Chihuahua: 10 curiosidades sobre essa pequena raça mexicana

O pequeno chihuahua é uma raça muito popular e possui diversos fatos curiosos. Veja essas 10 curiosidades que separamos!
Chihuahua em pé

Considerado o menor cachorro do mundo pelo livro Guiness World Record, o chihuahua se destaca pela sua fofura e beleza, além de ser o cachorro queridinho de muitos famosos. Mas não se engane, apesar do porte pequeno, o cãozinho é muito inteligente e esbanja alegria e energia por onde passa. Além disso, pode ter energia para dar e vender.

Para aqueles que não sabem, o chihuahua é um cãozinho mexicano com algumas curiosidades um pouco sombrias sobre a sua história. Você ficou curioso para saber um pouco mais sobre essa raça? Então continue acompanhando. Neste artigo, nós vamos te contar 10 curiosidades incríveis sobre o chihuahua. Além disso explicaremos um pouco sobre a sua saúde e o preço da raça no Brasil. 

10 curiosidades sobre o chihuahua 

1. Passado sombrio

De origem mexicana, acredita-se que o chihuahua é descendente direto do cãozinho techichi, um cachorro que viveu durante muitos anos com o povo astecas. Na religião tolteca o pequeno cãozinho era utilizado em cerimônias de sacrifício, pois acreditavam que o  chihuahua poderia guiar em paz as almas dos mortos para o submundo. O que na realidade é bem triste e perturbador.

Mesmo assim, em vida, o chihuahua era adorado e amado por suas famílias.  Mas as coisas estranhas relacionadas à história desse cãozinho não param por aqui, esse pet também servia de alimento para os povos astecas. 

2. Chihuahua x Pinscher 

Muitas pessoas tendem a confundir as duas raças, mas na verdade a única semelhança entre esses cães é o tamanho e a energia. O chihuahua é peludo, tem a cabeça mais achatada e pode apresentar várias cores. Já o cachorrinho da raça pinscher, por mais que seja pequeno, ainda é maior que o chihuahua.

Além disso, eles têm algumas diferenças bem marcantes em relação à personalidade. Na maioria das vezes, o chihuahua tende a ser um cachorro mais amigável e tranquilo. Já o pinscher, pode não gostar muito de socializar com estranhos e tende a não ser muito amigável.  

3. Os chihuahuas são coloridos 

Diferente do buldogue francês, o chihuahua pode ter muitas cores. O American Kennel Club (AKC) que reconhece as raças dos cães, lista mais de 40 cores oficiais da raça, permitindo todas as variações, o que torna o pequeno cãozinho um campeão em número de colorações de pelagem. 

4. Estrela de cinema

Muito queridinho pelos famosos, a raça já fez sucesso em muitas produções de Hollywood, como “Legalmente Loira” e “Perdido para cachorro”. Além disso, o mais famosos dos chihuahuas foi a pequena Thinker Bell, a cachorrinha da socialite Paris Hilton. Junto com ela, a cachorrinha participava de campanhas publicitárias e programas de TV.

5.  Muita energia! 

Não se engane pelo tamanho do chihuahua, esses pequenos cãezinhos adoram brincar e são super animados. E como todo cachorro, os chihuahuas precisam de passeios regulares, sendo 30 minutos diários o ideal. Entretanto, o tutor deve ficar atento, pois esses cães tendem a se exercitar até atingirem o nível máximo de cansaço.  

Logo, estipule um tempo diário para caminhar e passear. Além disso, procure horários mais amenos. Porém, em dias frios, opte por exercícios dentro de casa, pois o chihuahua tende a não lidar bem com temperaturas baixas.

6. Adestramento pode ser necessário 

Os chihuahuas podem ter um temperamento um pouco agitado, principalmente quando filhotes, por isso podem destruir alguns móveis ou objetos da casa. Lógico que por seu tamanho, as “destruições” causadas por ele não são tão grandes assim, mas não duvide da capacidade dele. Por isso o adestramento é essencial, brinquedos pet também podem ajudar muito. 

7. Eles não são de latir

Ao contrário do pinscher, os cães da raça chihuahua só latem quando é necessário, ou seja, em situações de alerta. E em alguns casos, eles podem ser tímidos e latirem com pouca frequência. Logo, ele é considerado um cachorro silencioso e ótimo para morar em apartamentos.

8. Leais e carinhosos

Os pequenos cãezinhos são do tipo que vão acompanhar o tutor nos bons e maus momentos. Muito carinhosos e companheiros, eles tendem a sempre ficar perto do dono, querendo carinho e atenção. Além disso, são ótimas companhias para viagens e passeios, mas lembre-se, sempre em locais apropriados e próprios para animais. 

Como é a saúde do chihuahua?

Diferente do pug, o chihuahua é um cachorro bastante saudável e que dificilmente apresenta doenças graves. Além disso, eles possuem uma vida bastante longa, podendo viver até 20 anos. Entretanto podem ter tendência a apresentar obesidade, infecções nos olhos e ouvidos, por isso o tutor deve ficar atento. 

Além disso, devido algumas combinações genéticas, o chihuahua pode apresentar uma tremedeira por todo o corpo. Logo, é importante procurar um médico veterinário para tentar tratar ou diminuir o problema. Consultas periódicas são essenciais caso ele apresente esse problema.

Tenha cuidado com o frio! O chihuahua é um animal muito sensível e pouco resistente às baixas temperaturas, ou seja, não é recomendável que fique no frio. Por esse motivo, ele não deve dormir ou viver fora de casa, roupas e mantas também são excelentes para mantê-los aquecidos. Além disso, ele é ideal para em países de clima tropical, como o Brasil!

Quanto custa um filhote de chihuahua no Brasil?

O preço pode variar bastante dependendo do local e cidade. Mas o chihuahua pode custar em média R$ 900 a R$ 3.000. Procure comprar o animal em um canil licenciado, pois animais comprados na internet tendem a vir de canis que exploram e maltratam animais. Além do que, o chihuahua pode vir com problemas de saúde.

Além disso, antes de comprar, visite um abrigo. Existem muitos animais a espera de uma segunda chance. E o melhor, você não paga nada para receber muito amor e carinho desses pets. Lembre-se que adotar é tudo de bom. Boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *