Cachorro pode comer cenoura? Veja a maneira segura de preparo

A cenoura pode ser muito benéfica para os cães, entrentanto, precisa ser oferecida de forma correta. Veja como o cachorro pode comer!
cachorro pode comer cenoura

A cenoura é um vegetal extremamente saboroso e versátil, podemos come-la crua ou até mesmo em bolo. Além disso, a cenoura é rica em vitaminas e em betacaroteno, sendo uma excelente opção para ajudar na visão e até mesmo ajudar a melhorar a pele. Mas, será que os cães realmente podem comer cenoura? Será que esse alimento é seguro para eles?

Se formos olhar os benefícios da cenoura, ela pode ser um alimento ideal para ser oferecida para os cachorros, mas é preciso ter muito cuidado. Você sabe a maneira correta de oferecer cenoura para os cachorros?

Neste artigo, mostraremos como você deve oferecer e mostrar todos os benefícios que esse legume pode trazer para os pets. Acompanhe!

Afinal, os cães podem comer a cenoura?

A cenoura tem um sabor adocicado e agradável para os cães. Ela pode ser uma excelente opção de petisco, desde que você ofereça a cenoura para o cachorro de forma correta. Dar esse legume cru pode não ser a melhor opção e o mais indicado é que seja cozida ou ralada.

Cachorro pode comer cenoura crua?

O problema em oferecer a cenoura crua ou inteira para o cachorro é que ele pode não digerir bem o alimento, tendo em vista que os cães não mastigam muito bem os alimentos.

Por outro lado, se o seu objetivo for recreação e até mesmo a higienização dos dentes do animal – sim, a cenoura pode ser usada para esta finalidade – não tem problema nenhum em oferecê-la crua, mas tenha cuidado para que ele não acabe ingerindo um pedaço grande, que pode ferir a garganta e o estômago.

Cachorro pode comer cenoura cozida?

Sim! A melhor maneira e a mais indicada para oferecer a cenoura para o cachorro é cozida, ralada, triturada ou picada em pequenos pedacinhos. Para tornar ela ainda mais interessante, você pode cozinhar ou assá-las no forno ou ayr frier para que ela fique crocante e ainda mais saborosa. Além disso, é muito importante lavá-la bem e retirar toda a casca.

Benefícios da cenoura para os cães

Os benefícios da cenoura se concentram em todas as vitaminas que ela possui. A cenoura é rica em vitamina A, C, K, potássio, cálcio e fósforo. Logo, esse legume pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico do animal e pode ainda ajudar a fortalecer os ossos do pet. Mas lembre-se que mesmo sendo cheia de benefícios, a dieta do pet precisa ser variada com outras frutas, verduras e legumes permitdos.

A cenoura em excesso pode ser perigosa para os cães

Nós sabemos que as vitaminas são muito importantes tanto para os humanos quanto para os cães, mas é importante ressaltar que em excesso podem fazer muito mal.

Quando seu pet come cenoura todos os dias, por exemplo, ele pode apresentar queda de pelo, pele com lesões, dores nas articulações, prostração e até fotossensibilidade, devido à alta quantidade de vitamina A presente no legume.

No entanto, se o seu cãozinho está acima do peso ou até mesmo com um quadro de obesidade, a cenoura pode não ser a melhor opção para ele, pois a vitamina A é um micronutriente lipossolúvel, isto é, ela é dissolvida em lipídios (gorduras).

Com isso, pets mais gordinhos metabolizam a vitamina mais fácil e rapidamente, podendo haver desequilíbrios como avitaminose (deficiência de vitaminas) e hipervitaminose (excesso de vitaminas) por este motivo. Além disso, a cenoura também apresenta um alto nível de carboidratos e açúcares, por isso, não é recomendada para cães que apresentam diabetes.

Sabendo disso, é importante que você converse com um médico veterinário antes de começar a oferecer a cenoura para o seu cãozinho. Apenas o profissional saberá a quantidade exata que o seu pet pode ingerir, se baseando em todo o quadro de saúde dele. Boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *