Os 4 tipos de pitbull: conheça as variações da raça

Você sabia que existem quatro tipos de pitbull? Separamos as variações da raça e as principais características de cada uma. Conheça!

Os cães da raça pitbull são famosos e conhecidos por muitos. No entanto, muitas pessoas ainda os consideram animais bravos e agressivos. Felizmente, a concepção sobre a raça tem mudado aos poucos e cada vez mais pessoas tem escolhido ter um pitbull em casa.

Mas o que poucos sabem é que na realidade existem algumas variações dentro do grupo pitbull. Você ficou curioso para descobrir quais são?

Se sim, você está no lugar certo. Neste texto vamos mostrar quais são os 4 tipos diferentes de cães presentes no grupo pitbull e um pouco sobre as características de cada um.

Por mais que pertençam ao mesmo grupo, cada um tem sua própria personalidade. Logo, se você está pensando em ter um cãozinho desse grupo em casa, este artigo vai te ajudar. Acompanhe até o final!

Os 4 cães do grupo pitbull

  • 01 de 4

    American pitbull terrier

    Rosto do Pitbull

    Nada como começar a lista com o mais famoso do grupo pitbull. Descendente dos cães do grupo Bull e Terrier, o american pitbull terrier nasceu nos Estados Unidos, mede cerca de 50 centímetros e pode chegar até aos 30 quilos.

    Esse cãozinho tem uma personalidade extremamente amigável e em 1950 era chamado de “cão babá”, devido ao zelo que tinha com as crianças com quem convivia. No entanto, ele possui uma personalidade bastante territorialista, logo, é bom que ele seja o único pet presente no ambiente, pois ele não costuma gostar de dividir seu espaço, a atenção e carinho da família.

    Além disso, o american pitbull terrier possui muita energia e precisa de atividades, brincadeiras e exercícios rotineiros. Para se dar bem com todos, precisam de um tempo de adaptação e treinos de sociabilização e adestramento.

    Por ser um cachorro forte e bastante musculoso, sua alimentação precisa ser de alta qualidade. E as visitas ao médico veterinário são indispensáveis.

    Essa raça não é recomendada para tutores de primeira viagem, pois é preciso ter um conhecimento prévio em cães para lidar com o american pitbull terrier.

  • 02 de 4

    Staffordshire Bull Terrier

    Os cães da raça Staffordshire Bull Terrier foram criados pelos trabalhadores das minas de carvão da Inglaterra. Logo, possuem uma personalidade forte, leal e inteligente.

    Essa variação é bastante musculosa mas mede apenas cerca de 35 centímetros, pesando cerca de 17 quilos. Sua personalidade tende a ser ainda mais dócil e ao passar por treinos de sociabilização e adestramento, pode desenvolver um temperamento ainda mais calmo.

    Os cães da raça Staffordshire Bull Terrier foram criados pelos trabalhadores das minas de carvão da Inglaterra. Logo, possuem uma personalidade forte, leal e inteligente.

    Essa variação é bastante musculosa mas mede apenas cerca de 35 centímetros, pesando cerca de 17 quilos. Sua personalidade tende a ser ainda mais dócil e ao passar por treinos de sociabilização e adestramento, pode desenvolver um temperamento ainda mais calmo.

    No entanto, não é recomendado criá-lo com outros animais. E mesmo com a “cara de mau”, o staffordshire bull terrier parece estar sempre sorrindo. Esse cãozinho tem energia de sobra, portanto, precisa de uma rotina de passeios, exercícios e brincadeiras.

  • 03 de 4

    Bull terrier

    Bull Terrier correndo na grama

    O bull terrier é o maior dentro do grupo dos pitbulls, podendo chegar aos 55 centímetros e pesar cerca de 30 quilos. Sua personalidade é bastante amigável, ativa e também carinhosa. Devido ao tamanho e a força que tem, não é recomendado que conviva com crianças ou pessoas idosas, pois ele pode querer brincar e acabar machucando sem querer.

    Devido ao grande nível de energia que possuem, é recomendado uma rotina de brincadeiras, passeios e atividades diversificadas para o cão. Se ficar com muita energia acumulada, pode acabar desenvolvendo um comportamento destrutivo.

    Por isso é importante estar atento ao adestramento, pois ele precisa ser corrigido e adestrado desde cedo para não criar uma personalidade mandona e também autoritária.

    Sabendo disso, treinos e sociabilização são de extrema importância para que ele possa conviver com todos de maneira tranquila. Porém, a raça não convive bem com outros cães e pets e gosta de ter o espaço só para ele.

  • 04 de 4

    American Staffordshire Terrier

    Medindo 45 centímetros e pesando até 30 quilos, o american staffordshire terrier tende a ser o mais alto e mais forte do grupo, mesmo sendo um pouco menor que o bull terrier.

    Acredita-se que, assim como outros, esse cão também tenha sido utilizado em brigas, o que acabou gerando uma fama de agressivo. Apesar disso, hoje é considerado um pet amigável, mesmo que teimoso.

    Se dá bem com estranhos, contanto que seja apresentado antes por um membro da família. Por outro lado, assim como os outros do grupo pitbull, também não convive bem com outros animais. Sendo assim, os treinos de sociabilização e adestramento são indispensáveis para essa raça e precisam ter início quando ele ainda é filhote.

    Essa raça adora exercícios, brincadeiras e vários outros tipos de atividade que o mantenham sempre estimulado. Precisam de um lar com muito espaço, logo, nada de criá-los em apartamentos ou ambientes pequenos.

    Além disso, caminhadas diárias são essenciais para manter o American Staffordshire Terrier feliz e saudável. Essa raça também necessita de uma alimentação de alta qualidade e visitas ao médico veterinário para que ele fique sempre bem e saudável.

Oficialização da raça

O American Kennel Club (AKC), organização responsável por reconhecer e oficializar raças por todo o mundo, reconhece apenas o American Staffordshire terrier e o Staffordshire bull terrier como raças.

Para o AKC não existe a “raça pitbull”. A organização só reconhece as duas raças do grupo, pois elas são consideradas as mais puras. O american pitbull terrier e o bull terrier passaram por tantas mudanças ao decorrer dos anos que infelizmente não possuem um padrão reconhecido pelo AKC.

Comentários