tratamento e algumas requerem intervenções cirúrgicas. Por esse motivo, é necessário que o dono do animal procure levá-lo regularmente ao veterinário oftalmologista.

Para entendermos o porquê os pets precisam de cuidados especiais relacionados a visão, é interessante entender a anatomia do olho do cachorro. O olho do pet é uma esfera que recebe luz e que contém um regulador da intensidade da luz chamado íris. A íris pode ser de cores diferentes e é a porta de entrada da luz para o interior da esfera ocular, ou seja, a pupila. A pupila é a bola preta que podemos ver dilatar em certas ocasiões.

Dentro da pupila, sem estar à vista, está a lente. Uma espécie de lente com a qual focalizamos objetos que formam uma imagem e que finalmente se transformam em ondas elétricas que, através do nervo óptico, chegam ao córtex visual do cérebro. Portanto, o nervo óptico funciona como um canal que conecta o olho ao cérebro.

Porque não levar o cão ao veterinário geral?

Essa também é uma dúvida frequente feita por tutores, pois muita nem sabem que existem veterinários específicos para cada área. Levar o cachorro ao veterinário oftalmologista é importante, pois o animal passa por testes em equipamentos específicos que conseguem identificar as estruturas internas do olho. Assim, é possível avaliar a qualidade lacrimal e detectar alterações oculares, podendo proporcionar um bom diagnóstico e tratamento com antecedência.

Ao levar o pet em um veterinário geral, alguns problemas oculares acabam passando sem que o profissional e o tutor percebam, logo, o diagnóstico acaba sendo feito quando o cachorro já está com um quadro extremamente avançado. Muitos problemas oculares podem ser tratados e curados contando que sejam diagnosticado com antecedência, como no caso da catarata.

O veterinário oftalmologista é mais caro?

Grande parte dos tutores, se não todos, ficam com um pouco de receio de levar o animal a um veterinário especialista com medo da consulta ser mais cara. Mas na realidade, na grande partes das cidades, o valor da consulta com um especialista sai o mesmo preço que a consulta com um veterinário geral. Basta fazer uma breve pesquisa de todos os veterinários oftalmologistas da sua cidade.

E se sua intenção é poupar dinheiro e ao mesmo tempo manter a saúde do seu amigo de quatro patas em dia, você pode optar por fazer um plano de saúde veterinário pagando um valor fixo por mês. As vantagens do plano é que você pode levar o cachorro à consulta a qualquer momento, mantendo a saúde do seu peludo sob controle.

Comentários