As 9 Melhores Rações Naturais para Cachorro (Filhotes, Adultos e Idosos)

Procurando uma ração de qualidade para seu cachorro? Veja nossa seleção com um ranking das melhores rações naturais. Atualizado em Maio de 2022.

Na hora de escolher a ração ideal para cachorro, os tutores devem decidir que tipo de alimentação querem oferecer aos seus pets. Quando escolhem pela ração natural, proporcionam aos seus cães uma dieta rica em ingredientes naturais, o que significa mais sabor e saúde.

Nesse artigo, separamos as rações naturais de mais alta qualidade, atendendo a diversos portes e idades, além de apresentarem um bom custo-benefício. Confira!

Rações naturais para filhotes (0 a 12-15 meses)

  1. Ração N&D Pumpkin para Cães Filhotes de Raças Pequenas

    Ração Farmina N&D Pumpkin Carnes Nobres Cordeiro para Cães Filhotes de Raças Pequenas

    A ração N&D é do tipo super premium, desenvolvida para filhotes de porte pequeno e mini. Também pode ser oferecida à cadelas no fim da gestação ou em fase de lactação.

    Os tutores que testaram afirmaram que seus cães pareceram gostar da ração, em seus comentários, eles destacaram a qualidade do alimento, e como a marca oferece uma dieta próxima à alimentação natural. Veja aqui mais comentários e avaliações sobre essa ração.

    A N&D se destaca por possuir grande quantidade de ingredientes naturais, como a cúrcuma e extrato de aloe vera, que juntos proporcionam diversos benefícios, como a ação anti-inflamatória. Vale destacar também a ação dos prebióticos e ingredientes como polpa de beterraba, extrato de yucca e zeólita, que agem no trânsito intestinal e ainda reduzem o odor das fezes.

    Outros componentes importantes em sua fórmula são o sulfato de condroitina e de glicosamina, que agem na saúde das articulações, assim como a biotina, responsável pela manutenção dos pelos. Já a taurina, atua no sistema muscular canino, enquanto a L-carnitina proporciona a energia necessária.

    PrósContras
    Livre de transgênicosNão encontramos pontos negativos relevantes
    Possui conservantes naturais
    Rica em ingredientes naturais
    Favorece o funcionamento do intestino e reduz do odor das fezes
    Deixa os pelos mais macios e brilhantes
    👉Ver melhor preço
  2. Ração Biofresh para Cães Filhotes de Raças Médias

    Ração Seca Biofresh Mix de Carne, Frutas, Legumes e Ervas Frescas Cães Filhotes de Raças Médias

    A ração Biofresh é do tipo super premium, indicada para filhotes de porte médio.

    Os tutores que testaram afirmaram que seus cães não tiveram dificuldade para se adaptar ao novo alimento, principalmente devido ao tamanho adequado dos grãos, e não enjoaram do sabor, mesmo após algum tempo. Em alguns casos, a ração foi tão bem aceita, que seus grãos foram utilizados como recompensa nos treinos de adestramento. Os tutores viram resultados positivos, como cães com mais energia e pelos mais brilhantes, além da redução do volume e odor das fezes e melhora das flatulências dos pets.

    Esses benefícios se dão por conta de componentes como prebióticos, extrato de yucca e polpa de beterraba, que agem no funcionamento do intestino e reduzem o odor das fezes. Vale destacar ainda a presença de sulfato de condroitina e de glicosamina, que protegem e fortalecem as articulações.

    Além de favorecer as defesas naturais, a N&D também possui fontes naturais de EPA e DHA, que agem no desenvolvimento cerebral e capacidade de aprendizagem dos filhotes. Ela também visa a saúde bucal, reduzindo a formação de tártaro, devido ao hexametafosfato de sódio, e age no sistema nervoso, através da sua fórmula com taurina.

    Por fim, é importante saber que a ração oferece alta quantidade de ingredientes naturais, como carnes e vegetais, visando um crescimento saudável e equilibrado, essencial para os tutores que buscam por uma alimentação mais natural para seus cães.

    PrósContras
    Livre de transgênicosNão encontramos pontos negativos relevantes
    Possui antioxidantes naturais
    Rica em ingredientes naturais
    Dá força para as articulações
    Reduz o odor das fezes
    👉Ver melhor preço
  3. Ração Fórmula Natural Fresh Meat para Cães Filhotes de Raças Grandes e Gigantes

    Ração Seca Fórmula Natural Fresh Meat Cães Filhotes Raças Grandes e Gigantes

    A ração Fórmula Natural é do tipo super premium, e é indicada para filhotes de porte grande entre os 45 dias aos 18 meses de vida.

    Os tutores que testaram afirmaram que recomendam a ração, pois acreditam que seja um produto de qualidade, além de ter tido uma boa aceitação por parte de seus cães. Isso porque um dos diferenciais da Fórmula Natural é oferecer uma dieta rica em ingredientes naturais, como frutas e vegetais, garantindo não apenas nutrição, mas também muito sabor.

    Um ingrediente que se destaca em sua composição é a cúrcuma, que, entre outras funções, age como anti-inflamatório e antioxidante, além do DHA, que auxilia no desenvolvimento do cérebro. A ração também é grain free, o que significa que é livre de grãos, como milho e soja.

    Outros componentes importantes são o colágeno, sulfato de condroitina e de glucosamina, que agem na saúde de ossos e articulações, assim como a biotina, que realiza a manutenção dos pelos. Já a combinação de prebióticos, extrato de yucca, polpa de beterraba e zeólita, garantem o bom trânsito intestinal e redução do odor das fezes.

    PrósContras
    Livre de transgênicosNão encontramos pontos negativos relevantes
    Possui antioxidantes naturais
    Rica em ingredientes naturais
    Fortalece as articulações
    Reduz o odor das fezes
    👉Ver melhor preço

Rações naturais para cães adultos (12-15 meses a 6-7 anos)

  1. Ração Fórmula Natural Fresh Meat para Cães Adultos de Raças Mini e Pequena

    Ração Fórmula Natural Raças Mini e Pequena

    A ração Fórmula Natural é do tipo super premium, recomendada para cães de pequeno porte a partir dos 12 meses de vida.

    Os tutores que testaram afirmaram que mesmo os pets com dificuldade para se adaptar a novos alimentos pareceram gostar do sabor da ração. Eles destacaram a alta quantidade de nutrientes como um ponto positivo, assim como a melhora no aspecto dos pelos de seus cães e a correta formação de fezes.

    Esses resultados positivos acontecem devido a presença de prebióticos, polpa de beterraba, extrato de yucca e zeólita em sua composição, que ajudam no bom funcionamento do intestino e reduzem o odor das fezes.

    Além de oferecer grãos de tamanho adaptado para melhor mastigação, a ração favorece as defesas naturais dos cães e é rica em ingredientes naturais e frescos, além de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Vale destacar a cúrcuma, que age como anti-inflamatório, antioxidante, imunomodulador. A Fórmula Natural ainda é grain free, o que significa que é livre de grãos, como milho e soja.

    Outros componentes importantes em sua fórmula são a condroitina e glucosamina, que protegem e fortalecem ossos e articulações, e a taurina, que age no sistema muscular, assim, garantindo um desenvolvimento equilibrado. Já para o desenvolvimento cerebral, a ração conta com DHA, e para a manutenção dos pelos, com biotina.

    PrósContras
    Possui antioxidantes naturaisNão encontramos pontos negativos relevantes
    Rica em ingredientes naturais
    manutenção dos pelos
    Fortalece os músculos
    Reduz o odor das fezes
    👉Ver melhor preço
  2. Ração Guabi Natural Grain Free para Cães Adultos de Raças Médias

    Ração Guabi Natural Grain Free Frango e Lentilha para Cães Adultos Raças Médias

    A ração Guabi é do tipo super premium, desenvolvida para cães adultos de porte médio.

    Os tutores que testaram notaram que seus cães pareceram gostar bastante do sabor da ração e não tiveram problemas para se adaptar. Eles destacaram que os grãos são de tamanho adequado para o porte, e que os pets ficam rapidamente satisfeitos, comendo porções menores, mas bem alimentados. Eles ainda comentaram que é um alimento completo, e que viram benefícios, como melhora no aspecto dos pelos. Em alguns casos, ainda auxiliou em problemas de pele, como alergias e dermatites.

    Alguns tutores ainda destacaram a importância da condroitina e glicosamina em seus cometários, que agem na proteção e fortalecimento das articulações. Vale destacar também a presença de biotina, responsável por pelos mais bonitos e brilhantes, e de taurina, que age no sistema muscular canino.

    A Guabi visa a manutenção da condição corporal ideal, oferecendo alta quantidade de carnes e proteínas exclusivamente de origem animal. Além disso, é rica em fibras e prebióticos, que ligados à polpa de beterraba e ao extrato de yucca, garantem um bom funcionamento do intestino e redução do odor das fezes.

    PrósContras
    Possui antioxidantes naturaisNão encontramos pontos negativos relevantes
    Deixa os pelos mais bonitos e brilhantes
    Fortalece as articulações
    Dá mais força para os músculos
    Favorece o funcionamento do intestino e reduz o odor das fezes
    👉Ver melhor preço
  3. Ração N&D Prime para Cães Adultos de Raças Grandes

    Ração Farmina N&D Prime Cordeiro e Blueberry Cães Adultos Raças Grandes

    A ração N&D é um alimento do tipo super premium, recomendada para cães adultos de raças grandes e gigantes.

    Os tutores que testaram gostaram da qualidade do alimento e afirmaram que os grãos possuem tamanho adequado para o porte e garante a quantidade ideal de energia aos seus cães.

    A N&D se destaca por proporcionar grande quantidade de ingredientes naturais, como cúrcuma e aloe vera, que entre outras funções, agem como anti-inflamatório. Vale destacar ainda a polpa de beterraba, extrato de yucca e zeólita, que ligados aos prebióticos, garantem um bom funcionamento do intestino e redução do odor das fezes.

    Outros componentes importantes são o sulfato de condroitina e de glicosamina, que agem na saúde de ossos e articulações, e a biotina, responsável pela manutenção dos pelos. Já a taurina, age no sistema muscular dos cães, enquanto a L-carnitina oferece os níveis ideais de energia.

    Por fim, a ração ainda é grain free, ou seja, livre de grãos, como milho e soja, que podem causar alergias em alguns cães.

    PrósContras
    Possui antioxidantes naturaisNão encontramos pontos negativos relevantes
    Deixa os pelos mais bonitos e saudáveis
    Reduz o odor das fezes
    Dá mais força para os músculos
    Fortalece as articulações
    👉Ver melhor preço

Rações naturais para cães idosos (6-7 anos ou mais)

  1. Ração N&D Ancestral Grain para Cães Adultos de Raças Pequenas

    Ração Farmina N&D Ancestral Grain Frango Cães Adultos Raças Pequenas

    A ração N&D Ancestral é do tipo super premium, desenvolvida para cães sênior de porte pequeno e mini.

    Os tutores que testaram afirmaram que seus pets aceitaram bem e pareceram gostar bastante do sabor da ração, destacando a qualidade dos ingredientes e o tamanho reduzido dos grãos. Em alguns casos, os grãos foram usados até no processo de adestramento, enquanto em outros, ajudou a amenizar problemas de saúde.

    Outros benefícios da ração são o sulfato de condroitina e de glicosamina, que protegem e fortalecem as articulações, e a biotina, que faz a manutenção dos pelos. Sua fórmula ainda conta com taurina, que age no sistema muscular, e L-carnitina, que garante energia.

    Já a combinação de prebióticos, polpa de beterraba, extrato de yucca e zeólita, proporcionam um bom funcionamento do intestino e redução do odor das fezes. Vale destacar ainda que a N&D é low grain, o que significa que seus cereais possuem baixo índice glicêmico.

    PrósContras
    Fortalece as articulaçõesNão encontramos pontos negativos relevantes
    Deixa os pelos mais bonitos e macios
    Dá mais força para os músculos
    Reduz o odor das fezes
    👉Ver melhor preço
  2. Ração Biofresh para Cães Idosos de Raças Médias

    Ração Seca Biofresh Mix de Carne, Frutas, Legumes e Ervas Frescas Cães Sênior de Raças Médias

    A ração Biofresh é do tipo super premium, e é indicada para cães sênior de porte médio. Ela é rica em ingredientes frescos, como carnes, frutas, legumes e grãos

    Os tutores que testaram notaram que seus cães pareceram gostar da ração, que proporcionou mais disposição e a manutenção do estado de saúde. Os tutores ainda gostaram do aroma e tamanho dos grãos, afirmando também melhora no aspecto dos pelos e correta formação de fezes. Veja aqui todos os comentários e avaliações sobre essa ração.

    É possível notar ainda outros benefícios, como o sulfato de condroitina e de glicosamina, que fortalecem e protegem as articulações, assim como o hexametafosfato de sódio, que reduz a formação do tártaro. A ração ainda é fonte natural de EPA e DHA, que auxiliam nas funções do cérebro, preservando a capacidade cognitiva.

    Outro componente da Biofresh é a L-carnitina, que proporciona energia. E por fim, vale destacar a combinação de prebióticos, polpa de beterraba, extrato de yucca e zeólita, que atua no sistema digestivo e reduz o odor das fezes. A ração também favorece as defesas naturais e preserva a força da musculatura e funcionamento dos rins e coração.

    PrósContras
    Livre de transgênicosNão encontramos pontos negativos relevantes
    Possui antioxidantes naturais
    Fortalece as articulações
    Reduz a formação do tártaro
    Diminui o odor das fezes
    👉Ver melhor preço
  3. Ração Guabi Natural para Cães Sênior

    Ração Guabi Natural para Cães Sênior sabor Frango e Arroz - 12kg

    A ração Guabi é do tipo super premium, indicada para cães sênior de raças médias e grandes.

    Os tutores que testaram notaram que seus pets se adaptaram bem ao alimento e não apresentaram desequilíbrio intestinal, afirmando ser um bom custo-benefício. Em alguns casos, foi possível perceber também melhora nas articulações, o que acontece devido a presença de sulfato de condroitina e de glicosamina, que protegem e fortalecem os ossos e articulações. Veja aqui mais comentários e avaliações sobre essa ração.

    Outros benefícios da ração são a redução da formação de tártaro, que acontece devido ao hexametafosfato de sódio, e a manutenção do pelo, por conta da biotina. Já a taurina, age no sistema muscular, enquanto a L-carnitina, proporciona a energia necessária.

    Vale destacar ainda a combinação de fibras, prebióticos, polpa de beterraba e extrato de yucca, que garante bom funcionamento do intestino e redução do odor das fezes. A alta quantidade de proteínas de origem animal ainda mantém a condição corporal ideal.

    PrósContras
    Livre de transgênicosNão encontramos pontos negativos relevantes
    Possui antioxidantes naturais
    Reduz o tártaro e o mau hálito
    Deixa os pelos mais bonitos e macios
    Reduz o odor das fezes
    👉Ver melhor preço

O que é uma ração natural?

A ração natural, como o próprio nome sugere, oferece uma alimentação mais natural para os cães. Ou seja, possui grande quantidade de ingredientes naturais, como carnes frescas, frutas, legumes e outros vegetais. Além disso, a maioria das rações naturais não contém corantes, aromatizantes ou conservantes artificiais, além de também evitarem os alimentos transgênicos, isto é, visam proporcionar a maior quantidade possível de ingredientes orgânicos.

Como saber se uma ração é natural? 

Para descobrir se uma ração é classificada como natural, os tutores devem buscar por algumas informações na embalagem do produto. Veja alguns exemplos:

  • Não contém transgênicos: a maioria das rações naturais são livres de transgênicos, então os tutores devem se atentar se a embalagem tem ou não o símbolo de alimentos transgênicos (um triângulo amarelo com a letra T em preto).
  • Conservantes, corantes e aromatizantes: é comum que as rações naturais possuam conservantes naturais (como vitaminas) e sejam livres de corantes e aromatizantes artificiais, que podem até mesmo provocar problemas na saúde dos pets.
  • Principais ingredientes: como o próprio nome sugere, a ração natural possui muitos ingredientes naturais, então os tutores podem checar se os primeiros componentes de sua fórmula são carnes, gorduras de origem animal, frutas e legumes.

Quais os benefícios de uma ração natural?

A ração natural possui alguns benefícios em relação a outros tipos de rações:

1. Alta qualidade dos ingredientes

Além de possuir ingredientes que são fontes naturais de proteínas e vitaminas, essenciais à dieta canina, a ração natural é livre de componentes que possam ser prejudiciais. É o caso dos corantes, que podem ser cancerígenos.

2. Facilita a digestão e reduz as fezes

As rações naturais geralmente contêm uma grande quantidade de fibras e prebióticos, que agem no bom funcionamento do intestino. Assim como os ingredientes naturais, que atuam na redução do odor das fezes, importante para manter o ambiente em que o cão vive sempre limpo e higienizado.

3. Reduz o custo por refeição

Vale destacar ainda que, se uma ração é completa e balanceada, deixará o cão satisfeito mais rapidamente. Isso resultará em porções menores por dia, mas sem deixar o cão com fome ou carente dos nutrientes necessários para seu bem-estar. Assim, mesmo que o investimento financeiro seja alto na hora de adquirir uma ração natural, os tutores notarão resultados positivos em relação ao custo-benefício.

4. Específicas para algumas doenças e complicações

Por ser rica em ingredientes naturais, algumas composições podem, sim, combater ou evitar doenças e problemas de saúde. Basta que o tutor se atente às vitaminas e ingredientes importantes na alimentação de seu pet, para adquirir uma ração completa e que seja aliada da saúde canina.

5. Feita para diferentes idades

A maioria das rações naturais são desenvolvidas para cada fase da vida, assim, garante que os filhotes terão um crescimento e desenvolvimento correto, que os adultos receberão a quantidade certa de energia, e que os idosos desfrutarão de um envelhecimento longo e saudável.

Qual é a melhor ração natural?

Ração Farmina N&D Prime Cordeiro e Blueberry Cães Adultos Raças Pequenas

A N&D Prime se destaca entre as opções de ração natural. Ela é uma ração do tipo super premium e possui fórmulas específicas para todos os portes e idades, atendendo a todos os tipos de cães e suas necessidades singulares.

Entre os benefícios da N&D, está o tamanho adaptado dos grãos, que estimula a mastigação correta, e o sulfato de condroitina e de glicosamina em sua composição, que protegem e fortalecem as articulações.

A ração também atua no cuidado com os pelos, sistema muscular e proporciona a energia adequada, além de visar o bom funcionamento do intestino e redução do odor das fezes, importante para manter o ambiente sempre agradável. Por fim, ainda é um alimento grain free, ou seja, livre de grãos, como milho e soja, que podem causar alergias a alguns cães.

👉 Ver melhor preço

Comentários