Quais comidas de festa junina meu cachorro não pode comer? E quais ele pode comer?

Quais comidas de festa junina meu cachorro não pode comer? E quais ele pode comer?

Separamos uma lista com as comidas de festa junina que seu cachorro não pode comer de jeito nenhum e também aquelas que não farão mal ao pet
Boston Terrier em pé feliz

Há muitos motivos para amarmos as festas juninas. Nelas nos divertimos dançando quadrilha, saltando a fogueira ou soltando fogos de artifício e, claro, saboreamos deliciosas iguarias.

Entretanto, para quem tem cachorro, as festas juninas podem ser fonte de preocupação, especialmente com relação à comida que é servida nelas. Afinal, aqueles pratos típicos que a maioria de nós adoramos, podem não ser saudáveis para os nossos amigos peludos.

Neste artigo, nós vamos falar sobre as comidas de festa junina que não são recomendadas para o seu cão. Como você poderá ver, algumas delas são completamente vetadas, enquanto outras, mesmo não sendo muito saudáveis, não chegam a ser tóxicas para o seu pet. Ao final, também falaremos sobre as comidas de festa junina que o seu cachorro pode comer.

Comidas de Festa Junina que não são recomendadas para o seu cão

Quentão

O quentão normalmente é preparado com álcool e cães realmente não podem consumir álcool. Essa substância não é processada pelo fígado dos cães e pode causar uma intoxicação grave, que pode inclusive resultar na morte do seu cachorro.

Canjica

A canjica recebe uma série de ingredientes, especialmente leite, milho, sal e açúcar. Embora o milho seja considerado seguro para os cães, a maioria deles é intolerante ao leite, ou melhor, à lactose que está no leite.

Qualquer alimento que receba sal ou açúcar é perigoso para os cães. Se consumidos em pequenas quantidades, eles não costumam causar nada, mas o consumo prolongado desses ingredientes leva a problemas cardíacos e a diabetes. Se o seu cão já tiver diabetes, evite dar alimentos com açúcar para ele.

Além desses ingredientes, a canjica também costuma conter canela, que é um alimento realmente perigoso para cães. A canela pode causar irritações na boca e no sistema digestivo do seu cachorro.

Pipoca

Como já dissemos, o milho é um alimento geralmente seguro para os cães, inclusive se for o milho de pipoca. O problema é que normalmente adicionamos sal e outros temperos à pipoca, e ela acaba se tornando um alimento perigoso para os cães. Se for oferecer pipoca ao seu cão na festa junina, lembre-se: não adicione sal ou outros temperos.

Amendoim

O amendoim na sua versão natural é um alimento seguro e até bastante nutritivo para os cães. Porém, o amendoim que recebe sal, açúcar ou outros condimentos não é recomendado. Você pode oferecer o amendoim torrado ao seu cão, desde que ele não receba esses ingredientes.

Quebra-queixo, pé-de-moleque, maria mole e outros doces

Doces geralmente não são recomendados para os cachorros, já que contêm muito açúcar. O açúcar, mesmo sendo fonte de energia, aumenta o risco do seu cão desenvolver obesidade e doenças como diabetes.

No entanto, oferecer um pedacinho de doce de vez em quando não vai fazer mal e o seu cachorro muito provavelmente vai adorar. Alguns doces são mais seguros que outros, e o quebra-queixo é um deles, por ser produzido com amendoim e rapadura, que é mais saudável que outros doces processados.

Procure oferecer sempre os doces caseiros, pois os industrializados costumam conter muitos ingredientes artificiais.

Cachorro-quente

O cachorro-quente não era um prato muito tradicional das festas juninas, mas hoje em dia é muito comum encontrá-lo nelas. Um pedacinho de cachorro-quente muito provavelmente não fará mal nenhum ao seu cachorro, mas você deve saber que esse alimento possui uma série de ingredientes maléficos aos cães.

Além do excesso de sal, cachorros-quentes também contêm açúcar, corantes, realçadores de sabor e conservantes sintéticos. Outro problema do cachorro quente é que é comum adicionarmos a ele molhos à base de cebola e alho, que são tóxicos para os cães.

Comidas de festa junina que são permitidas

Como você deve ter percebido, a maioria das comidas de festa junina não é recomendada aos cães. Isso ocorre, principalmente, porque elas recebem ingredientes perigosos ou mesmo tóxicos para o organismo canino, como sal, açúcar, leite e álcool.

Ainda assim, muitos alimentos das festas juninas podem ser servidos aos cães, desde que sejam preparados de um jeito diferente. O pinhão, o milho e o amendoim são seguros e até saudáveis, desde que não recebam sal, açúcar e outros temperos.

Outra dica é fugir dos alimentos industrializados e preferir os naturais e caseiros.

Outros cuidados na festa junina

Os cães adoram estar junto com a família nos mais diversos momentos, e as festas juninas podem ser uma excelente oportunidade para se você divertir com o seu pet. Porém, você deve ter atenção ao levar um cachorro para esse evento e tomar cuidados que vão além do tipo de comida que pode ser oferecida.

Festas juninas costumam ser bem movimentadas e barulhentas. Seu cachorro pode se assustar com o excesso de pessoas desconhecidas e, especialmente, com as bombinhas e fogos de artifício. Certifique-se de que ele está se sentindo confortável e procure circular com ele pelos locais mais tranquilos da festa.

Também preste atenção nas fogueiras, não apenas nas que estão acesas, mas também naquelas que já foram apagadas, pois nestas podem restar brasas no meio das cinzas.