Leonberger: veja tudo sobre essa raça alemã

Conheça mais sobre o cão leonberger, sua origem, características, personalidade, saúde, preço e fatos curiosos. Fique por dentro!
Leonberger

O leonberger é um cachorro grande, que se assemelha com um leão, mas que por dentro é gentil e afetuoso, além de adorar crianças e ser um excelente companheiro para aventuras ao ar livre.

A raça alemã já quase foi extinta, mas conseguiu se reproduzir e se espalhar pelos lares do mundo inteiro. Pra conhecer mais sobre o leonberger, acompanhe o texto até o final e fique por dentro da origem, características, personalidade, saúde, preço e as curiosidades sobre ele.

Como o leonberger surgiu?

O leonberger surgiu em 1846 a partir do cruzamento entre cães da raça terra nova e são bernardo. O alemão Herr Heinrich Essig tinha o intuito de criar um cachorro que assemelhasse ao leão do brasão de sua cidade, Leonberg. Além da referência à sua cidade de origem, as palavras “leo” e “berg” são traduzidas para o português como “leão” e “montanha”, respectivamente, que combinam perfeitamente com a aparência dos cães da raça.

O leonberger rapidamente se tornou popular tanto entre a realeza europeia, quanto a russa. Hoje em dia, também possui um número crescente de exemplares da raça na América do Norte. Em 1991, foi reconhecido pelo United Kennel Club como cão de guarda.

Características do leonberger

Leonberger na água

O leonberger é um cão de porte grande, chegando até aos 80 centímetros e pesando até 70 quilos. Ele é musculoso, tem patas fortes e orelhas naturalmente caídas.

Sua pelagem mediana é muita vasta na região do pescoço e pode ser lisa ou ondulada, além de ter o subpelo. A raça pode ser encontrada nas cores amarelo-leão e marrom avermelhado, com a região dos olhos e da boca sempre preta.

Personalidade do leonberger

Apesar de seu tamanho, o leonberger adora ficar dentro de casa com sua família humana. Ele se dá muito bem com crianças e, se a socialização for feita desde filhote, pode conviver até com outros animais.

Ele é muito equilibrado, gosta de brincar, se divertir e geralmente é calmo e gentil. Entretanto, se passar muito tempo sozinho, tende a ter um comportamento destrutivo, pois não gosta de ficar entediado e por isso precisa de muita atenção de seu tutor.

O leonberger é muito inteligente, mas também um pouco teimoso, sendo necessário paciência durante o seu treinamento. Também pode ser um pouco reservado com estranhos, mas não é agressivo e não tem o hábito de latir muito. Ele é um ótimo companheiro de aventuras, adora passear ao ar livre e é um cão que adora brincar na água.

Como é a saúde do leonberger?

A expectativa de vida do leonberger não é muito alta, um cão saudável da raça pode viver até 6 a 9 anos. Alguns dos cuidados necessários com esse cão são a limpeza das orelhas, escovação dos dentes e escovação dos pelos, já que seu subpelo pode acomodar parasitas.

Além disso, é comum que cães de porte grande apresentem predisposição para doenças ortopédicas. Uma doença que pode atingir o leonberger é a displasia coxofemoral, que pode ser adquirida, mas a maioria dos casos é genética.

O problema consiste numa má formação do quadril, causando dor ao cão, mas que em casos mais simples pode ser tratada com medicação e fisioterapia. Já nos casos mais graves, pode ser necessário a cirurgia para correção ou até mesmo para implante de prótese.

Curiosidades sobre o leonberger

fundo verde

1. Nadador

O leonberger adora se divertir na água e é um excelente nadador. E não é por acaso, seu corpo musculoso e suas patas com membranas interdigitais fazem com que esse grandão se movimente muito bem embaixo d’água.

2. Salvamentos

O cão da raça leonberger também é utilizado em salvamentos. Não só aproveita de sua habilidade na água, como também é comum participar de resgates em montanhas.

3. Extinção

Durante a Primeira Guerra Mundial, o leonberger quase foi extinto e existiam apenas cinco exemplares capazes de se reproduzir. Porém, para salvar a raça, foi iniciado um programa de criação, assumido pelo governo da Alemanha.

Leonberger: preço

O preço do leonberger pode variar entre R$1.500,00 até os R$4.500,00, tudo dependerá da linhagem e do canil de origem do filhote. Portanto, lembre-se de procurar um local oficializado e seguro para garantir uma raça pura.

Comentários