10 raças de cachorros mais inteligentes

Sempre se perguntou se o seu cachorro é inteligente? Confira aqui uma lista com as 10 raças de cachorros mais inteligente.

Sempre se perguntou se o seu cachorro é inteligente? Dependendo das atitudes do seu cãozinho, nem sempre é fácil definir se ele é ou não, de fato, detentor de uma grande inteligência.

Para facilitar a sua vida, reunimos em nossa lista as raças de cachorro mais inteligentes, baseados no estudo de Stanley Coren.

1. Border Collie

De origem britânica, o Border Collie apresenta alta capacidade de aprendizado e obediência e, por essa razão, foi considerado uma das raças mais inteligentes para adestramento. Além disso, o Border Collie também é conhecido por seu temperamento amável, tanto com familiares, quanto com pessoas estranhas.

Border Collie correndo na grama

2. Poodle

Esse cachorro já um velho conhecido dos brasileiros, pois se tornou uma das raças mais populares no país e não é difícil entender as razões: Poodles são amáveis, fofos, vivem bem em ambientes pequenos e são bastante alegres. Além disso, devido ao seu grau de inteligência, são fáceis de treinar e costumam obedecer aos seus donos sem nenhum problema.

Poodle de pelo liso

3. Pastor Alemão

Está certo que essa raça não é a melhor opção para uma casa pequena ou cheia de crianças, mas se o objetivo é conviver com um cão fiel, protetor e amigo, o Pastor Alemão é uma excelente opção. Essa é uma das raças que aprendem e memorizam informações com maior facilidade, tanto que são exímios cães farejadores.

Preço Pastor Alemão

4. Golden Retriever

Uma das raças mais populares do mundo, o Golden Retriever é uma das primeiras opções para quem busca um cão amável, bonito e alegre. Eles possuem um alto grau de sensibilidade e inteligência e seu tempo de aprendizado e adestramento não costuma demorar muito. Porém, os cães desse tipo não se adaptam tão bem em ambientes pequenos.

Golden Retriever em pé

5. Doberman Pinscher

De origem alemã e com temperamento difícil, esse cãozinho pode apresentar dificuldades em conviver com estranhos ou crianças, porém, em contrapartida, possuem facilidade para obedecer a ordens e memorizar informações passadas por seus donos. Além disso, o Doberman é uma boa opção para quem procura cães fiéis e protetores.

Doberman deitado na grama

6. Pastor de Shetland

Amável, dócil e brincalhão, o Pastor de Shetland possui excelente capacidade de raciocínio, concentração e obediência. Por isso, seu treinamento não é tão complicado e ele costuma aprender com rapidez os ensinamentos passados por seus donos. Os cães dessa raça também são conhecidos por conviverem bem com estranhos e se adaptarem facilmente a mudanças.

Pastor de Shetland

7. Labrador Retriever

Assim como o Golden, o Labrador Retriever também é uma ótima opção para quem procura cães com temperamento dócil e alegre. Essa raça também apresenta excelente capacidade de raciocínio e consegue memorizar orientações e informações primárias dadas por seus treinadores. Por essa razão, esses cãezinhos são comumente treinados para se tornar cães-guia, farejadores ou de caça.

Labrador deitado na grama

8. Papillon

De origem francesa e não tão popular no Brasil, essa raça se caracteriza por seu alto grau de obediência e fidelidade ao dono, por isso, os cãezinhos desse tipo se esforçam o quanto podem para memorizar e executar as ações que são ensinadas a eles. Por ser muito apegado ao dono, o Papillon não consegue ficar tão bem sozinho, mas se adapta bem a estranhos e outros animais.

Papillon

9. Rottweiler

Os cães dessa raça são muito inteligentes e possuem ótimo raciocínio e boa capacidade de memorização. Porém, o adestramento dos cachorros desse tipo não é tão rápido, pois é comum encontrar alguns animaizinhos mais teimosos, o que acaba dificultando o processo. Apesar de ser conhecido como um cão de guarda, o Rottweiler pode ser uma boa opção para famílias maiores, pois consegue conviver bem com todos os membros da família, quando bem adestrados.

Rottweiler em pé na grama

10. Boiadeiro Australiano

O Boiadeiro Australiano ou “Australian Cattle Dog” é uma raça mais comum em regiões com temperatura mais amena e é conhecida por sua inteligência a amabilidade. Os cães desse tipo também são bastante enérgicos e protetores, por essa razão, foram utilizados por muito tempo no pastoreio de gado.

Boiadeiro Australiano

Entenda o estudo

A inteligência sempre foi uma característica perceptível em cães, tanto que existem diversos estudos para compreender o funcionamento da mente desses animais, como a pesquisa feita pelo Doutor em Psicologia americano Stanley Coren, chamada de “A inteligência dos Cães” e publicada pela primeira vez em 1994.

Nesse estudo, Stanley apresentou teorias sobre os aspectos que envolvem o intelecto dos cachorros, baseando-se em três tipos de capacidades cognitivas: instintiva, de adaptação e de trabalho e obediência. Vale ressaltar que as competências de obedecer e trabalhar foi um dos principais norteadores desse estudo, que visava compreender quais raças possuíam maior capacidade em responder e agir de acordo com estímulos e orientações humanas.

Como metodologia, Stanley utilizou 199 questionários respondidos por avaliadores especialistas em cães, que ranquearam esses animais conforme seus respectivos desempenhos. Após coletar todas as respostas, Stanley considerou somente os cachorros que foram citados em pelo menos 100 listas. A listagem final contou com cerca de 130 raças, agrupadas em graduações que iam do 1 ao 79.

Entenda melhor os três tipos de inteligência canina

Durante a realização dos seus estudos sobre a mentalidade dos cachorros, Stanley Coren conseguiu classificar a inteligência canina em três tipos:

  • Instintiva: tem a ver com as competências naturais inerentes à espécie, como o pastoreio e a guarda. Apesar de haver evidências de que o genes do animal possa interferir nessa capacidade, é sabido que esse tipo de inteligência varia de indivíduo para indivíduo.
  • Adaptativa: esse tipo de inteligência depende, sobretudo, do ambiente onde o cão está inserido, pois diz respeito à capacidade que o cachorro possui para aprender, se adaptar e agir na solução de problemas. Essas habilidades podem ser melhoradas e variam de cãozinho para cãozinho.
  • De trabalho e obediência: esse tipo de inteligência diz respeito à capacidade de aprender, entender e obedecer a comandos. É uma competência que está relacionada ao que é ensinado ao cão e à maneira como cada raça consegue memorizar essas habilidades em seus respectivos comportamentos.