Cachorro pode comer arroz? Saiba como inserir na refeição do pet

O arroz é rico em carboidratos, portanto, deve ser oferecido aos cães de forma correta. Veja a maneira de preparo e os cuidados necessários
prato com arroz

O arroz é a estrela das refeições brasileiras e um dos alimentos mais consumidos no país. Mas será que os cachorros também podem comer arroz?

Atualmente, muitos tutores buscam oferecer aos cães uma alimentação natural e mais saudável, logo, é comum acrescentar grãos, cereais, frutas, verduras e legumes permitidos.

No entanto, nem tudo que é saudável para os humanos, é saudável para os cães. É muito importante ficar por dentro do assunto antes de acrescentar e fazer qualquer alteração na dieta do pet. E se você quer saber se o seu peludo pode comer arroz, acompanhe esse artigo. Vamos lá!

Cachorros podem comer arroz branco? E integral?

Sim, os cães podem comer arroz branco e também o integral, que pode ser ainda mais saudável para o pet, pois oferece mais fibras. Porém, não refogue o arroz com temperos (são perigosos para os pets) e procure acrescentar uma fonte de proteína junto ao grão.

Se for consumido sem nenhuma fonte de proteínas, o pico de insulina pode acabar ocorrendo, ou seja, todo o arroz ingerido se tornará açúcar, o que pode favorecer o surgimento do quadro de diabetes no cachorro.

A maneira de preparo também é importante, pois se for feito com óleo, por exemplo, pode causar diarreia, cólicas estomacais e diversos outros problemas no cachorro. Além disso, a gordura fará com que você adicione calorias extras no alimento, favorecendo a obesidade canina.

Pode até parecer exagero tantos cuidados, mas é importante entender que o organismo dos cães recebe e processa os alimentos de maneira bem diferente que o organismo humano.

Por isso, é de extrema importância conversar com um veterinário antes de inserir um novo alimento ou fazer qualquer alteração na dieta do cãozinho.

Pode misturar o arroz na ração do cachorro?

husky siberiano comendo no comedouro

O arroz não deve ser misturado com a ração, pois a ração já oferece o nível de carboidratos necessários que o animal precisa, logo, você estará apenas adicionando mais carboidratos sem necessidade.

A dica é servir o grão com peito de frango ou algum tipo de carne vermelha magra. E lembre-se de consultar um veterinário antes de alterar a alimentação do seu amigo de quatro patas.

Como posso preparar e oferecer o arroz para o cachorro?

O arroz não pode ser preparado com alho ou cebola e o tutor deve evitar ao máximo usar o óleo. Uma dica é preparar o grão no microondas ou em uma panela elétrica, o que dispensa o uso de gorduras. Confira:

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz
  • 2 xícaras de água quente

Modo de Preparo:

  1. Junte todos os ingredientes em um recipiente próprio para microondas.
  2. Misture e leve ao microondas por 15 minutos.
  3. Retire do microondas e sirva o arroz com alguma fonte de proteína para o cão.

Quais são os benefícios do arroz para os cães?

Na porção central do grão integral ou branco, encontramos praticamente só amido. Já na camada mais externa, temos lipídeos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras solúveis e insolúveis.

O arroz contém também propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que auxiliam no tratamento e prevenção de várias doenças que podem acometer a saúde dos cães. Além disso, o grão ajuda no tratamento da diarreia canina, por ser rico em fibras solúveis e insolúveis. Mas nada de tratar o animal por conta própria em casa, hein!

Comentários