Barriga do cachorro fazendo barulho: o que pode ser?

Há diversos motivos que levam a barriga do cachorro fazer barulho. Veja quais são as causas, quando se preocupar e como evitar
shihtzu deitado com barriga pra cima

Ao estar perto do seu pet, você já escutou a barriga dele fazendo algum tipo de barulho?

O barulho na barriga do cachorro pode estar sendo causado por diversos motivos, logo, é importante acompanhar a rotina do animal para ver o que está motivando os sons na barriga dele. No geral, os barulhos são naturais e quase nunca representam algo muito sério.

Entretanto, quando se tornam muito frequentes ou vêm acompanhados de outros sintomas, é bom investigar com a ajuda de um médico veterinário. Os sons podem estar querendo indicar que algo está errado com a rotina ou saúde do seu amigo.

Se a barriga do seu amigo de quatro patas anda fazendo barulho e você está preocupado tentando descobrir a causa, não se preocupe. Neste artigo vamos mostrar alguns possíveis causadores desses sons. Além disso, contaremos quais são as soluções que podem ser tomadas para tratar o quadro. Acompanhe até o final!

Quando a barriga do cachorro faz barulho?

O ruído na barriga dos cães, na maioria das vezes, são normais e inevitáveis. Esses sons são resultado dos processos fisiológicos que acontecem no corpo do animal, ou seja, são as contrações dos órgão do sistema gastrointestinal que empurram o bolo alimentar. Além disso, esses sons também podem ser causados durante o processo de digestão dos alimentos, pois a comida que o bichinho ingeriu está sendo fermentada.

Esse processo de fermentação resulta nos gases intestinais, que também fazem com que a barriga do peludo emita diversos sons. E quando esses gases não são liberados e ficam presos no sistema gastrointestinal, a barriga do cachorro acaba fazendo ainda mais barulho.

Sendo assim, esses sons podem estar sendo gerados por uma alimentação não muito ideal e correta para o bichinho, podendo ser uma possível causa, mas não a única.

Quando o animal come muito rápido ou apresenta algum tipo de intolerância alimentar, os sons tendem a ser mais frequentes. No geral, esse tipo de intolerância acontece com os cães que seguem uma alimentação natural, ou seja, rica em frutas, verduras e legumes.

Mas em alguns casos os cães podem não estar conseguindo digerir a ração de maneira correta, principalmente se ela não for de boa qualidade e rica em proteína.

E além disso, assim como acontece com os humanos, a barriga dos cães também tende a fazer barulho quando eles estão com fome. Logo, esses sons podem estar indicando que ele não está se alimentando como deveria ou que a alimentação dele não está fornecendo a ele a quantidade de proteínas, vitaminas e minerais que ele precisa.

É muito importante estar atento a essa questão, uma alimentação não adequada pode causar problemas que vão muito além dos barulhos na barriga.

Causas do barulho na barriga dos cães

  • Intolerância alimentar;
  • Alergia alimentar;
  • Ele está com fome;
  • Gases;
  • O animal está impossibilitado de fazer a digestão correta do alimento;
  • O cachorro come rápido demais;
  • Mal funcionamento do sistema gastrointestinal;
  • Doenças no estômago ou intestino.

Barriga do cachorro fazendo barulho: o que fazer

Para conseguir conter o barulho, é importante que você já tenha em mente o que pode estar causando esses sons. Portanto, tente avaliar a rotina do cãozinho para talvez conseguir identificar o motivador desses sons. Além disso, alguns passos podem te ajudar bastante a diminuir o famoso “ronco” na barriga do seu pet. Confira:

Faça com que ele coma mais devagar

Divida a comida dele em várias porções durante o dia para evitar que ele coma muito rápido, dessa maneira ele irá conseguir digerir o alimento melhor. Engolir a ração por inteiro é uma das razões para que a barriga do pet emita muitos sons, pois o sistema gastrointestinal não está conseguindo processar o alimento.

Evite alimentos crus

Se o seu cachorro segue uma alimentação natural e os barulhos na barriga andam frequentes, é importante tentar evitar os legumes e vegetais crus. O alimento quando é cru tende a ter fibras em excesso, logo, podem favorecer a formação de gases no estômago na hora da fermentação do alimento, por isso é importante diminuir a quantidade ou evitá-los.

Invista em atividades físicas

A pratica de atividades físicas ajuda muito para que haja um bom funcionamento do organismo do cãozinho, além de ajudá-lo a expelir os gases. Logo, comece com caminhadas leves e depois faça com que ele pratique algumas outras atividades como pular e correr.

Quando devo me preocupar com o barulho?

O barulho na barriga dos cães passa a ser preocupante a partir do momento que começa a acontecer com muita frequência e vem acompanhado de outros sintomas, como a diarreia, prisão de ventre, vômitos, perda de apetite e a barriga inchada.

A melhor maneira de descobrir o causador do problema e tratar o animal, é indo ao médico veterinário. Apenas o profissional conseguirá identificar a causa correta e descartar possibilidades mais sérias, como a doença no estômago ou intestino.

Além disso, em alguns casos, como a constipação intestinal, é necessário fazer o uso de medicamentos. Logo, se o barulho na barriga do seu cãozinho está te preocupando, não tente nenhuma solução em casa, como remédios caseiros, por exemplo, pois podem piorar ainda mais a situação do seu cachorro.

Por outro lado, se o barulho acontece logo após ele comer e o animal apresenta estar bem, você não precisa se preocupar tanto. Mas é importante a ajuda de um profissional para descartar a possibilidade de doenças mais sérias e intolerâncias alimentares. Boa sorte!

Comentários