Sanitário canino: saiba as vantagens, como funciona e como adaptar o cão

O sanitário canino pode ser uma boa alternativa. Saiba como ele funciona, as vantagens do uso e como adaptar o cão
Dachshund marrom

O número de pets nos lares brasileiros não para de crescer. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 132 milhões de animais de estimação nos lares do país. E com esse crescimento, o mercado pet não para de crescer e inovar, logo, cada vez mais encontramos produtos que prometem facilitar a vida dos cães e também dos tutores.

Hoje encontramos bebedouros, rações especiais, brinquedos, canais de televisão e até mesmo sanitário para cães. Você já ouviu falar em um banheiro especial para os peludos? O objeto tem como principal objetivo evitar que os cães façam xixi por toda casa, facilitando até mesmo a hora que o tutor for limpar o cantinho do animal.

E se você está interessado em saber mais sobre o sanitário canino e como fazer com que o seu cachorro comece a utilizá-lo, este texto é para você. Neste artigo vamos te contar tudo sobre o assunto. Acompanhe até o final!

Como funciona o sanitário canino?

O sanitário para cachorro é um recipiente quadrado ou retangular que possui uma mangueira conectada ao ralo, vaso sanitário ou ao algum outro local onde o xixi possa ser descartado facilmente. Em cima da plataforma, normalmente há um tapete de borracha ou plástico, para oferecer mais conforto ao cãozinho e também para facilitar a limpeza após o processo. Depois que o xixi é expelido, para dar descarga, é só jogar dois copos de água se o banheiro escolhido for do mais simples.

Existe também o banheiro para cachorro mais completo, onde há a opção de entrada de água. Para isso, basta colocar a mangueira diretamente em alguma torneira, sem a necessidade de jogar água como na opção descrita anteriormente. Para o cocô, o processo de limpeza também é muito fácil. Após a finalização, é necessário pegar uma pá específica, recolher tudo e jogar na privada de casa.

O intuito desse tipo de sanitário é facilitar a vida do tutor na hora da limpeza. Para limpar, basta remover a tela de proteção e higienizar normalmente com água e sabão. O único desafio para esse tipo de alternativa, é fazer com que o cãozinho faça xixi apenas no sanitário canino.

Por que devo usar o sanitário canino?

Limpeza

O principal motivador para utilizar o banheiro pet é a facilidade da limpeza, o animal tendo um local correto e fácil de higienizar para fazer suas necessidades, vai fazer com que a sua casa esteja sempre limpa. Além de evitar o mau odor, pois o cheiro do xixi e do cocô do animal vão ficar concentrados em apenas um local.

Economia

Outro ponto importante é a economia financeira, pois há muitas pessoas que optam por sacos plásticos, caixas, ou outras opções descartáveis. Logo, o gasto com esses materiais se torna constante, já que são usados várias vezes ao dia. Além disso, utilizar esses materiais para limpar a necessidade dos cães é extremamente prejudicial para o meio ambiente.

Qualidade de vida para o animal

Muitos tutores acreditam que o cachorro pode fazer as necessidades dele apenas durante o passeio, mas isso não é verdade. Imagina como vai ser bom para o pet conseguir fazer xixi e cocô sem que seja preciso latir ou avisar para o seu dono? Além disso, ter um espaço reservado para isso é fundamental para que o bichinho se sinta tranquilo e perceba que está recebendo atenção de seus donos.

Como fazer o meu cachorro utilizar o sanitário canino?

Antes de tudo, é importante apresentar o banheiro para o pet de melhor maneira possível, principalmente se ele tem hábitos diferentes para fazer as necessidades, como fazer na rua ou em outro lugar. É importante o tutor estar ciente que o processo pode ser um pouco longo, logo, ter paciência é fundamental.

O cão precisa ter um primeiro contato positivo com o sanitário, por isso, a dica é oferecer um petisco na intenção de atraí-lo para subir no banheiro. E neste ponto, lembre-se que ele precisa aprender a subir com as quatro patas, pois há muitos cães que que, por não se sentirem confortáveis, acabam subindo com duas patas e sujam o chão na hora de fazer xixi ou cocô, pois não ficam por inteiro na plataforma.

Além do petisco, adote algumas palavras que possam servir de comando, como “sobe”, “vem cá”, “xixi”, “cocô” ou qualquer outra que você acha que ele possa atender. A principal recomendação nesse processo é persistir e manter a paciência para esperar o melhor momento para o dog, pois ele só vai subir e usufruir de seu novo banheiro quando realmente se sentir seguro e confortável.

E de novo, tenha paciência e entenda que alguns imprevistos podem acontecer. Caso ele faça xixi fora do sanitário, não grite ou brigue com ele, apenas mostre-o local ideal. Uma dica é colocar o cocô dele no sanitário, dessa maneira ele entenderá a mensagem.

E por fim, valorizar e recompensar o cãozinho é muito importante neste e em qualquer outro processo de aprendizagem, ou de criação de um novo hábito. Busque atitudes, objetos ou comidas que o seu cachorro goste bastante e que possa servir de recompensa a cada acerto.   Leve-o para passear após ter feito suas necessidades, ofereça um novo brinquedo ou até um petisco desejado por ele. E jamais force que ele utilize o sanitário caso ele demonstre estar desconfortável, isso pode piorar a situação.

Como limpar o sanitário canino?

Manter o banheiro do peludo sempre limpo é muito importante, pois assim como os humanos, os cães também gostam de limpeza e isso pode ser uma incentivo a mais para que ele sempre use o sanitário. Para limpar é fácil, basta remover a grade e higienizar o recipiente com água e sabão. Higienize também a grade e o fio que conecta o sanitário com o vaso ou o ralo.

Qual sanitário canino escolher?

Existem dois tipos de sanitário canino, o com o fio que conecta ao vaso sanitário ou ao ralo e o sem conector. O com conector possibilita que o tutor limpe o local menos vezes, pois o xixi vai direto para o local de descarte e o cocô pode ser recolhido uma ou duas vezes no dia. O sanitário canino sem conector demanda que o tutor limpe mais vezes, pois o xixi parado ali pode causar mau odor e fazer com que o cão evite usar o próprio banheiro. Logo, veja qual se adequa melhor as suas necessidades e boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *