Cachorro pode comer ameixa? Tire suas dúvidas para oferecer a fruta corretamente

A ameixa pode ser benéfica para os cães se oferecida corretamente. Entenda os riscos e as vantagens de inserir essa fruta na dieta do pet
ameixas na mesa

Os tutores que fornecem alimentação natural para os cães estão constantemente em dúvida de quais alimentos podem ou não oferecer para os seus peludos.

Por mais que as frutas, verduras e legumes sejam cheias de benefícios para a saúde, nem todas são recebidas muito bem pelo organismo dos cães. E será que a ameixa é uma boa opção para os pets?

Rica em fibra e em vitaminas, a ameixa é conhecida não apenas pelo seu sabor delicioso, mas também pelo seu poder laxativo. Por isso, é muito bom se certificar que os cães podem ingeri-la antes de oferecê-la. Para tirar essa dúvida, acompanhe nosso texto até o final.

Os cães podem comer ameixa?

Sim, os cães podem comer ameixa. No entanto, a fruta deve ser oferecida apenas uma ou duas vezes na semana. Além disso, o tutor precisará retirar o caroço da e oferecer a fruta em pequenos pedaços, pois o cão pode engasgar com facilidade se for oferecida inteira.

O caroço da ameixa jamais deve ser oferecido para o pet, pois em sua composição tem uma substância chamada cianeto, que é extremamente tóxica para os cães e pode ser tida como um veneno para os peludos. E por mais que a quantidade de cianeto presente no caroço da ameixa seja pouco, ainda sim é perigosa. Todo cuidado é necessário.

E para os tutores que tem um pé de ameixa em casa a atenção deve ser redobrada! Os galhos e folhas também contêm cianeto. Assim, o melhor é colocar uma barreira que impeça o peludo de se aproximar da árvore. Caso o cãozinho entre em contato com a substância, ele apresentará sinais de envenenamento. E os principais sintomas de envenenamento por ameixas são:

  • Dor de Estômago.
  • Perda de Apetite.
  • Falta de Energia.
  • Depressão
  • Vômitos ou Diarreia.
  • Dificuldade ao Respirar.
  • Irritação na Pele.
  • Coma(casos mais graves).

Por isso, caso note algum destes sinais no seu cão, principalmente depois de ter comido ameixas, mesmo que de forma acidental, procure um médico veterinário.

Pode dar ameixa em calda?

A ameixa em calda ou até mesmo em conserva, jamais deve ser oferecida para os cães devido à grande concentração de açúcares., que em excesso causa diabetes e obesidade nos cães. Além disso, esse tipo de ameixa também pode conter cianeto.

A ameixa em si já é uma fruta que possui muito açúcar naturalmente e também é rica em carboidratos, por isso deve ser oferecida em pouca quantidade.

Quais são os benefícios da ameixa para os cães?

Se oferecida de maneira correta e na quantidade certa, a ameixa pode oferecer benefícios para os cães. Confira:

  • Vitamina A: é necessária para uma boa visão, além de auxiliar na síntese de hormônios;
  • Vitaminas do Complexo B: contribui para o funcionamento do sistema nervoso, além de ser um importante antioxidante, 
  • Fibras: um nutriente muito importante para o bom funcionamento do sistema digestório. 

    Mas independente dos benefícios, se o seu seu pet apresentar alergia ou for diabético, evite as ameixas e opte por outras frutas permitidas. Lembre-se! A melhor opção é conversar com um profissional para que ele faça uma dieta adequada para o seu cachorro. Boa sorte!


Comentários