Cachorro pode comer manga?

Cachorro pode comer manga?

Sim, cachorro pode comer manga. Porém, deve-se evitar dar essa fruta com casca e caroço para o seu cão. Veja nesse artigo as nossas recomendações.
Cachorro com uma manga na boca

Nós, brasileiros, adoramos manga. Essa fruta, aliás, faz sucesso em todo o mundo. A manga é realmente muito saborosa, mas será que ela pode ser consumida pelos nossos amiguinhos de quatro patas?

Assim como a maioria das frutas, o cachorro pode comer manga. E ela não apenas agrada muito ao paladar deles, como também é capaz de trazer grandes benefícios para a saúde canina. Neste artigo, você vai entender melhor por que é possível (e benéfico) inserir a manga na dieta dos cachorros, e vai entender que cuidados você deve tomar ao fazer isso.

Pode dar manga para cachorro?

A manga é, em geral, um alimento seguro para os cães. O fato de ser bastante doce se deve à grande quantidade de açúcares presentes nela. No organismo canino, esses açúcares vão se converter em energia, necessária para que o seu pet possa se manter ativo.

E para aqueles cães que estão com o intestino lento, a manga também pode dar uma valorosa ajuda. Isso porque ela é rica em fibras alimentares, proteínas que melhoram o fluxo intestinal dos cães.

Mangas ainda são ricas em vitamina A, que ajuda a manter saúde da visão dos cães, especialmente a visão noturna, que é muito útil para os nossos amigões. Outra vitamina muito presente na manga é a vitamina C, que auxilia o sistema imunológico e é um poderoso antioxidante. Isso quer dizer que ela evita que as células do organismo se deteriorem rapidamente, o que ajuda a conter o envelhecimento.

Além dessas vitaminas, os cães também podem adquirir a vitamina B6 e a vitamina E por meio do consumo de manga. A primeira ajuda no funcionamento do sistema nervoso, melhorando a capacidade cognitiva dos cães e os protegendo de doenças como o Alzheimer, além de atuar no sistema cardiovascular. Já a vitamina E possui efeito antioxidante que também é muito útil.

Por fim, mangas podem fornecer ao seu cão boas quantidades dos seguintes minerais: magnésio (é essencial para os músculos funcionarem bem, incluindo o coração), cálcio (sua importância para os ossos também vale para os cães) e potássio (a manga é riquíssima nesse mineral, que também é essencial para a atividade muscular).

Quais os riscos da manga para os cachorros?

Como você pôde ver, a manga pode oferecer muitos benefícios para a saúde canina. Porém, há também alguns riscos envolvidos no consumo dessa fruta pelos cães.

Primeiro, saiba que os cães não sabem lidar com o caroço da manga da mesma forma que nós. Isso quer dizer que há um grande risco de engasgamento com o caroço. Além disso, o caroço possui ácido cianídrico, que é uma substância tóxica para os cães (e para os humanos também).

Como dissemos anteriormente, mangas são ricas em açúcares. Em excesso, esses açúcares podem levar ao ganho de peso por parte dos cães, especialmente se ele for de alguma raça com propensão à obesidade. Os açúcares também são maléficos para os dentes dos cães, da mesma forma que são maléficos para os nossos dentes. Por fim, o exagero na quantidade de açúcar pode levar o seu cão a desenvolver diabetes.

Outro risco que o consumo de manga pode representar para os cães está relacionado à grande quantidade de fibras da fruta. Como dissemos, as fibras aumentam o fluxo intestinal, o que, num nível muito alto, pode se tornar uma diarreia. Se o seu cão já está sofrendo com um intestino solto, você já sabe: nada de manga.

Cachorro pode comer manga com casca?

Agora que você já sabe quais são os benefícios e quais são os possíveis malefícios da manga para os cães, você precisa entender como ela deve ser oferecida a eles.

Ofereça a manga sem o caroço e sem a casca. A casca da manga não chega a oferecer o mesmo risco que o caroço, mas ela também não é facilmente digerida pelos cães, o que pode gerar alguma dor de cabeça.

Além disso, a manga deve estar madura, mas não muito madura ou podre, claro. Ela também deve estar em sua forma natural, na verdade, o mais natural possível, ou seja, livre de agrotóxicos, conservantes ou outros aditivos.

Enquanto cães maiores podem se virar bem com pedaços grandes da polpa, os menores, incluindo filhotes, talvez necessitem consumir a fruta em pedaços pequenos. E lembre-se: o consumo deve ser sempre moderado, especialmente para os cães de menor porte. Uma boa sugestão de consumo é a manga congelada, que pode ser bem refrescante e divertida para os cães nos dias de calor.

Por fim, informe-se com um veterinário antes de introduzir alimentos na dieta do seu cão. Por mais que frutas, como a manga, sejam normalmente seguras para os cães, conhecer direitinho o que cada pet pode comer ou não é sempre muito útil.

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais e deixe os seus amigos saberem se pode ou não dar manga para o cachorro.