Por que o chow-chow tem língua azul ou roxa? Surpreenda-se!

Com uma aparência marcante, o Chow Chow é muito famoso por ter a língua azul. Entenda o motivo dessa característica interessante
Perfil Chow Chow

A característica mais marcante e conhecida dos cães da raça chow-chow, com certeza é a coloração da língua deles, que podem ser roxa ou azul.

Mas você já se perguntou o porquê da língua do chow-chow ter uma coloração diferente da de outros cães? Se você tem curiosidade para descobrir o que leva esses cãezinhos a terem a língua colorida, acompanhe o artigo até o final.

Afinal, por que a língua do chow-chow é azul ou roxa?

Existem várias teorias e histórias que tentam explicar o real motivo que leva o chow-chow a ter a língua roxa, azulada ou até mesmo preta. A teoria mais correta e aceita, até mesmo pelos médicos veterinários, é a presença de células pigmentadas. Essas são as mesmas células responsáveis por dar cor à pele humana. 

A raça tem uma predisposição genética que causa o depósito extra de melanina na língua. Mas eles não nasceram assim naturalmente, essa característica foi desenvolvida propositalmente pelos criadores da raça e, com o tempo, começaram a nascer com a língua azul ou roxa.

Mas o que muitos não sabem é que o chow-chow nasce com a língua rosa, porém, na medida em que eles começam a crescer, a língua começa a ficar pigmentada com a cor azul. A mudança começa a ocorrer a partir dos dois meses de idade, mudando do tom rosa para azul.

Alguns chow-chows também tendem a perder o pigmento azulado da língua e voltar ao tom rosado à medida que envelhecem, semelhante à tonalidade de quando eram filhotes. Interessante, não é?

Ter uma língua escura é uma característica fascinante, entretanto, não é exclusiva dos chow-chows. Outras raças de cães, como o husky siberiano ou o shar-pei, também podem ter a língua com tal coloração, assim como alguns animais selvagens, como as girafas e os ursos polares.

Filhotes de Chow Chow

Meu cãozinho tem a língua azul, ele é parte chow-chow?

Existe a crença de que se o animal tem a língua azul ou roxa, ele pode ser parte chow-chow. Mas na realidade, essa informação pode não ser verdadeira, pois não é a raça que determina a cor da língua do animal, e sim as células pigmentadas.

Embora uma língua azul ou preta possa significar que o animal tem a presença do chow-chow em sua linhagem, essas manchas também são encontradas periodicamente em muitas outras raças, incluindo terra-nova e labrador retrievers

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *