Galgo: conheça as 10 variações da raça

Muitos não sabem, mas existem 10 variações da raça galgo. Conheça melhor cada uma delas e fique por dentro!

Alguns são reconhecidos como raça oficial, outros são cruzamentos não reconhecidos pelas federações caninas, enquanto outros tipos são ancestrais que já não existem, mas deram origem a algumas das variedades de galgo atuais. Por outro lado, os cães do grupo galgo, qualquer que seja a subespécie, também podem ser divididos de acordo com a sua pelagem, tamanho, velocidade e também várias outras características físicas.

Neste artigo vamos mostrar todas as 10 variações de cães do grupo galgo e as principais características. Acompanhe até o final para conhecer melhor cada um deles.

As 10 variações da raça galgo

  • 01 de 10

    Galgo italiano

    galgo italiano na grama

    Este é o menor cãozinho do grupo dos galgos, mas um dos mais populares no mundo todo. E devido ao seu tamanho, o galgo italiano não é utilizado para a caça, sendo apenas mantido como animal de companhia, embora seja um cão muito rápido e com um corpo muito musculoso. Nas suas origens, a principal função deste galgo era acompanhar membros da aristocracia da Roma Antiga. A partir do século 19, quando o Whippet foi criado, um processo começou a diminuir a raça italiana e assim diferenciá-la do novo espécime.

  • 02 de 10

    Galgo espanhol

    Galgo espanhol preto e branco ao ar livre

    O Galgo Espanhol é também conhecido como galgo da Península Ibérica. Embora sua origem exata não seja muito certa, acredita-se que este tipo de galgo tenha nascido como resultado do cruzamento do Galgo Árabe com o Cão de Ibiza, dando origem a um novo cão que foi considerado uma raça pura que não foi cruzada novamente.

    Entretanto, outra teoria sustenta que os galgos puros espanhóis deixariam de existir após a mistura que ocorreu no século XX com os galgos ingleses, dando origem a um espécime anglo-espanhol que, na realidade, não é reconhecido por federações caninas.

    O Galgo Espanhol caracteriza-se por ter um físico forte e largo, embora leve, razão pela qual é um dos galgos mais rápidos, atingindo 70 quilômetros por hora. No início era usado para caçar lebres, mas, atualmente, é um dos animais de estimação mais populares, principalmente por pessoas que resgatam cães, pois historicamente tem sido muito abandonado e maltratado quando perde sua utilidade para caçadores em países europeus.

    O galgo espanhol tem uma pelagem curta, lisa e fina que se apresenta em várias cores, embora também existam exemplares com pelos mais longos, mais duros e ásperos.

  • 03 de 10

    Galgo árabe ou sloughi

    Greyhound Árabe

    O Greyhound Árabe é um dos galgos menos populares, embora seja um dos cães mais importantes do Norte da África, sendo muito popular em Marrocos, Argélia, Líbia e Tunísia, mas também na Arábia Saudita. Também conhecido como Sloughi, este tipo de galgo é considerado o ancestral direto do galgo espanhol, resultado de seu cruzamento com o cão de caça de Ibiza.

    Tem um físico esguio e aerodinâmico que se caracteriza por suas pernas longas, barriga retraída e pelo curto e fino. Além do seu físico, da sua inteligência, da sua energia e do seu estado de alerta, é utilizado como cão de guarda de rebanhos e, sobretudo, para caçar animais como antílopes e leporídeos.

  • 04 de 10

    Galgo afegão

    dois galgo afegão

    Como o próprio nome sugere, este galgo é originário do Afeganistão e é um dos galgos mais conhecidos do mundo, além de ser um dos mais antigos, já que se acredita que os primeiros exemplares sejam do ano 1000 aC, em decorrência de um cruzamento com galgos saluki da Pérsia.

    Desde então foi utilizado para caça livre, embora também tenha sido utilizado como cão pastor pelas tribos nômades de seu país de origem. Esse cãozinho possui uma pelagem longa, fina e sedosa, que exige muito cuidado dos tutores. E o que mais impressiona é que o galgo afegano é um dos galgos mais ágeis e rápidos, chegando a 60 quilômetros por hora.

    E embora se destaque muito pelo seu físico espetacular, sendo um dos maiores cães do grupo galgo, com uma cabeça fina e alongada, sua característica mais marcante é a sua inteligência e seu grande caráter, o que torna este tipo de galgo bastante independente e um tanto orgulhoso.

  • 05 de 10

    Saluki ou galgo persa

    saluki

    O Saluki, também conhecido como Galgo Persa ou Cão Real do Egito, é um dos cães mais antigos do mundo. Além de aparecer em pinturas egípcias, acredita-se que sejam descendentes dos lobos do deserto de Ara. Além disso, existem dois tipos de galgos persas de acordo com sua pelagem, que pode ser longa ou curta e lisa.

    São grandes em tamanho, mas possuem pernas bastante finas, por isso são rápidos, chegando a 60 quilômetros por hora. Seu físico também destaca suas grandes orelhas longas, onde geralmente têm muito cabelo. A sua principal utilização até os dias atuais sempre foi a caça de animais selvagens como gazelas e lebres, mas esse pet também é utilizado como animal de companhia, apesar de ser um cão muito independente.

  • 06 de 10

    Borzoi ou galgo russo

    borzoi correndo

    O Galgo Russo, também conhecido como borzoi, foi desenvolvido na Rússia para caçar lobos e lebres, embora também tenha sido estabelecido como o animal de estimação favorito dos czares e da aristocracia russa, sendo escolhido como animal de companhia por famílias nobres durante séculos. ]

    Alto, forte, magro e com os característicos pelos longos, sedosos e ondulados, o borzoi é considerado um dos galgos mais bonitos do mundo justamente devido à sua pelagem. Essa ondulação irregular nos pelos os diferencia dos outros galgos. Apesar de ser maior que as outras variações, o borzoi também é um cão ágil, rápido e habilidoso.

  • 07 de 10

    Greyhound ou galgo inglês

    greyhound tigrado

    O greyhound, também conhecido como galgo inglês é um dos galgos mais rápidos que existem graças ao seu grande número de glóbulos vermelhos, por isso transportam melhor o oxigênio, o que os faz chegar a 70 quilômetros por hora. Por outro lado, eles também têm menos glóbulos brancos e plaquetas, o que os tornam mais vulneráveis ​​a doenças.

    Os galgos ingleses foram os primeiros do grupo a serem usados ​​em corridas, razão pela qual, principalmente, foi usado como um cão de corrida ao invés de um cão de caça. O Galgo Inglês geralmente corre em pista, especialmente nas pistas de cães do Reino Unido ou em corridas com uma lebre mecânica, comum no Brasil. O Galgo Inglês foi cruzado com muitas raças de cães galgos, principalmente com o Espanhol.

  • 08 de 10

    Deerhound ou galgo escocês

    Deerhound ou galgo escocês

    Este sighthound, também é conhecido como deerhound ou galgo escocês, é um dos menos populares dos cães do grupo galgo. Como o deerhound é um galgo mais alto do que o normal, ele acaba sempre chamando mais atenção, no entanto, ele tem um físico proporcional e bastante forte.

    A qualidade física mais característica do deerhound é seu pelo longo, áspero e desgrenhado com vários tons de cinza que o fazem parecer um cão mais velho, mesmo sendo jovem. Além disso, essa raça possui uma vasta pelagem nas patas, diferente dos outros galgos, que não possuem pelos nessa área.

  • 09 de 10

    Galgo banjara

    Com uma aparência física muito semelhante à do galgo afegão, muitos não consideram o banjara como uma raça oficial, por isso ele não é reconhecido por nenhuma organização. Esse pet nasceu como resultado do cruzamento do galgo afegão com o inglês, já que seu local de origem foi uma colônia britânica até 1947. Desta forma, o banjara teria a mesma velocidade do greyhound, mas maior resistência, vindo do outro espécime cuja aparência se assemelha tanto. Desde o seu início e diferente dos outros galgos, este peludo tem sido utilizado como cão de guarda.

  • 10 de 10

    Whippet

    Whippet deitado na grama.

    O whippet é uma variedade do grupo galgo muito curiosa que surgiu na Inglaterra no século 19 como resultado da popularidade das corridas de galgos entre as classes mais baixas que, incapazes de pagar ou manter um galgo inglês, começaram a cruzá-lo com o galgo italiano. Com cabelos curtos e lisos e cerca de 51 centímetros, o whippetse assemelha ao galgo inglês, mas com uma velocidade de aceleração maior. E embora no seu início tenha sido usado para caçar coelhos, mais tarde foi tido apenas como um cão para companhia.

Comentários