Cachorro cavando: entenda os motivos desse comportamento e o que fazer

Mesmo que cavar seja um comportamento presente no instinto dos cachorros, há algumas outras razões para isso. Fique por dentro!

dois jack russel terrier cavando

Em geral, os cães amam cavar, mas não são todos os peludos que desenvolvem esse hábito. Por outro lado, quando desenvolvem, acabam se tornando verdadeiros escavadores, o que pode ser uma tremenda dor de cabeça para os tutores.

E um cachorro cavando constantemente, pode destruir o quintal, colocar lama por todo canto e fazer com que você dê banho nele com ainda mais frequência. Diante disso, muitos tutores buscam uma solução para o problema. Mas para conseguir resolver, é importante entender o que motiva os cães a cavarem. Para ficar por dentro do assunto, acompanhe o artigo até o final.

Por que os cães cavam?

Os cães têm o hábito de cavar em diferentes locais, como a terra, a parede, o chão e até mesmo a caminha, apenas por instinto ou por diversão. Na maioria das vezes, esse comportamento é motivado pelo instinto, pois é algo natural do comportamento dos peludos. Sendo assim, evitar que o cão cave ou reduza o hábito é possível, mas fazer com que ele perca esse comportamento para sempre é desafiador, principalmente se o cão já for adulto.

Mas antes mesmo de buscar uma solução para o problema, é importante entender de maneira mais aprofundada o que leva o seu cão a cavar o quintal, cama e até mesmo parede. Abaixo, listamos alguns motivos que levam os cães a cavarem. Confira:

Instinto

Cavar é um comportamento instintivo dos cães herdado de seus ancestrais, os lobos, aponta o American Kennel Club (AKC). E todos os outros motivos que impulsionam o cão a cavar estão ligados ao instinto dele. Para eles, cavar é algo tão natural quanto latir ou abanar o rabo.

Logo, para os nosso queridos peludos, não há nada de errado em dar uma cavadinha de vez em quando. E mesmo que seu cão não seja um escavador que te dê prejuízos, você provavelmente já o viu “cavar” a própria cama ou as almofadas do sofá antes de se deitar, pois para eles, é uma forma de encontrar conforto.

Para encontrar uma presa

Os cães com um forte impulso de caça tendem a cavar para ir atrás de roedores ou outros pequenos animais que eles possam ouvir ou cheirar no subsolo. E esse tipo de comportamento é muito forte nos cães do grupo terrier e algumas outras raças de pequeno porte, como dachshunds, que foram criados para essa função. Logo, é muito comum que essa raça cave diversos locais, principalmente o quintal, para encontrar presas. Nesse caso é bastante difícil sanar esse comportamento e uma boa solução é fazer o controle de roedores.

Conforto

Quando as temperaturas estão altas, os cães às vezes cavam um lugar na terra para se deitar e se refrescar. Cães maiores e com pelos grossos criados para climas mais frios, como o husky siberiano, são particularmente propensos a esse comportamento. Diante disso, certifique-se que o seu cão está confortável o suficiente para evitar que ele cave em busca de conforto.

Tédio e ansiedade

Uma das respostas mais comuns para a pergunta de porque os cães cavam buracos, é que é simplesmente divertido. Para eles, é uma ótima maneira de aliviar o tédio ou se distrair da ansiedade. Por isso, cavar diferentes locais com muita frequência pode ser um sinal de que seu cão não está obtendo atividade física ou estímulo mental suficiente.

Tesouro escondido

Alguns cães gostam de enterrar “tesouros”, como uma guloseima ou um brinquedo favorito, para mantê-los em segurança. Infelizmente, eles nem sempre se lembram de fazer um “mapa do tesouro”, o que faz com que eles cavem diversos locais até encontrarem finalmente o que esconderam.

Como fazer o cachorro parar de cavar?

Como a escavação está profundamente arraigada nos cães, é improvável que você consiga impedir totalmente que os cães cavem. Mas você pode minimizar o comportamento e reduzir os danos ao seu quintal seguindo algumas das dicas que separamos abaixo:

  • Coloque obstáculos e impedimentos onde seu cão gosta de cavar. Isso pode incluir instalar pequenas cercas, colocar pedras de pavimentação em canteiros do jardim ou plantar arbustos ao redor do perímetro do quintal. Mas é importante que todos esses obstáculos sejam seguros, pois você não quer que o seu cachorro se machuque;
  • Se o seu cão macho cava muitas vezes para tentar escapar e cruzar, castrá-lo pode ser uma excelente opção;
  • Designe um local onde seu cão possa cavar caso os obstáculos não sejam uma opção para você. Uma caixa de areia pode funcionar muito bem para isso se o seu cão gosta de cavar para se divertir. Impedi-lo de fazer algo que ele goste, não é recomendável. Logo, treine-o para que ele cave apenas o local correto;
  • Nos dias quentes, faça o possível para manter o cachorro refrescado e confortável, isso evitará que ele cave a terra para se refrescar;
  • Se você tem um cão com forte impulso de caça, controlar a população de roedores em seu quintal ajudará a reduzir a tentação dele de cavar para encontrar uma presa. Evite usar veneno, pois isso pode acabar atingindo o seu pet;
  • Não permita que seu cão leve guloseimas ou brinquedos para fora de casa. Se quiser enterrá-los, fique de olho;
  • Forneça a ele bastante estimulação mental e física para ajudar a reduzir o impulso de cavar. Cães de alta energia, como os terriers, precisam de pelo menos de 30 a 60 minutos por dia de atividades e exercícios, o que pode incluir caminhadas e jogos. Um cão entretido, não terá interesse em gastar sua energia cavando.

E embora não seja possível vigiar seu cão a todo momento, tente não deixá-lo no quintal sem supervisão. Se ele está cavando para aliviar a ansiedade da separação ou até mesmo o tédio, considere deixar brinquedos estimulantes por toda a casa ou invista no day care para cães. Investir em algo para o bem-estar do seu pet pode ser muito melhor do que gastar dinheiro tentando consertar os prejuízos causados pela escavação por toda a casa. Boa sorte!

Comentários