Roupa para cachorro: quando e como usar

Se usadas de forma adequada, as roupas para cachorro podem ser uma grande aliada dos pets. Saiba qual o modelo, material e quando usar.
Dachshund com roupa na janela

Seja para passear num dia frio ou para tirar uma foto e postar nas redes sociais, as roupas para cães são uma forma divertida de demonstrar o nosso amor pelos pets. Elas podem ser fofas e criativas ou apenas quentinhas.

Seja como for, as roupas para cachorros são um assunto polêmico entre os tutores, havendo aqueles que defendem que elas não fazem mal algum aos animais e aqueles que defendem que as roupas são desnecessárias ou mesmo prejudiciais aos cães.

Neste artigo, você poderá entender se é adequado colocar roupas no seu cachorro e quais as ocasiões em que é possível fazer isso. Você também verá dicas de como escolher e colocar as roupas no cachorro e, ainda, dicas de roupas baratas e criativas, que você mesmo pode fazer em casa.

Quando colocar roupa no seu cachorro

Muitas pessoas acreditam que os cães não precisam de roupas porque eles já tem pelos, enquanto outros acreditam que vestir roupas sempre será algo desconfortável para os cães. Essas duas ideias, no entanto, estão equivocadas.

De fato, as raças de pelo longo estão bem protegidas contra o fio e muito provavelmente não vão precisar usar roupas para se manterem aquecidas. As raças de pelo curto, por seu lado, estão menos protegidas contra o frio e podem sim se beneficiadas com o uso de roupas durante o inverno.

Também não é verdade que os cães sempre se sentem desconfortáveis com as roupinhas. Em algumas situações, eles podem se divertir com a brincadeira de colocar roupas e se sentirem felizes com a atenção que recebem dos donos. Ele pode nem se incomodar ou mesmo sentir prazer se as roupas forem confortáveis, feitas de um material e tamanho adequado.

Veja a seguir as ocasiões em que está liberado colocar roupas no seu cachorro.

Nos dias frios

Nos dias mais frios, os cães de pelo curto podem necessitar de roupas para se manterem aquecidos. Observe os sinais de que ele está sofrendo com o frio, como tremores, agitação e procurar cantinhos da casa para se esconder do frio.

Sem desconforto

Se o seu cachorro não demonstrar sinais de desconforto com a roupa, como tentar arrancá-la, mordê-la, latir ou gemer.

Nas sessões de fotos

Quando você quiser tirar fotos com o seu cachorro. Lembre-se de brincar com ele e de dar petiscos enquanto tira as fotos, pois assim ele ficará mais confortável. É recomendável que as sessões de fotos também não sejam muito longas.

Em datas especiais

Em datas especiais, como o Halloween ou o aniversário do cachorro, colocar fantasias nele pode ser bem divertido.

Para proteger a pele

Quando o seu cachorro estiver sofrendo problemas de pele ou tiver feito cirurgias, colocar uma roupa pode ser bom para a saúde dele. Lembre-se apenas de consultar o veterinário sobre a roupa mais adequada.

Para acalmar

Quando seu cachorro estiver sofrendo com um problema emocional, como medo, estresse ou depressão, colocar uma colete calmante pode melhorar o estado emocional dele.

Quando não colocar roupa no seu cachorro

As situações em que não é recomendável colocar roupa no seu cachorro são basicamente o inverso daquelas que listamos acima.

  • Nos dias quentes ou se o seu cachorro tiver muito pelo
  • Se o seu cachorro demonstrar desconforto, dor ou sofrimento ao colocar a roupa
  • Se o pelo do seu cachorro estiver embaraçado ou tiver nós, colocar uma roupa pode piorar o problema
  • Se houver ferimentos, inchaços ou outros problemas na pele e em outros órgãos do cachorro, a roupa, dependendo do material, pode ser prejudicial

Além dessas ocasiões, lembre-se de que usar a roupa por muito tempo pode ser desagradável para o seu cachorro, mesmo que ele não demonstre isso. Você também precisará tirar a roupa para escovar, limpar ou tosar o pelo do cachorro e também para lavá-la. Lembre-se manter a roupa limpa e seca, pois uma roupa de cachorro suja ou úmida pode favorecer a infestação por parasitas, como pulgas e carrapatos.

Escolhendo a roupa do seu cachorro

Alguns aspectos são importantes na hora de escolher a roupa para seu cachorro:

  • Escolha um material leve e confortável, como lã, algodão, malha ou feltro
  • Certifique-se de que seu cachorro não tem alergia ao material. Os sintomas da alergia incluem espirros, coceira, vermelhidão, inchaço e em alguns vômito e diarreia também
  • Não escolha uma roupa muito justa ou muito frouxa. As roupas justas são desconfortáveis e podem causar até asfixia, enquanto as roupas frouxas podem cair facilmente e atrapalhar a mobilidade do seu cachorro
  • Não escolha roupas com partes pequenas, que podem ser engolidas, ou partes duras, cortantes ou que possam ferir de alguma forma o cachorro
  • Lembre-se de tirar as medidas para escolher ou fazer a roupa ou, se possível, levar o cachorro na hora de comprar, para se certificar que a roupa serve e agrada ele

Como acostumar seu cachorro a usar a roupinha

Um cachorro que nunca usou uma roupinha pode reagir mal quando você colocá-la nele. Ele também pode estranhar uma roupinha nova ou muito diferentes da que ele está acostumado a usar. Por isso, separamos algumas dicas para fazer o seu cachorro se acostumar à roupa:

  • Comece colocando roupas pequenas e leves, como coletes. Retire a roupa assim que perceber que o cachorro está desconfortável
  • Coloque a roupa apenas por pouco tempo e vá aumentando esse tempo conforme o cachorro se acostuma
  • Dê petiscos ao seu cachorro quando ele estiver vestido com a roupa, pois assim ele vai associar a roupa a algo positivo
  • Outro excelente reforço positivo é colocar a roupa na hora de passear. Ele provavelmente estará tão feliz que nem vai ligar para a roupinha

É possível fazer o cachorro se acostumar à roupa mas, em todo caso, o mais recomendável é respeitar a vontade do pet. Se o seu cachorro rejeitar a roupa, mesmo quando estiver sentindo frio, o melhor é não insistir. Do contrário, você pode deixá-lo bem incomodado e até agressivo.

Roupas de cachorro que você mesmo pode fazer

Há várias opções de roupas para cachorro disponíveis nos pet shops, desenvolvidas especialmente para nossos amiguinhos. Entretanto, se você deseja economizar na roupinha ou apenas deseja dar o seu próprio toque ao acessório, é possível fazer roupas para cachorro com materiais que você já tem em casa.

Entre os materiais que podem ser usados, destacamos:

  • Blusas de lã ou algodão que você não usa mais. As mangas das blusas podem se tornar ótimos agasalhos para cães de porte pequeno, ou você pode usar a blusa inteira, caso o cachorro seja grande
  • Calças leggings, por serem bastante elásticas
  • Moletons. As mangas ou pernas também são boas para fazer roupas pequenas
  • Meias, toucas, fronhas, lençóis, etc.

Você também pode comprar tecidos, como malhas e feltro, para fazer a roupa do cachorro, ou também pode tricotá-la, de modo a obter um agasalho bonito e perfeito para o inverno, além de proteções extras durante a estação. Lembre-se de tirar todas as medidas do cachorro e de provar a roupa nele antes de terminar.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *