Saiba como recolher o cocô do cachorro de forma correta e sustentável

Recolher o cocô do cachorro durante o passeio é obrigação do tutor. Mas você faz isso de forma ambientalmente correta? Saiba mais
Homem limpando cocô de cachorro com sacola plástica

Passear com o cachorro é muito importante para manter a saúde física e mental do animal. Além disso, é nesse momento que alguns cãezinhos fazem as suas necessidades, pois se sentem mais confortável dessa forma. No entanto, é importante ressaltar que limpar o cocô que o animal faz na rua é uma obrigação importante do tutor. Afinal, ninguém merece estar andando pela rua e pisar em um cocô, certo? 

E além de recolher as necessidades do cãozinho, o dono do peludo deve se perguntar qual é a melhor forma de limpar e descartar as fezes do animal. Sacos plásticos? Jornal? Apenas deixar na grama? Usar algum outro tipo de papel? Bem, deixar na rua não é a solução ideal para contribuir com o meio ambiente. Por isso, neste artigo nós vamos te mostrar soluções sustentáveis para você fazer o descarte corretamente. Acompanhe até o final para conferir dicas incríveis. Vamos lá! 

Por que o cocô de cachorro deve ser descartado?

Muitas pessoas pensam que pelo fato do cocô se degradar rapidamente no meio ambiente, ele pode ser descartado sem nenhuma preocupação e isso não é verdade. O cocô do animal possui bactérias que podem ser passadas para as pessoas se não for descartado de maneira correta. Além disso, se o animal estiver doente ou possuir algum tipo de doença grave, como a Gripe canina, Raiva ou a Cinomose, pode acabar infectando outros cães e até mesmo pessoas. Pense nisso e seja responsável!

Como recolher o cocô do cachorro de maneira sustentável? 

Evite as sacolas plásticas 

Por mais fáceis e práticas que pareçam, a sacola plástica é a pior alternativa quando o assunto é preservar o meio ambiente, pois ela tem um péssimo impacto para o ecossistema. Apenas uma sacola plástica leva entre 400 a 1.000 anos para de decompor, sendo uma das principais responsáveis pela poluição nas cidades. São cerca de 1,5 milhões de sacolas plásticas distribuídas por hora no Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente. 

E o mais alarmante disso é que as fezes do pet se decompõem em uma semana e o saco plástico fica por aí durante muitos anos até sumir . Por isso, substituir as sacolinhas na hora de passear com cachorro, é uma ótima maneira de ajudar o meio ambiente. 

Invista em jornais 

Os jornais, apesar de também serem poluentes, demoram bem menos tempo para se decompor do que as sacolas plásticas. Por isso, usar um jornal velho para cachorro na hora de pegar as fezes dele é uma boa maneira de fazer uma contenção de danos ao meio ambiente. Por isso, separe aquele jornal que você já leu e leve com você durante o passeio. Essa é uma das maneiras mais práticas para recolher o cocô do seu cão. 

Use sacos de papel ou papelão 

Sabe aqueles sacos de papel ou papelão que vem no delivery ou quando você compra pão na padaria? Pois é, eles podem ser ótimos aliados na hora de recolher o cocô do cachorro sem afetar muito o meio ambiente.  Logo, ao invés de jogar no lixo, separe essas sacolas e leve elas com você durante os passeios. Algumas dessas sacolas são feitas de material reciclado, o que a torna uma alternativa ainda melhor. Boa sorte!

Gostou das dicas? Compartilhe a informação com os amantes de pets. O meio ambiente agradece!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *