Diferenças entre o Chihuahua e Pinscher

Neste artigo separamos as principais diferenças entre o Chihuahua e o Pinscher, curiosidades e fatos sobre as duas raças. Confira!

Confundir cãezinhos de pequeno porte é algo bastante comum, e quando falamos sobre o pinscher e o chihuahua pode acontecer das pessoas confundirem ainda mais devido às semelhanças.

Essas duas raças podem se assemelhar em alguns pontos, mas na realidade são cães bastante distintos. Eles apresentam tanto diferenças físicas como também na personalidade. 

E para te ajudar a diferenciar esses dois cãezinhos, nós escrevemos esse artigo completo sobre as duas raças. Neste texto nós abordaremos algumas curiosidades e fatos sobre o pinscher e o chihuahua. Depois, vamos apontar as principais diferenças entre esses dois cãezinhos. Acompanhe até o final!

O Pinscher

Pinscher 2

Mesmo sendo de pequeno porte e medindo no máximo 30 centímetros, os cães da raça pinscher são cachorros bastante corajosos e leais. Esses cães são tidos como excelentes guardiões pois têm como missão principal proteger e defender o tutor a qualquer custo.

Além disso, apesar do tamanho, esses cãezinhos conseguem acumular uma grande quantidade de energia, logo, precisam gastá-la com frequência.

Eles são amigáveis, curiosos, companheiros e gostam muito de seus donos, criando fortes relações com os humanos da casa. No entanto, eles podem ser bastante bravos com desconhecidos, principalmente se sentirem algum tipo de ameaça perto deles. Logo, a sociabilização para esses cães é muito importante para que eles possam conseguir lidar bem com visitas em casa.

O pinscher também é um cãozinho que se adapta facilmente em ambientes pequenos, como apartamentos. Mas é importante lembrar que eles têm muita energia, logo, o enriquecimento ambiental, passeios e brincadeiras serão ainda mais essenciais caso ele viva em um ambiente menor. 

No geral, o pinscher é um animal bastante saudável, mas isso não significa que ele está imune a doenças. Eles podem ter problemas relacionados aos ossos, e por isso, consultas regulares com o médico veterinário são muito importantes.

O tutor também deve ter um cuidado especial com os pelos, escovando quase que diariamente, e também com a alimentação desse cãozinho. A dieta deve ser balanceada e rica em proteínas.

O Chihuahua

Chihuahua marrom sentado

O chihuahua é um dos cãezinhos mais populares do mundo. Não satisfeito, esse pet também já apareceu e brilhou em diversos filmes famosos, como “Legalmente Loira”.

O chihuahua é um animal de pequeno porte e pode apresentar a pelagem curta e longa. E além da variedade do pelo, esse cãozinho também pode apresentar diversas cores. As principais delas são: caramelo ou creme, chocolate, preto e branco.

Esses cães têm um alto nível de energia e também são cachorros extremamente inteligentes e elegantes. Além disso, o chihuahua tem uma personalidade única, atrevida, corajosa e leal. Esse cãozinho chega no máximo aos 23 centímetros e pode pesar até 3 quilos, estando presente na lista dos menores cães do mundo

Mas ele não se destaca apenas pelo tamanho, mas também pela sua esperteza. Ele é o tipo de pet que vai pegar facilmente todos os comandos ensinados pelo tutor. E o adestramento é um ponto essencial e bastante importante na vida do chihuahua, pois eles podem ser agressivos e bravos com visitas e estranhos. Logo, a sociabilização deve ser feita quando o animal ainda é filhote.

O chihuahua, no geral, é um cãozinho bastante saudável. No entanto, ele pode ter tendência a ter problemas ósseos e infecções nos ouvidos. Por isso, o tutor deve ter uma atenção redobrada com a higiene e escovação do pelo do animal. O nível de exercícios desse pet também precisa ser alto para manter a saúde em dia. 

Pinscher x chihuahua: principais diferenças

PinscherChihuahua
TamanhoAté 30 cmAté 23 cm
PesoAté 6 kgAté 3 kg
CoresMarrom avermelhado, preto e castanhoQualquer variação de cor. Mais comuns são o creme e caramelo.
Expectativa de vida14 anos18 anos
LatidosLate muitoLate quando necessário

Tamanho

Quem observa essas duas raças de longe, pode pensar que eles são do mesmo tamanho. Mas na realidade, a principal diferença dessas duas raças é justamente o tamanho. O pinscher pode chegar aos 30 centímetros e pesar até 6 quilos. Já o chihuahua pode chegar a medir até 23 centímetros e pesar no máximo 3 quilos.

Cores

Como visto anteriormente, o chihuahua é um cãozinho que pode apresentar uma grande variação de cor, mesmo que a cor mais popular seja o creme e o caramelo. Já o pinscher apresenta cores que podem variar do marrom avermelhado até o marrom avermelhado escuro e preto com alguns detalhes em castanho, caramelo e chocolate.

Saúde

Os cães da raça pinscher não se adaptam fácil a qualquer ambiente ou temperatura, logo, eles não são animais que toleram muito bem o frio. Já o chihuahua se adapta facilmente a qualquer temperatura.

Expectativa de vida

Tanto quanto o chihuahua quanto o pinscher são animais extremamente saudáveis. No entanto, o chihuahua apresenta uma expectativa de vida muito maior, podendo viver até os 18 anos. Já o pinscher pode viver até os 14 anos.

Latidos

Enquanto o chihuahua tende a ser um cãozinho silencioso e na dele, o pinscher é exatamente o oposto. Os pinscher costumam latir com muita frequência em qualquer situação.

5 curiosidades sobre o Chihuahua

1. O menor cachorro do mundo

O chihuahua foi eleito pelo Guinness World Record como o menor cachorro do mundo e continua ocupando esse posto por longos anos.

2. Ele era usado em sacrifícios 

Acredita-se que o chihuahua seja descendente do techichi, um cão que viveu durante anos entre os astecas. Com isso, o pequeno animal era utilizado em cerimônias de sacrifício, pois acreditavam que o chihuahua poderia guiar, em paz, as almas dos mortos para o submundo.

3. Famoso em Hollywood

A raça já fez sucesso em diversas produções de Hollywood, como “Legalmente Loira” e “Perdido para cachorro”. Além disso, o mais famoso dos chihuahuas foi a pequena Thinker Bell, a cachorrinha da socialite Paris Hilton. Com a herdeira, a pet participava de campanhas publicitárias e programas de TV.

4. Eles latem pouco

Ao contrário do pinscher, os cães da raça chihuahua só latem quando é necessário, ou seja, em situações de alerta. E em alguns casos, eles podem ser tímidos e latirem com pouca frequência.

5. Mexicanos

Esses cãezinhos nasceram no México, por isso o nome chihuahua. Acredita-se que esse pet já andava pelo mundo por volta de 300. a.C.

5 curiosidades sobre o Pinscher

1. Eles não são mini dobermans

Muitos acreditam que o pinscher é uma miniatura dos cães da raça doberman, mas na realidade, os pinschers surgiram muito antes apesar das semelhanças. 

2. Eles latem muito

Os cãezinhos dessa raça têm o costume de latir com frequência logo ainda quando filhotes, pois estão sempre em alerta. Logo, silêncio e sossego não é muito a “praia” do pinscher. 

3. Famoso nas artes

A popularidade do pinscher também é notável. Esse cãozinho já fazia sucesso há mais de 300 anos. Alguns historiadores encontraram pinturas do século 17 e 19 com cães semelhantes ao pinscher.

4. Valentões

Os pinschers possuem uma personalidade forte, logo, são muito destemidos e não têm medo de enfrentar animais maiores que ele. Por isso, o tutor deve estar bastante atento na hora dos passeios

5.  Não lida bem com outros animais

O  pinscher não têm uma interação positiva com outros pets, como os gatos. Então para que o tutor não tenha problemas de convivência em casa, a socialização do pinscher com outros animais deve ser feita quando ele ainda é filhote.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *