Cachorro chorando: o que fazer se seu cachorro não para de chorar

Entenda os possíveis motivos para seu cachorro estar chorando, o que fazer e quando isso deve ser um sinal de preocupação

Seu cachorro está chorando constantemente? Os cães são animais bastante emotivos, e isso, na verdade, é um dos principais motivos para gostarmos tanto deles. Eles podem ter uma série de sentimentos, mas como não costumam expressar da mesma forma que os humanos, fica difícil para os donos identificar o que o seu animalzinho está sentindo.

Neste artigo, nós vamos falar de um comportamento muito comum entre os cães, que afeta sobretudo os filhotes. Você poderá entender o porquê do seu cachorro estar chorando e quando isso deve ser um sinal de preocupação. Além disso, também daremos dicas preciosas para fazer o seu cachorro parar de chorar.

Chow Chow em apartamento
Chow-chow tristonho deitado no chão do lar e encostado na parede

Por que os cachorros choram?

Cachorros não choram da mesma maneira que os seres humanos. Para começo de conversa, um cachorro chorando não expele lágrimas. Se você ver o seu cachorro expelindo lágrimas dos olhos, isso não tem a ver com choro, mas sim com uma reação a algo de anormal no olho do pet, como uma sujeira que o incomoda, por exemplo. Aquilo que chamamos de choro nos cães é um gemido agudo, acompanhado de inquietação e uma expressão tristonha.

Por outro lado, os motivos para um cão chorar não são muito diferentes dos motivos pelos quais nós choramos. O choro indica que algo não vai bem com o seu cachorro, seja com as emoções ou no corpo dele. A seguir você encontra os principais motivos para um cão chorar.

Cachorro chorando porque quer alguma coisa

O motivo mais comum para um cachorro chorar é um desejo muito forte por algo, seja um objeto que ele goste (um brinquedo, por exemplo), um alimento, sair para passear, subir no seu colo, ser solto de uma coleira, perseguir um gato ou outro cachorro, etc. O animal chora para demonstrar a frustração por não obter o que deseja e para te motivar a realizar o desejo dele.

Cachorro olhando para uma goiaba
Pug querendo pegar a goiaba que está em cima da mesa fora do seu alcance

Essa causa, como você deve imaginar, não costuma ser motivo para muita preocupação. Se esse tipo de choro, no entanto, for repetitivo, durar por um período muito grande ou estiver levando o seu cachorro a comportamentos extremos (como te morder para obter o que deseja, por exemplo), um sinal de alerta deve ser ligado. O seu cachorro tem um problema de comportamento que precisa ser corrigido, para o bem dele e para o seu.

Cachorro chorando porque quer atenção

Outro motivo bastante frequente para um cachorro chorar é o desejo por atenção. Ele costuma ocorrer entre os filhotes que foram recentemente separados de sua mãe, especialmente à noite, quando os pequenos se sentem sozinhos. Esse tipo de choro tende a desaparecer com o tempo, conforme o filhote se acostuma com a ausência da mãe e ao novo lar.

Por outro lado, se um cachorro adulto chora muito para conseguir a atenção dos donos, isso indica que ele está sofrendo de algum problema emocional, como ansiedade por separação ou até depressão. Esse caso requer bastante atenção dos donos.

Cachorro chorando porque está estressado

Este é um motivo semelhante ao anterior. Um cachorro que está passando por uma situação estressante, como ouvir fogos de artifícios ou trovões, ser repreendido ou mesmo agredido por seus donos ou mudar para uma casa nova, pode chorar para manifestar o seu estresse. Mais uma vez, o dono deve prestar atenção à intensidade e à frequência do choro, para saber se se trata de algo grave ou não.

Cachorro chorando porque está entediado

Outra causa emocional para o seu cão chorar é o tédio. Um cão que não recebe estímulos, que não sai para passear, que não tem com quem ou com o que brincar, ou qualquer outra forma de gastar energia, pode manifestar o seu tédio chorando.

Bulldog Inglês deitado no chão do apartamento
Bulldog Inglês entediado deitado no chão de madeira

Cachorro chorando porque está sentindo dor

Esta causa também não poderia faltar. Assim como os humanos, os cães também tendem a manifestar uma dor ou desconforto no seu corpo através do choro. O essencial, nesse caso, é identificar o que está causando a dor ou o desconforto. Pode ser um pequeno machucado na pata, uma coleira muito apertada ou até uma doença grave, dentre vários outros motivos possíveis.

Cachorro chorando porque está animado

Essa é uma causa menos comum, mas que também pode ocorrer. Em algumas situações, o seu cachorro está tão animado que extravasa o seu sentimento através do choro, como nós mesmos costumamos fazer de vez em quando. O choro causado pela animação é fácil de identificar, já que o cachorro também manifestará a animação por sinais mais convencionais, como balançar o rabo.

Como fazer meu cachorro parar de chorar?

Se você deseja fazer o seu cachorro parar de chorar por que acha que algo de grave está acontecendo com ele, ou simplesmente por que não quer ser incomodado pelo choro, as dicas que daremos a seguir serão de grande ajuda. Lembre-se de seguir mais de um das dicas para ter um resultado melhor.

Entenda a causa do choro

É muito difícil resolver um problema sem entender por que ele está acontecendo. Antes de tentar qualquer coisa, observe atentamente o seu cachorro no momento em que ele chora. Veja se os sintomas que descrevemos acima estão presentes. Se a situação parecer grave ou se você estiver com dificuldade para entender a causa, procure um veterinário.

Não estimule o choro

Um dono que não sabe como proceder provavelmente tomará uma medida que vai estimular o choro do cachorro, em vez de fazer ele parar. Nunca grite ou agrida o seu cachorro quando ele estiver chorando (aliás, não faça isso nunca!).

Por outro lado, também não seja muito condescendente ou omisso. Não é porque o seu cachorro está chorando que você deve dar tudo o que ele deseja, especialmente se for algo prejudicial a ele. Saiba ignorar o choro quando parecer que o seu cachorro está apenas de birra ou deseja algo desnecessário. Assim, o seu cachorro entenderá que o choro não é um método eficiente para conseguir o que ele deseja.

Tome cuidado, no entanto, para não exagerar na omissão. Se a situação parecer grave, algo deve ser feito. No caso de o seu cachorro estar doente ou machucado, o melhor é levá-lo ao veterinário.

Cão de Crista Chinês encolhido na sua caminha

Satisfaça o desejo do seu cachorro

Em algumas situações, o mais adequado é atender ao desejo do seu cachorro. Um filhote que foi recentemente separado da mãe se sentirá sozinho e desprotegido. Você pode resolver isso dando um brinquedo para “fazer companhia” a ele ou separar um cantinho no seu quarto para ele dormir com você.

Maltês sentado na cama com mulher
Maltes em cima da cama fazendo companhia para sua dona enquanto ela utiliza o notebook

Um cachorro com fome também pode chorar, e o melhor, claro, é alimentá-lo, de preferência com a ração. Se o seu cachorro estiver entediado, solitário, estressado ou deprimido, você também dar o que ele deseja, seja a sua companhia ou um passeio ao ar livre, por exemplo.

Torne a vida do seu cachorro mais agradável

Uma medida muito eficiente para evitar que o choro venha a ocorrer ou a se repetir é tornar a vida do seu cachorro mais agradável. Como se faz isso? Bem, através de atitudes que todo dono responsável deveria ter.

Mantenha o ambiente em que o seu cachorro vive limpo e livre de objetos ou seres perigosos e desagradáveis. Faça visitas regulares ao veterinário, tire suas dúvidas e forneça todas as vacinas e não demore a tratar os problemas de saúde quando eles aparecerem.

Forneça um alimento de qualidade, passeie com o seu cachorro regularmente e dê brinquedos a ele. Esteja presente na vida do seu cachorro, dê atenção e carinho a ele.

Golden Retriever em apartamento com mulher
Golden Retriever tocando a pata com a mão da sua dona que está ajoelhada ao seu lado

Treine seu cachorro e use comandos

O treinamento pode tornar o seu cachorro mais obediente e até mais calmo, porém, há raças mais obedientes que outras. E mesmo um cão com um treinamento básico pode entender que o choro não é a melhor maneira de obter o que se deseja. Dar comandos quando o seu cachorro está chorando também pode ser muito útil. Experimente dizer “quieto” ou outro comando que faça ele se acalmar.

Algumas raças são mais sensíveis que outras

Chorar é uma atitude comum para todos os cães. A intensidade e a frequência com que o choro acontece são os aspectos mais importantes para entender se há algo de grave por trás do comportamento. Também é importante entender que algumas raças são mais propensas a chorar do que outras, especialmente aquelas que são mais carentes. Caso seu cãozinho ainda seja filhote e não para de chorar durante a noite, nós também separamos um artigo especial para isso.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *