Pode dar agua de côco para cachorro? Saiba como os cães podem beber

Quando oferecida de forma correta, a água de coco pode trazer alguns benefícios para os cães. Saiba a quantidade ideal e as vantagens
cachorro com garrafa de água

Nada combina mais com o verão e o calor do que uma deliciosa água de coco. Além de refrescante e muito saborosa, ela possui diversas vitaminas, fibras e sais mineiras que são extremamente benéficas para a nossa saúde. No entanto, será que os cães também podem se refrescar e saborear a água de coco? E se sim, qual a quantidade dessa bebida que o peludo pode consumir por dia?

Se você está pensando em adicionar a água de coco na dieta do seu cãozinho mas ainda está em dúvida se o pet realmente pode consumir essa bebida, basta acompanhar o artigo até o final. Vamos lá!

Cachorro pode tomar água de côco?

Sim, os cães adultos podem tomar água de coco. No entanto, a quantidade deve ser cerca de 200 ml por semana, ou seja, o equivalente a apenas um copo. A água de coco é rica em potássio, que pode causar desequilíbrios no organismo do cachorro quando consumida em excesso.

Por isso, os filhotes de cachorro não podem ingerir água de coco justamente devido à alta concentração de potássio. Além disso, é importante primeiro checar se o animal não vai apresentar nenhuma intolerância à água de côco, pois alguns cães possuem organismos mais sensíveis do que outros.

Lembre-se sempre que a bebida deve ser oferecida apenas como uma agrado ou um reforço positivo de vez em quando. E a melhor forma é colocando algumas pedras de gelo. Dessa maneira, a água de coco irá dissolver um pouco e ficará menos concentrada, e assim o cãozinho poderá digeri-la melhor. O tutor também pode ainda fazer um delicioso picolé de água de côco para os dias mais quentes.

Apesar de ser muito saudável e refrescante, a água de coco jamais deve substituir a água mineral, pois a bebida em excesso pode causar diarreia e cólicas intestinais. Portanto, se você tem dúvida se pode oferecer água de coco para cães com diarreia, a resposta é não. A bebida pode piorar o quadro consideravelmente!

Pode dar água de coco de caixinha para o cachorro?

Se a composição da bebida na caixinha consta apenas como água de coco natural, não há problema em dar para cachorro. No entanto, se a bebida conter açúcar, mais potássio e até mesmo ácido fólico, é importante não oferecê-la para o peludo.

Sendo assim, a melhor forma de oferecer a água de coco para o pet é in natura, afinal, é muito importante lembrar que o organismo dos cães funciona de uma maneira bem diferente da nossa. E claro, a água mineral será sempre a melhor maneira de hidratar o seu cachorro.

Benefícios da água de coco para os cães

Cachorro com um coco

Mesmo que não possa ser oferecida em grandes quantidades para o cachorro, a água de coco ainda pode trazer vários benefícios para eles. A bebida auxilia no fortalecimento do sistema imunológico dos cães contra doenças, parasitas, fungos e vírus como a gripe, giardia, entre outros.

Além disso, a água de coco tem propriedades anti-inflamatórias que reduzem as dores e previnem problemas de artrite, por exemplo. Logo, se consumida com moderação, pode ser muito benéfica para a saúde do seu bichinho!

Comentários