Cachorro ou cadela: qual escolher?

Em dúvida para decidir entre um cachorro ou uma cadela? Separamos as principais características, vantagens e desvantagens de cada gênero. Veja
Filhotes de Terrier Brasileiro

Ao decidir ter um cãozinho em casa não é apenas a raça e porte do animal que devem ser levados em consideração, o gênero do pet também é muito importante. Entre macho e fêmea, você já pensou qual pode ser a melhor escolha para você? Pois por mais que se tratem de cães, o sexo do animal influência muito em relação à característica e ao comportamento. 

Ao estar ciente da personalidade e até mesmo questões ligadas à saúde do macho e da fêmea, você pode fazer a melhor escolha para você. Neste artigo, vamos mostrar as principais características de cada gênero junto com as vantagens e desvantagens. Além disso, vamos apontar o que você deve levar em consideração na hora de escolher o cachorro. Acompanhe até o final. 

Principais diferenças entre machos e fêmeas 

Tamanho 

De maneira geral e em quase todas as raças, os machos são maiores que as fêmeas. Esse é um aspecto que pode influenciar em sua decisão, tendo em conta o espaço disponível em sua casa, a estética do animal e o peso. Você já parou pra pensar sobre isso?

Energia 

A energia do cão depende muito da raça e do porte dele. Mas no geral, as fêmeas comumente são mais calmas do que os machos. Isso porque os machos têm muitos hormônios que os deixam extremamente agitados após a adolescência, logo, é importante investir em treinamento para o cãozinho. Mas ainda assim é possível encontrar machos tranquilos e fêmeas agitadas. Pesquise bem sobre a raça que pretende ter em casa. 

Comportamento 

Como falamos, as fêmeas costumam ser mais tranquilas, por isso também acredita-se que elas são mais obedientes. Por serem mais tranquilas, podem prestar mais atenção ao treinamento e adestramento. Sendo assim, as cadelas costumam ser mais fáceis de adestrar, mas lembre-se que podem haver exceções e nesse ponto a raça também precisa ser considerada. 

É importante frisar que há exceções. Algumas fêmeas, no entanto, apresentam comportamento dominante, geralmente presente em machos, e um comportamento que dificulta o treinamento. Ter um cão dominante não é indicado para quem é tutor de primeira viagem ou não tem muito tempo para disponibilizar ao cão. Cães dominantes precisam de muito exercício, atenção e adestramento, mais do que os outros cães.

Vantagens e desvantagens das fêmeas 

Fêmeas amadurecem mais rápido 

Ao contrário dos cães machos, as cadelas amadurecem mais rápido em seu comportamento diário. Geralmente, os cachorros têm brincadeiras mais agressivas e aparentam ser quase como eternos adolescentes. Logo, as fêmeas acabam sendo escolhas melhores para quem tem crianças pequenas em casa. 

Fêmeas não demarcam território 

Outro ponto importante que precisa ser lembrado na hora de escolher o pet é a demarcação de território.  As fêmeas não têm a necessidade de demarcar territórios pelos cantos da casa, atitude comum entre os machos. Além disso, elas tendem a ser mais “limpas” que os cães por esse motivo.

Fêmeas têm período menstrual 

Essa é uma desvantagem que pode ser contida, afinal as fêmeas não menstruam quando são castradas e você pode optar pelo procedimento ainda antes do primeiro cio. As afirmações de que para ser saudável toda fêmea deve menstruar uma vez antes da castração ou que deve ter pelo menos uma ninhada, são mitos e estão completamente erradas. Mas se você não pretende castrá-la, o que pode ser um erro, lembre-se que as fêmeas menstruam e isso é completamente natural. Esteja ciente que ao menstruar elas sujam a casa, porém existem fraldas para cadelas menstruadas. 

Fêmeas podem ficar agitadas ou agressivas no período do cio 

Essa é outra desvantagem que pode ser resolvida com a castração. Fêmeas castradas não entram no cio, logo, não ficam agitadas e agressivas. As cadelas só desenvolvem esse comportamento durante o cio devido à privação sexual e a necessidade da cruza. 

Vantagens e desvantagens dos machos 

Machos têm o instinto de proteção e lealdade

Os machos possuem naturalmente um instinto de proteção e lealdade muito fortes, principalmente quando são criados com muito amor e carinho. Logo, se você deseja ter um cachorro que vá proteger e cuidar de toda a família, o macho pode ser uma boa escolha. Machos costumam ainda enxergar as crianças da família como filhotes da ninhada e tendem a protegê-las.

Machos podem ser mais carinhosos

Isso não é uma verdade absoluta, pois quando assunto são cães, independente do gênero, eles vão te encher de carinho. No entanto, os cães machos tendem a ser mais bobões e mais carinhosos com toda a família mesmo depois de adultos. Alguns são eternos bebês e são muito grudados com os tutores, diferente das fêmeas.

Fazem xixi pela casa 

Machos demarcam território e ao entrar na adolescência, começam a fazer xixi pela casa, principalmente os mais dominantes. A melhor forma de lidar com todos esses comportamentos é a castração, uma vez que cães castrados também são mais tranquilos, pois não sentem mais a necessidade de procriar e demarcar território, o que é ótimo para eles.

Podem fugir durante o período do cio 

Os machos conseguem sentir o cheiro das fêmeas mesmo a quilômetros de distância, logo, eles podem facilmente fugir se você não castrá-los ou protegê-los em casa. Além disso, durante esse período, eles podem até mesmo ficar agressivos devido à privação sexual, assim como as fêmeas. 

Afinal, cachorro ou cadela?

Todos os pontos que citamos acima precisam ser levados em consideração na hora da sua escolha. Por isso, coloque na balança as suas preferências e até mesmo a rotina para entender qual gênero é o ideal para você. Mas é preciso que você também escolha com o seu coração. Ao ir em um abrigo, veja também a afinidade que você terá com o bichinho, independente de ser macho ou fêmea. 

E por fim, não importa o que você escolher, tenha em mente que um animal de estimação é um ser dependente de você, a quem você deverá dar amor e suprir as necessidades. Seja consistente com a sua decisão de escolher um macho ou uma fêmea e dê todo o amor, carinho e cuidados que eles precisam e merecem. Boa sorte! 

Comentários