Cachorro pode comer azeite? Saiba os benefícios desse alimento para os cães

Assim como para os humanos, o azeite também traz benefícios para a saúde dos cachorros. Veja a maneira correta de oferecer!
azeite

O azeite é um dos principais ingredientes de diversas culinárias no mundo inteiro, logo, ele não é apenas utilizado para temperar saladas. O azeite, além de saboroso, traz vários benefícios à saúde. E provavelmente se você tem um cãozinho em casa, deve estar se perguntando se ele pode saborear o azeite. Por isso, neste artigo, vamos mostrar se os cães realmente podem comer azeite e como o tutor pode usá-lo para beneficiar a saúde do seu animal de estimação. Acompanhe!

Afinal, os cães podem comer azeite?

Sim, os cães podem comer o azeite, pois traz uma série de benefícios para a saúde, além de ser rico em antioxidantes. Entretanto, o azeite precisa ser oferecido da maneira correta, por ser calórico e uma fonte de gordura. Se oferecido em excesso, pode causar diarreia, enjoos e vômito no animal.

Como oferecer azeite para o cachorro?

A primeira coisa que você deve fazer antes de utilizar o azeite na alimentação do cachorro, é conversar com o veterinário e pedir a ele que diga o quanto é recomendado e não seja perigoso para o seu animal.

  • Cães de até 10 quilos: meia colher de sopa pequena de azeite por dia;
  • Cães de onze a trinta quilos: uma pequena colher de sopa de azeite por dia;
  • Cães de porte gigante: uma colher e meia de sopa de azeite por dia;

Uma das melhores formas é molhar a ração no azeite, pois ela irá adquirir um sabor que vai agradar seu pet. Além disso, irá umedecer o alimento, tornando-o mais macio no paladar e mais fácil de comer. E se o seu cachorro segue uma alimentação natural, tudo fica mais fácil, pois basta você misturar o azeite nas verduras, legumes ou nas proteínas. Mas jamais aqueça o azeite, pois ele perde suas propriedades e se torna uma gordura ruim.

Após ingerir o azeite, o trânsito intestinal do seu cão começará a funcionar bem imediatamente, desde que você não exceda a dose, já que pode causar diarreia. Todo cuidado é necessário. E antes, vá até ao médico veterinário para se certificar que o seu cachorro não é alérgico ao azeite.

Benefícios do azeite para os cães

O azeite pode beneficiar o seu cão de várias maneiras, como por exemplo, ser um excelente regenerador dérmico. Logo, se você vir alguma parte da pele do seu animal de estimação seca, coloque azeite de oliva nas áreas afetadas e você verá como melhora. Isso ocorre porque ele regenera as células devido ao seu efeito antioxidante, e dá vida à sua epiderme. E o melhor: se o cão tentar lamber as patas, não haverá problemas.

O pelo do seu cão também pode se beneficiar com o uso de azeite. Ela vai brilhar mais, será mais sedoso e muito mais liso. Além disso, um dos principais motivos que os veterinários recomendam o uso do azeite, é justamente para tratar a saúde intestinal e a pele do animal. Mas lembre-se de seguir as recomendações do veterinário quanto às quantidades. Cada cão é diferente e pode ter necessidades especiais.

Comentários