Cachorro pode comer jabuticaba?

Sim, cachorros podem comer jabuticaba! Porém há cuidados que devem ser tomados ao dar essa fruta para o seu cachorro. Confira!
Cachorro comendo jabuticaba

Fruta típica do nosso país, a jabuticaba já divertiu diversos brasileiros, já que subir na jabuticabeira e arrancar as frutinhas do caule é um grande passatempo. Mais que isso, a jabuticaba também deve ser exaltada por suas propriedade nutricionais impressionantes.

Mas será que mesmo com tantas qualidades a jabuticaba é um alimento seguro para os cães? Será que eles podem ingeri-las? Como você verá neste artigo, a resposta para essas perguntas é sim, cães podem comer jabuticaba. Porém, isso não deve ser feito de qualquer maneira. Como você poderá ver, fornecer a jabuticaba (e todos os seus valorosos nutrientes) para os cães requer alguns cuidados importantes.

Pode dar jabuticaba para cachorro?

Nem sempre as rações convencionais fornecem todos os nutrientes que um cão precisa para viver saudável. E, muitas vezes, o paladar canino pede uma novidade “mais natural”. É aí que podemos inserir as frutas. A maioria delas costuma agradar bastante os nossos amigões, especialmente aquelas com sabor mais adocicado. E jabuticabas, como você deve imaginar, são bem docinhas, o que as tornam muito atraentes para os cães. Além disso, jabuticabas podem fornecer nutrientes que potencializam a saúde canina.

Jabuticabas possuem uma boa dose de água. Isso faz com que elas sejam uma boa opção para hidratar o corpo dos cachorros.

Jabuticabas também são ricas em fibras alimentares, que dão a sensação de saciedade e aceleram o fluxo do intestino. O primeiro efeito é interessante se o seu cão estiver exagerando na alimentação ou se tiver tendência à obesidade, enquanto o segundo será útil se ele estiver com problemas digestivos, como prisão de ventre. Além disso, para os cães com problemas de peso, a jabuticaba ainda é benéfica por conter poucas calorias.

Outro ponto positivo da jabuticaba é o seu chamado efeito detox. Ele se deve a duas substâncias especiais que a fruta contém, conhecidas como antocianina e pectina. Elas possuem ação antioxidante, auxiliam no controle da glicemia no sangue e na eliminação de toxinas e metais pesados. E o melhor é que esses efeitos também valem para os cães.

Por fim, a jabuticaba também contém vitaminas e nutrientes muito benéficos para a saúde canina. Entre as vitaminas, destaca-se a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, torna o pelo dos cães mais vistoso e também possui efeito antioxidante. Além dela, a jabuticaba também possui um teor considerável de vitamina E, que também age como antioxidante, prevenindo o envelhecimento. Já entre os minerais, destacam-se o ferro, o cálcio e o fósforo, que são tão essenciais para os cães como são para os humanos.

Cachorro pode comer a casa da jabuticaba?

Como você pôde ver, são os muitos os potenciais benefícios da jabuticaba para a saúde dos cães. Porém, inserir a fruta na dieta canina também pode conter alguns riscos.

O organismo dos cães não está muito bem adaptado para digerir alimentos de origem vegetal. No caso da jabuticaba, a casca e a fruta não costumam ser facilmente digeridas por eles. Devido a isso, se ingeridas em excesso, essas partes da fruta podem causar problemas no trato intestinal, como diarreia.

É por isso que nós recomendamos que você processe a jabuticaba antes de fornecê-la para o seu cão. Bata a fruta inteira ou sem a casca num liquidificador, de modo a obter uma pasta que seja facilmente digerida pelos cães. E se você achar que apresentar a jabuticaba assim para o seu cão não vai agradá-lo muito, uma boa alternativa é congelar a pasta que você obteve e dar a ele quando estiver fazendo calor.

Outro detalhe a se prestar atenção na hora de fornecer a jabuticaba aos cães é quanto à quantidade. Ainda que não seja muito calórica, a jabuticaba possui bastante fibra alimentar, o que, em excesso, também pode provocar efeitos ruins no intestino do seu cão. Por isso, lembre-se de não exagerar muito na dose fornecida.

Cachorro pode comer a semente da jabuticaba?

Como foi dito acima, para que o cão possa desfrutar da jabuticaba por completo é necessário transformar a fruta em uma pasta, para evitar problemas intestinais. E a semente pode, sim, ser triturada juntamente com a casca.

Saber dos cuidados que devem ser tomados ao dar jabuticaba para os cães talvez tenha desanimado um pouco você. Porém, lembre-se de levar em conta os muitos benefícios que essa fruta pode trazer para a saúde do seu pet. Por mais que ele não tenha o prazer de comer uma jabuticaba fresquinha como muitos brasileiros já tiveram, os efeitos positivos dessa fruta sobre o organismo canino, com certeza, fazem o esforço valer a pena.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *