Cachorro com olho inchado: o que pode ser? Tire suas dúvidas e saiba como agir

Há diversas causas para o olho inchado dos cães. Conheça os principais motivos que levam ao quadro e saiba como ajudar seu cachorro
Boxer filhote marrom

Os olhos são uma das partes mais sensíveis dos cães, e é muito comum que os tutores logo liguem o alerta ao perceberam algo estranho nessa região. Um dos problemas mais comuns dos olhos dos cães é o inchaço, que pode ser um sintoma de várias doenças ou condições.

Não se preocupe, muitas vezes o quadro pode não ser grave e a grande maioria desses problemas têm solução fácil. Mas claro, isso não significa que você não deve se preocupar em se atentar aos cuidados com o seu bichinho.

Neste artigo, nós vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre os cães com olhos inchados, pois após o tutor se informar, ele saberá melhor como proceder diante do quadro.

Veremos ao longo do texto as causas mais comuns, vamos apresentar as principais formas de tratamento e como evitar o surgimento do quadro nos peludos. Acompanhe até o final!

Principais causas dos olhos inchados nos cães

Boxer branco com os olhos vermelhos

1. Alergias

Os cães podem ter certas alergias à substâncias presentes no ar ou a picadas de insetos, como abelhas, pulgas e carrapatos. Como consequência, o pet vai acabar ficando com os olhos inchados e poderá surgir irritação nas patas, orelhas ou boca.

Nessas situações alérgicas, não são apenas os olhos que ficam inchados, a pele também tende a ficar avermelhada. Outros sintomas comuns são tosse, espirro e coceira. Diante disso, é muito importante procurar a ajuda do médico veterinário o mais rápido possível para diagnosticar o problema e descobrir o agente causador da reação para encerrá-la o mais rápido possível.

Dependendo do tipo e do grau de alergia do seu cão, o veterinário pode prescrever um shampoo hipoalergênico, um antiparasitário adequado, alguns colírios de anti-histamínico, anti-histamínicos orais ou uma injeção de corticosteróide. O quadro de alergia não deverá ser tratado em casa, pois qualquer tentativa sem embasamento pode levar à piora.

2. Infecções

As infecções oculares também são uma causa comum do inchaço dos olhos dos cães. Essas infecções podem ser causadas por parasitas ou por outro tipo de problema. As inflamações mais frequentes são:

Conjuntivite

Se o pet apresenta olhos inchados, vermelhos e com crostas, essa pode ser a causa mais provável. A conjuntivite pode ser causada por vírus, bactérias ou alergias. Ela causa coceira e até mesmo dor no animal, por isso é sempre importante limpar a região com soro. No entanto, o veterinário se encarregará de apurar a causa e aplicar o tratamento correto.

Toxocaríase ocular

A toxocaríase ocular rata-se de uma doença causada por um parasita conhecido como nematóide, cujos ovos podem atingir o olho do animal, onde são capazes de destruir diferentes estruturas do olho, produzindo inflamação. Esse quadro pode até causar cegueira no pet, logo, é de extrema importância que você leve-o com urgência ao veterinário.

Erliquiose canina

A Erliquiose é transmitida por um carrapato infectado, que pode até mesmo ser fatal se não for identificado em seus estágios iniciais. Essa é uma das doenças mais graves e um dos primeiros sintomas que aparecem são os olhos inchados. Dependendo do prognóstico, o veterinário prescreverá antibióticos, anti-inflamatórios e tudo o que for necessário para resolver o problema.

Vermes oculares

Esse problema é chamado de telaziose e tanto vermes adultos quanto larvas habitam o globo ocular do cão, causando lacrimejamento excessivo, conjuntivite, edema e inflamação das pálpebras, levando à cegueira. O sintoma de lacrimejamento é bastante comum quando há inflamação, indo além de apenas os olhos inchados. Esse quadro também é perigoso e precisa ser tratado com a ajuda de um profissional.

Blefarite

Este é o nome dado às pálpebras inchadas em cães ou em qualquer outro animal. Diante disso, você notará que os olhos do seu cão secretam líquido purulento e que estão inchados e irritados.

As causas podem variar entre atopia, sarna, doenças autoimunes, hipotireoidismo ou infecção por estafilococos. Neste último caso, é comum ver pequenos grãos esbranquiçados e o cão ficar com o olho inchado e branco.

Se, por outro lado, você se pergunta “por que meu cachorro não consegue abrir um olho?”, a resposta é porque o fluido purulento que é produzido faz com que os olhos fiquem grudados. Portanto, a região deve ser bem lavada antes de aplicar o tratamento que, normalmente, consiste na administração de antibióticos receitados pelo veterinário.

Ceratite infecciosa

A ceratite infecciosa consiste na inflamação da córnea e pode ser vista no olho como uma nuvem, uma vez que faz com que a córnea perca sua transparência ou tenha uma secreção amarelada.

Nesse caso é comum que o cão esfregue constantemente o olho com as patas, porque o machuca e incomoda. Diante disso, o tutor também tem que levar o pet ao veterinário e ter em mente que esses sintomas indicam que a ceratite é uma das causas mais prováveis. O tratamento é baseado na administração de antibióticos.

3. Machucado

Às vezes, mesmo que você não tenha visto, seu cão pode ter sido atingido por algum objeto enquanto brincava. Nesse caso, você pode limpar a região com gaze e água um pouco fria. Se você notar que a inflamação não diminui, vá ao veterinário para examiná-lo.

Além dos machucados, é possível que tenha entrado ou enfiado algo no olho. Se houver uma ferida ou algo preso no olho, vá ao veterinário para que ele possa extrair o corpo estranho sem causar danos à visão do seu cachorro.

4. Inflamação da terceira pálpebra

Outro problema que pode causar inchaço nos olhos dos cães é a inflamação da terceira pálpebra, parte responsável por proteger a córnea e se torna visível quando sai.

Quando ela se exterioriza, geralmente é devido a uma lesão ou alteração ocular, embora também possa ser um sintoma de uma patologia que ocorre em outra parte do corpo do cão. Essa situação faz com que o animal fique com os olhos inchados, vermelhos e um pouco saltados para fora.

Diante disso, procure rapidamente o veterinário para examinar o animal e determinar a causa e o melhor tratamento.

O que fazer?

A maioria dos quadros que levam o animal a apresentar olhos inchados, só podem ser tratados com a ajuda do médico veterinário. Tentar tratar em casa pode fazer com que a situação piore consideravelmente. No entanto, você pode seguir estas dicas para amenizar a situação caso o seu bichinho fique com os olhos inchados. Confira:

  • O que você pode fazer para acalmar o desconforto do pet, é limpar os olhos com uma gaze molhada em soro fisiológico ou com camomila. No caso de uma alergia, isso irá muito bem e acalmará a coceira e a inflamação;
  • Se o seu cão tem secreção de pus nos olhos, você pode limpar com gaze e soro fisiológico, isso ajudará o cachorro a abrir as pálpebras;
  • Verifique o olho do seu cão para ver se há algo dentro. Se sim, jamais tente remover em casa, pois você pode até mesmo causar cegueira no animal;
  • Verifique se há parasitas no pelo do seu cão e confira a data da última vermifugação e também de todas as vacinas. Boa sorte!

Comentários