Bullmastiff: características, curiosidades e preço

De porte gigante, o bullmastiff é um cão leal e protetor. Conheça as principais características, personalidade, preço e curiosidades da raça
bullmastiff

O bullmastiff se destaca pelo seu corpo imponente e musculoso e é considerado um cachorro de porte gigante, podendo chegar até aos 70 centímetros. É um cão forte e saudável que apresenta um temperamento que conquista muitas pessoas por todo o mundo.

A raça não está entre as mais populares no Brasil, no entanto, há quem quem goste do bullmastiff e o considera na hora de ter um cãozinho. Por isso, neste artigo nós vamos te mostrar todas as características desta impressionante raça, os cuidados recomendados, temperamento e as suas curiosidades. Ficou interessado em saber tudo? Então acompanhe até o final.

Origem do bullmastiff

O bullmastiff é uma raça relativamente recente, tendo sido criado durante o século XIX. Produto do cruzamento de um bulldog com um mastiff, os criadores buscavam um cão grande e intimidador, capaz de derrubar possíveis ladrões. A razão? A aristocracia britânica sofreu furtos com muita frequência e eles queriam resolver o problema de uma vez por todas.

Logo, no início, se tratava de um cachorro bastante intimidador e um pouco bravo. Entretanto, o interesse pela raça aumentou quando os criadores começaram a mostrá-los em competições de cães. A partir de 1924, o padrão foi estabelecido como é conhecido hoje.

Características do bullmastiff

bullmastiff cores

O bulmastiff é um cachorro de porte gigante e tem um corpo bastante forte e musculoso. Essa raça pode medir entre 64 (fêmeas) a 69 (machos) centímetros, podendo pesar até 59 quilos. Se comparado, é semelhante ao tamanho de uma criança de 12 anos de idade!

Para encontrar um bullmastiff verdadeiro, é importante estar atento ao padrão estabelecido pela Federação Cinológica Internacional, que estabelece que o corpo dele deve ser simétrico e robusto.

O crânio dessa raça é quadrado e tem um nariz largo, preto e achatado. O focinho também é curto. Os olhos, por sua vez, são médios com íris castanhas ou pretas, entretanto alguns cães têm íris amarelas, mas isso não é bem visto pelos criadores da raça.

As orelhas caem para os lados do rosto em forma de V e são sempre mais escuras que o resto do corpo. A cauda é inserida alta e sua espessura diminui à medida que se afasta do corpo. Quanto à pelagem, é curta, lisa e dura. Possui uma coloração tigrada, avermelhada ou arenosa pura, com áreas mais escuras, como as orelhas e a máscara facial.

A personalidade do bullmastiff

O bullmastiff é um cãozinho bastante amigável e afetuoso, mesmo tendo sido criado para ir atrás dos brandidos que roubavam as propriedades inglesas.

Ele gosta de conviver com a família, a quem mostra lealdade, mansidão e carinho. Além disso, possui as qualidades de um cão de guarda, estando sempre vigilante na presença de pessoas estranhas.

Ele se mostra muito inteligente, então avalia as situações antes de agir e costuma avisar antes de ficar agressivo. Apesar disso, ele ataca apenas quando julga necessário proteger sua família.

Por isso, se você deseja que esse cão tenha uma boa convivência com visitas, por exemplo, é muito importante que você invista em adestramentos e treinos de sociabilização quando ele ainda é um filhote.

Com crianças e idosos ele é paciente, mas não é a melhor opção para essas faixas etárias devido ao seu tamanho e força. Além disso, não é recomendado que o bullmastiff conviva com outros cães e pets.

Sáude do bullmastiff

bullmastiff deitado

O bullmastiff costuma ter uma saúde boa e pode apresentar uma grande resistência a muitos tipos de doença. Mas isso não significa que ele não precise de cuidados diários, como vermífugos e vacinas.

O bullmastiff também pode ter facilidade em apresentar problemas cardíacos, hipotireoidismo, problemas no quadril e na coluna, devido ao seu porte gigante.

Quanto à sua alimentação, deve ser de alta qualidade, pois um animal desse tamanho precisa ter bastante energia para viver bem. Recomenda-se dar comida duas ou três vezes ao dia para evitar consumir uma porção muito grande de uma vez só. Por outro lado, os filhotes requerem três ou até quatro refeições por dia.

Por fim, por mais que no geral seja um animal bem saudável, ele não tem uma alta expectativa de vida, podendo viver cerca de 7 a 9 anos.

Curiosidades sobre o bullmastiff

Sempre um cão de guarda

Devido ao seu tamanho, inteligência, força e agilidade, esse cãozinho sempre se destacou em ser um grande cão de guarda ao longo da sua história. Por isso, muitos donos de minas de diamante na África usavam, e alguns ainda usam, o bullmastiff como cão de guarda.

Ele é babão

Ele não é um São Bernardo, no entanto, é um cão que baba muito. Sabendo disso, esteja preparado para fazer a higienização da boca dele com frequência. Se tiver nojo de baba, é melhor pensar duas vezes antes de trazer esse peludo para casa.

Estrela do cinema

Se engana quem pensa que o bullmastiff é um cãozinho que presta apenas o papel de cão de guarda, esse peludo se destaca também como ator! Alguns exemplares da raça participaram de filmes como Rocky, estrelando Sylvester Stallone.

Preço do bullmastiff

bullmastiff com filhotes

Um filhote de bullmastiff no Brasil pode custar de R$ 2.000 a R$ 3.500. A raça não é muito comum no país, mas não é difícil encontrá-la se você buscar em um canil especializado.

Porém lembre-se que a adoção é sempre o melhor caminho e há muitos cães esperando por um novo lar. Boa sorte!

Comentários