Café faz mal para cachorro? Faz!

Café, chás, refrigerante e até chocolate contêm cafeína, uma substância perigosa para cães. Nesse artigo você poderá tirar todas suas dúvidas.
cachorro em pé na mesa com duas xícaras

Dependendo da quantidade de café ingerida pelo pet, ele pode ficar intoxicado e ir a óbito rapidamente. Logo, os tutores precisam estar atentos

Como tutores de cães, estamos constantemente buscando entender quais são os alimentos que podemos oferecer para os nossos pets sem oferecer riscos à saúde deles. Existem diversas frutas, verduras e legumes que podem ser incluídas na dieta dos cães, como tomate e banana, essas são ricas em vitaminas e minerais e podem ajudar a melhorar ainda mais a saúde dos peludos.

No entanto, existem alguns tipos de alimento tóxicos para cães que contém substâncias extremamente perigosas para eles, como o café. A bebida é rica em cafeína e pode ser considerada um veneno para os cachorros devido ao alto poder que tem em intoxicar rapidamente os peludos. Além disso, alimentos que contém cafeína, como balas, chás e outros tipos de bebida, também pode ser considerados altamente tóxicos. 

Por isso, é muito importante que o tutor pesquise sempre antes de tentar oferecer qualquer tipo de alimento ou bebida para os cãezinhos. É importante lembrar que por mais que eles possam comer algumas comidas que os humanos também comem, o organismo deles é bem diferente do nosso. Logo, os pets muitas vezes não conseguem digerir diversos tipos de alimento. Fique atento!

Neste artigo nós vamos te explicar de maneira simplificada o porquê do café ser tão tóxico e perigoso para os cães. Além disso, vamos listar para você alguns outros tipos de alimentos e bebidas que são ricos em cafeína e que você deve tomar bastante cuidado. Afinal, a saúde do seu pet deve ser sempre priorizada. Acompanhe até o final!

Por que o café faz mal para os cães?

A cafeína normalmente atinge o sistema nervoso e o coração das pessoas, em alguns casos ela pode causar dores de cabeça, enjoos e vômitos se ingerido em grande quantidade.

Com os cães não é diferente, mas para eles pode ser ainda pior. O organismo dos cachorros não consegue tolerar e digerir a cafeína, logo, em grandes doses, o café pode ser fatal para os nossos pets.

Além da sensação de euforia que o café pode causar nos cães, a substância pode levar o pet a ter taquicardia e problemas urinários graves. E o tutor não deve jamais nem tentar experimentar oferecer o café para o animal, pois além de perigosa, a cafeína pode fazer com que o bichinho fique dependente e crie o hábito de querer tomar o café. Logo, não ofereça de maneira alguma café para os cães.

O café pode ser ainda mais perigoso para os cães de pequeno porte, pois a resistência desses animais para a cafeína é muito menor se comparado a um cachorro de grande porte, como um Pit Bull, por exemplo. Logo, raças como Yorkshire, Shih Tzu, Chihuahua, Lhasa Apso e vários outros podem se intoxicar mais rapidamente.

Um exemplo simples disso é que a cafeína pode ser fatal para esses pets dependendo da quantidade. Se o animal ingerir 150 miligramas de cafeína por 2,2 quilos de peso corporal ele pode ir a óbito facilmente. Além disso, uma xícara de café pode conter 100 miligramas de cafeína. Tenha muita atenção e cuidado com o seu pet!

Alimentos que contêm cafeína 

Não é apenas o café que pode ser perigoso para os cães. Logo, alimentos que contêm cafeína podem ser extremamente prejudiciais para a saúde do seu amigo peludo. Para facilitar, fizemos uma lista dos principais alimentos que possuem cafeína e podem oferecer riscos. Confira abaixo: 

Chá mate e chá verde

Os chás são bebidas muito saudáveis e saborosas. No entanto, existem alguns tipos de chás que possuem uma dose considerável e até mesmo alta de cafeína, como o chá mate e o chá verde. Em 200 ml de chá verde e chá mate, é possível encontrar cerca de 30 miligramas de cafeína. É uma dose bem menor de cafeína se compararmos ao café, mas mesmo assim essas bebidas não devem ser oferecidas aos cães.

Refrigerantes 

O refrigerante pode ser muito prejudicial para a sua saúde e também para o seu pet. Além dos altos níveis de cafeína encontrados nos refrigerantes a base de cola ou guaraná, essas bebidas possuem um nível altíssimo de açúcar, podendo causar dependência e diabetes no futuro. A diabetes canina é um quadro grave e muito comum em cães, fique atento!

Chocolate 

A cafeína também pode ser encontrada em vários tipos de chocolate, logo, esse alimento deve ser proibido. Além da cafeína, o chocolate possui teobromina, outra substância tóxica e perigosa para os animais Ela causa intoxicação no animal tal como a cafeína, por isso, mesmo que o seu cãozinho goste desse alimento, não dê a ele chocolate.

Sinais de intoxicação por cafeína 

Caso o seu cãozinho tenha ingerido cafeína sem que você percebesse, você deve estar atento aos sinais de que ele pode dar. A cafeína após entrar no organismo do pet, pode começar a dar reações negativas cerca de duas horas depois. Logo, é muito importante que você busque levá-lo ao médico veterinário antes mesmo que os sintomas apareçam. 

Os sinais de intoxicação por cafeína são: tremores, taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), vômitos, agitação e inquietude e em alguns casos, ataques epiléticos. Não tente dar nenhuma outra substância em casa para resolver o problema, apenas um profissional poderá ajudá-lo da maneira adequada. 

No veterinário, o profissional tentará induzir o vômito para que o cãozinho possa colocar toda a substância para fora o mais rápido possível. Você não deve tentar fazer isso em casa pois você pode facilmente machucar o animal. Em casos mais graves, o veterinário terá que utilizar medicamentos para conseguir controlar a frequência cardíaca e pressão do animal.

Evite a cafeína sempre!

O segredo para que o seu cãozinho não se interesse pela cafeína é você jamais apresentar para ele essa substância e os alimentos que possuem cafeína. Ao fazer isso, você estará garantindo a saúde e o bem-estar do seu cãozinho. Caso queira oferecer algo diferente para o pet, opte por frutas, legumes e verduras permitidos. Boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *