Homeopatia para cães: veja os benefícios da homeopatia animal

A homeopatia para cães pode ser um tratamento alternativo e com princípios naturais, nao invasivos ao organismo animal. Entenda os benefícios
Shih-tzu no jardim de flores

Não é de hoje que muitos médicos veterinários e pesquisadores vem buscando formas de garantir aos nossos cães uma vida mais confortável e saudável ao lado dos tutores. Assim como os humanos, os cães podem apresentar problemas de saúde que precisam ser tratados com medicação por um longo período de tempo.

Quando o tratamento é duradouro, algumas medicações podem causar efeitos colaterais que podem prejudicar e afetar muito a vida dos pets. Sendo assim, algumas doenças em cães como a ansiedade, depressão, dor de cabeça crônica, alergia de pele e outras, podem ser tratadas por meio da homeopatia. Você sabe o que é a homeopatia animal?

Neste artigo vamos explicar o que é a homeopatia para cães, como o tratamento pode ser feito e quais são as doenças que a homeopatia consegue tratar de maneira segura e menos invasiva. Para ficar por dentro do assunto, acompanhe até o final. Vamos lá!

O que é homeopatia para cães?

De forma objetiva, homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar ao doente doses mínimas do medicamento homeopático para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica.

Os medicamentos homeopáticos são geralmente extraídos de plantas, minerais ou vegetais, o que torna o processo muito natural e saudável para o cachorro. É uma prática que serve para restabelecer o equilíbrio da saúde com foco no animal, e não na doença. 

A homeopatia para cães é um tipo de ciência usada no tratamento de doenças caninas, que promete trazer mais qualidade de vida para o pet. Considerada uma medicina complementar, a homeopatia, de forma geral, foi desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann.

Sendo assim, os remédios produzidos com base nessa medicina pet são indicados para equilibrar o organismo do animal, agindo como tratamento e também como prevenção de doenças.

Um ponto importante, é que a homeopatia pet não é usada apenas para tratar doenças, esse tipo de tratamento também é utilizado em processos de adestramento animal, influenciando no comportamento canino, como por exemplo, ajudando o animal a parar de fazer xixi fora do lugar.

A homeopatia canina é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), sendo receitada por muitos veterinários.

Quando utilizar a homeopatia no animal?

Bem, a homeopatia pode ser utilizada quando o animal sofre de alguma doença ou problema recorrente, como ansiedade ou dores crônicas ou também quando ele apresenta algum problema comportamental.

Os remédio homeopáticos podem ser adquiridos em clínicas veterinárias sem receita médica. Os produtos homeopáticos geralmente vem em forma de spray, floral, cápsulas gelatinosas, cremes e até mesmo shampoo.

Logo, se o seu objetivo for deixar seu bichinho mais calmo, um banho com um produto homeopático pode ajudar muito. No entanto, não é aconselhável tratar o animal com homeopatia sem a orientação de um profissional.

Em quantidades erradas, o tratamento pode acabar trazendo o efeito contrário e fazendo mal ao animal. Além disso, é importante conhecer todos os tipos de vegetais, mineiras e plantas da homeopatia para ver qual o tipo de medicação o seu cãozinho vai precisar.

Quais são os benefícios da homeopatia para o cachorro?

  • Alivia os sintomas da rinite do cachorro;
  • Controle de parasitas e bactérias;
  • Torna o processo de adestramento menos estressante;
  • Alivia o estresse e a ansiedade canina;
  • Eficaz no tratamento de problemas nos rins;
  • Auxilia nas dificuldades do sistema digestório;
  • Age contra dermatites, dermatoses e problemas com fungos;
  • Melhora as afecções da pele;
  • Disposição física e equilíbrio emocional do cachorro;
  • Ajuda a diminuir o costume de lamber o corpo com frequência;
  • Auxilia no controle da coceira e tiques nervosos;
  • Ajuda na diminuição dos latidos excessivos do cão;
  • Usado nos tratamentos para epilepsia;
  • Ajuda nos problemas nas articulações e inflamações como a artrite e artrose;
  • Ajudam no tratamento cirúrgico, relacionado ao enfrentamento do medo antes da cirurgia;
  • Acalma e ajuda na adaptação de novos membros caninos na família.

Homeopatia realmente funciona?

Utilizada com princípios naturais, a homeopatia animal apresenta qualidade, agindo de forma não invasiva nos seus processos. O tratamento pode ser usado via oral, borrifado na pele e até mesmo usado como shampoo comum para cachorro e indicado para todas as idades.

No entanto, o tratamento não possui um resultado imediato, logo, ele precisa ser oferecido diariamente para o animal, dessa maneira ele vai fazendo efeito aos poucos.

Por ter um efeito um pouco mais demorado, algumas pessoas acham que não funciona. Entretanto, os tutores que fazem o uso contínuo da homeopatia, conseguem ver o resultado nos cães logo no primeiro mês.

O principal benefício desse tipo de tratamento é justamente não ser invasivo e não oferecer nenhum risco para o cãozinho. Esse é um dos tratamentos mais utilizados e recomendados para os cães que sofrem de depressão e ansiedade.

Logo, é muito comum que médicos veterinários recomendem esse tipo de tratamento para esses casos. Por isso, converse com o profissional do seu pet antes de iniciar o tratamento. Você notará os benefícios logo no primeiro mês. Boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *