Como tirar o cheiro de cachorro da casa

Sua casa está constantemente com aquele odor de cachorro? Separamos dicas para remover esse cheiro e manter sua casa higienizada. Veja!
Shih Tzu cinza deitado no sofá do apartamento

Ter um cãozinho em casa requer uma rotina de limpeza e cuidados diários, não apenas com o animal mas também com todo o ambiente. E quem tem um peludo em casa conhece o famoso “cheiro de cachorro”, que muitas vezes pode não ser nada agradável e nem sempre é simples conseguir remover esse odor de dentro de casa.

Existem diversas receitas para conseguir remover o cheiro de cachorro da casa. No entanto, além da limpeza diária, você precisa tomar algumas atitudes para ajudar na melhora do odor.

E se você se preocupa muito com esse tipo de odor e fica até mesmo constrangido quantas as visitas chegam em casa, esse texto com certeza irá te ajudar. Para te auxiliar, vamos explicar alguns hábitos de limpeza que você deverá adotar futuramente e daremos algumas dicas dos melhores produtos para remover o cheiro de cachorro da casa. Acompanhe até o final!

5 dicas para remover o cheiro de cachorro da casa

1 – Cuide da higiene do seu cachorro 

Pode até parecer óbvio, mas o primeiro passo para tirar o cheiro de cachorro da casa é sempre manter o seu cãozinho limpo. E quando falamos em limpeza, não falamos apenas no banho semanal, quinzenal ou mensal. Os cuidados com a higiene do seu amigo peludo vão muito além da água e do shampoo.

A higiene básica do animal também leva em consideração a escovação do pelo, a limpeza dos dentes e boca, usar perfumes e condicionadores especiais para pets, limpar as orelhas e ouvidos com produtos próprios para essa finalidade e aparar os pelos do cãozinho a cada três meses. Além disso, limpar os pelos próximos as genitais do animal é necessário, pois pode haver acúmulo de mau cheiro.

2 – Aumente a frequência da limpeza da casa

Quando você tem um animal em casa, a frequência da limpeza deve ser muito maior caso você não tivesse um pet. Os cães tendem a sujar e fazer bagunça, é algo normal, logo, você deve pensar nessa questão antes mesmo de adotar um cãozinho. Por isso, tente fazer uma boa faxina em casa com mais frequência. Uma casa limpa proporcionará o bem-estar de toda a família. 

Além disso, sempre limpe os brinquedos, o comedouro e bebedouro do animal e principalmente o ambiente em que ele fica. Essa dica pode ser essencial para controlar o odor do cãozinho pela casa. Tente também aspirar a casa a cada três dias para diminuir a quantidade de pelos no ambiente. 

3 – Reserve um espaço da casa apenas para o pet

Dar ao seu cãozinho um espaço exclusivo para ele pode ser uma das melhores estratégias para tirar o cheiro de cachorro da casa. Além de ser extremamente benéfico e prazeroso para o seu amigo de quatro patas.

Mas lembre-se! Você deve escolher com cuidado o ambiente para o animal. Logo, não deverá ser perto da cozinha ou da sala de estar, pois dessa maneira será confortável para todos.

O cachorro tendo um espaço só para ele, não concentra apenas o cheiro dele em um local só, como facilita na hora da limpeza. Por isso, coloque a caminha, casinha, os objetos, acessórios e comedouros dele ali. Ele vai adorar o novo espaço.

4 – Evite o carpete em casa

Uma das coisas mais difíceis de higienizar quando se tem um cachorro em casa é o carpete. Ele tende a armazenar o cheiro do animal ali e a limpeza pode ser muito difícil. Por isso, a melhor opção é optar por pisos lisos e fáceis de limpar. Além disso, o carpete tende a acumular diversos tipos de sujeiras e até mesmo bactérias.

5 – Use aromatizantes naturais no ambiente

Os aromatizantes podem se tornar grandes aliados quando o assunto é remover o cheiro de cachorro da casa. Além do cheirinho de limpeza que os aromatizantes proporcionam, eles podem deixar a casa mais agradável e diminuir o cheiro do cachorro de maneira gradativa. Por isso, escolha um cheiro que te agrade e coloque pelo menos dois nos ambientes principais da casa.

Mas lembre-se de escolher os aromatizantes naturais e que não façam mal ao pet. É de extrema importância que você se atente em ler o rótulo antes de comprar o produto. Existem certos cheiros que são perigosos e nocivos para a saúde do peludo.

Quais sãos os melhores produtos para remover o cheiro de cachorro da casa?

Existem diversos tipos de desinfetantes no mercado que podem te ajudar a reduzir o cheiro de cachorro da casa. No entanto, serão poucos que conseguem remover completamente o odor do animal do ambiente. Mas separamos 3 principais produtos que podem te ajudar. Confira abaixo:

1 – Receita caseira 

A receita caseira pode ser uma grande aliada dos tutores. Além de ser uma receita simples, a mistura dos seus ingredientes podem combater totalmente o cheiro do cachorro da casa. Após fazer a receita, basta colocar em um borrifador e misturar bem. Depois, utilize por todo ambiente, principalmente no local onde o cãozinho fica com mais frequência.

Ingredientes: 

  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio;
  • 250 ml de álcool;
  • 250 ml de água filtrada;
  • 50 ml de vinagre;
  • 1 colher de sopa de detergente neutro.

2 – Álcool 

O álcool, além de ter a capacidade de matar diversos vírus e bactérias, pode ajudar a remover o cheiro de cachorro da casa. Para usá-lo na limpeza, basta borrifar o álcool por todo o ambiente assim como com a receita caseira.

3 – Água sanitária 

A água sanitária também pode auxiliar muito bem na hora de tirar o cheiro de cachorro da casa. No entanto, esse produto deve ser diluído em água antes de ser utilizado e o tutor deve usá-lo de maneira moderada. A água sanitária não poderá ser usada no espaço do cãozinho, pois é um cheiro nocivo para ele.

No entanto, o tutor pode usar em outras partes da casa, principalmente onde ele costuma fazer xixi. A água sanitária é um dos poucos produtos que consegue remover o cheiro de xixi do cachorro.

Casa limpinha!

Agora que você já sabe tudo o que precisa para remover o cheiro de cachorro da casa, basta começar a colocar tudo em prática o mais rápido possível. A limpeza e a casa cheirosa beneficiará toda a família. Boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *