Como aumentar a imunidade do cachorro: confira dicas

Seu cachorro está com a imunidade baixa? Entenda o que pode ser, as causas, sintomas e o que fazer para aumentá-la
Cachorro velho branco e marrom deitado

Ter um cachorro em casa com uma boa imunidade significa ter um animal forte e que raramente pode ficar doente. O corpo de um cãozinho com uma imunidade ideal, pode ter a capacidade de afastar ainda uma série de doenças graves. Por essa razão muitos tutores buscam formas de fortalecer o sistema imunológico do pet por meio da alimentação, mas não é apenas a dieta que pode ajudar nessa questão.

O tutor também precisa conhecer os fatores que baixam a imunidade do animal, para desta maneira conseguir manter o sistema imunológico do cãozinho de maneira equilibrada. Se você ficou curioso para saber mais sobre o assunto, continue lendo o artigo. Neste texto, vamos te dar várias dicas sobre como fortalecer o sistema imunológico do seu cachorro. Acompanhe!

Como fortalecer o sistema imunológico do pet? 

Vermífugos e vacinas 

Que as vacinas e vermífugos são importantes todo mundo sabe. Porém, o que muita gente esquece é que esses cuidados também são essenciais para fortalecer o sistema imunológico do animal. Por isso, lembre-se sempre de medicar o peludo para manter ele sempre saudável e protegido. 

Alimentação

Como mencionamos, a alimentação é a principal aliada para fortalecer o sistema imunológico do animal. Logo, existem alguns alimentos que podem ajudar nessa questão. Mas antes de oferecer qualquer um desses alimentos para o cachorro, converse primeiro com um médico veterinário de confiança. Veja a lista:

O cachorro precisa de vitaminas para suplementar a alimentação?

Se o animal estiver comendo uma ração de qualidade superior, ou seja, rações super premium, ele não precisará fazer nenhuma complementação de vitaminas. Com esse tipo de alimentação, o cão já terá uma boa resposta imunológica. A suplementação vitamínica só é recomendada quando o animal está doente ou em situações em que há a necessidade extra de vitaminas, como na gestação, amamentação ou na fase sênior.

Afinal, o que é o sistema imunológico do pet?

O sistema imunológico do cão é um conjunto de estruturas que protege o organismo das doenças, alergias e vários outros tipos de enfermidades. Quando está funcionando corretamente, consegue detectar diversos agentes, como vírus e parasitas, e eliminá-los do organismo. Por ser uma parte importante do corpo, a imunidade canina deve sempre estar em ótimas condições para evitar as doenças, logo, é papel do tutor manter forte o sistema imunológico do animal.

Caso seu cachorro fique frequentemente doente, é bem provável que a imunidade esteja baixa, pois o sistema não está conseguindo o proteger dos vírus, bactérias e outros tipos de mazela. Em situações assim, além de recorrer ao veterinário, é importante que o tratamento vá ainda mais a fundo e centre em fortalecer o sistema imunológico. Assim, o próprio corpo passará a combater as patologias. 

Causas da imunidade baixa em cães

A má alimentação é a primeira causadora da baixa imunidade dos cães. Se o animal não come uma ração ou não tem um tipo de alimentação natural adequada, ele não irá receber os nutrientes, vitaminas, minerais e até mesmo a quantidade de proteína que precisa para se manter forte e saudável. Além de procurar oferecer uma dieta de qualidade, o tutor deve evitar dar alimentos proibidos e perigosos para o cão, como frituras, pães, doces e outros tipos de alimento humano. 

Entretanto, a alimentação não é o único problema e muitos tutores desconhecem o fato de que o estresse contínuo pode ser um dos responsáveis pela baixa imunidade dos cães. Cachorros que ficam presos por muito tempo, às vezes até em correntes, ou com alguma restrição, têm uma tendência maior de ficarem estressados, o que pode comprometer o seu sistema imunológico. 

Além disso, é importante lembrar que um cachorro possui necessidades emocionais, logo, ele precisa de muito amor e carinho por parte da família. A falta ou a diminuição da atenção dos donos também é um fator de estresse para os cachorros, e com ele vem o enfraquecimento do sistema imunológico do cãozinho. 

Sintomas da imunidade baixa em cães 

Um animal com imunidade baixa estará sempre cansado, com falta de apetite e indisposto para brincar e fazer todas as suas atividades diárias. Além disso, o cãozinho facilmente ficará doente e gripado, pois o sistema imunológico dele está sendo incapaz de se proteger dos vírus e bactérias.

Além disso, um cachorro com baixa imunidade pode ficar com os olhos amarelados e até mesmo com o focinho seco. É preciso ficar atento e levar o animal ao médico veterinário com uma frequência trimestral ou semestral para que o profissional consiga monitorar a imunidade do cão. 

Comentários