Rough collie: conheça a personalidade, curiosidades e o preço da raça

Saiba tudo sobre o rough collie, a raça que ficou famosa no cinema. Conheça mais a personalidade, fatos curiosos sobre eles e o preço
Rough collie

O rough collie além de ser o famoso cão pastor, é um bom guia e adora estar com a família, sempre querendo agradar o tutor. Mas você sabia que ele veio da Escócia e que era um queridinho da rainha da Inglaterra? E não para por aí!

Nesse artigo, vamos falar sobre a origem do rough collie, suas principais características e um pouco sobre sua personalidade, além de curiosidades interessantes que você talvez não conheça sobre a raça.

Como o rough collie surgiu?

O rough collie surgiu na Escócia, mas sua origem ainda é desconhecida. Tudo que se sabe é que ele é descendente dos cães pastores e eram usados para guiar o rebanho e protegê-lo. Com o passar dos anos, foram realizados cruzamentos entre cães das raças setter e borzoi, até que o rough collie ganhou a aparência que conhecemos hoje.

Existem registros de que, no século XIX, a rainha Vitória da Inglaterra tenha visitado a Escócia e se encantando pelo rough collie, levando até alguns deles para casa. Alguns anos depois, ele apareceu em sua primeira exposição, na Inglaterra, e se popularizou. A raça ficou dividida em dois tipos, o collie de pelo longo e collie de pelo curto.

Características do rough collie

Rough collie

O rough collie tem porte médio, é magro e forte. Sua densa pelagem é a principal característica. Podem medir até 66 centímetros e pesar até 35 quilos. O collie possui o focinho comprido e as orelhas e sobrancelhas arqueadas.

A raça pode apresentar três cores distintas: marta, tricolor e azul merle. Alguns ainda consideram o branco, mas em todos os casos a pelagem possui manchas. O rough collie de pelo curto é considerado parente da raça, pois apresenta características semelhantes, porém sem pelos tão longos.

Como é a saúde do rough collie?

O collie pode apresentar certa predisposição para algumas doenças, além das crônicas e hereditárias. Entretanto, a expectativa de vida da raça é de até 16 anos.

Se tratando do rough, a doença mais comum é a Anomalia do olho do Collie – conhecida como CEA, sigla no termo em inglês – é uma doença genética que afeta o desenvolvimento dos olhos, comprometendo a visão e levando até mesmo à cegueira. Esse problema atinge cerca de 85% dos collies.

Conhecida como síndrome do collie cinza, a neutropenia clínica canina é uma doença sanguínea, que ficou conhecida assim por dar um aspecto pálido ao collie. Pode ser fatal para o filhote e, mesmo que sobreviva, ele sofrerá com doenças imunológicas por toda a vida.

Por fim, o collie também pode apresentar sinais de Hemofilia, uma doença hereditária. É um problema sanguíneo, que causa sangramentos constantes e hemorragia, isto é, a coagulação do cão fica comprometida.

Personalidade do rough collie

rough collie olhando para o lado

É um cão inteligente e fácil de treinar, se relaciona bem com crianças e com outros pets e é muito amigável. Por ser muito leal ao dono, pode se mostrar desconfiado com estranhos, mas não chega a ser agressivo, apenas protetor.

O rough collie precisa de espaço para se exercitar e gastar energia. Ele pode até se adaptar em apartamentos, mas precisa de passeios ao ar livre regularmente, até mesmo para não se tornar muito preguiçoso e chegar à obesidade.

4 curiosidades sobre o rough collie

Tina e Kate

1. Versão mini

A raça pastor de shetland é conhecida como rough collie mini, por apresentar muitas semelhanças. Com exceção do porte, pois o rough collie é bem maior, as raças têm aparência similar.

2. Muito sensíveis

É muito comum que cães sofram ansiedade por separação. Mas o rough collie é tão sensível, que se passar muito tempo sozinho e não receber grandes doses de afeto, pode desenvolver depressão.

3. O rough collie e a música

Você sabia que existe uma música feita em homenagem a um rough collie? Ela se chama “Bron y aur stomp” e foi escrita por Robert Plant, dedicada ao seu collie chamado Strider.

4. Lassie

Como muitos sabem, o rough collie fez o maior sucesso na década de 1990 com o filme Lassie, que conta uma história de amizade entre um garoto e sua cadela. A personagem ficou tão famosa que ganhou até sua própria estrela na calçada da fama em Hollywood.

Rough collie: preço

O filhote de rough collie tem o valor estimado entre R$1.500,00 a R$3.000,00, variando de acordo com o canil de origem e pedigree do cão. Por isso, busque sempre locais seguros e confiáveis para levar para casa um cachorro legítimo.

Comentários