Por que cachorro levanta a pata para fazer xixi?

Os motivos pelos quais os cães levantam a pata para fazer xixi vão muito além de que um simples hábito. Descubra e surpreenda-se!
Cachorro fazendo xixi

É bem verdade que a maioria dos cães machos levantam a pata para fazer xixi. Basta o cachorro ver um poste, pneu, parede ou qualquer outro objeto que ele vai até lá deixar a sua marca. Quando filhotes, eles fazem o xixi sentados mas ao atingirem a puberdade, entre os 6 meses até 1 ano de idade, os cães começam a levantar a pata para urinar. Mas por qual motivo os cachorros fazem isso? Provavelmente você já deve ter feito essa pergunta para si mesmo. A resposta está neste artigo. Confira!

Porque os cães levantam a pata para fazer xixi?

Levantar a pata para fazer xixi é um tipo de comportamento que a maioria das cadelas não têm e por incrível que pareça, nem todos os machos também. Afinal, isso não é essencial para que o cachorro consiga fazer suas necessidades. Esse comportamento vai muito além disso!

Levantar a perna para urinar tem tudo a ver com a maneira como os cães se comunicam e também se comportam. Esse é um método pelo qual os cães marcam seu território e uma forma de marcar algumas áreas com seu cheiro, isto é, uma maneira de um cachorro avisar para o outro quem “manda” no pedaço, afinal, os cães são animais extremamente territorialistas. Por isso, esse comportamento deixa claro para os outros cães que essa área está sendo ocupada, evitando confrontos desnecessários.

Outro aspecto da comunicação dos cães é o incrível olfato que possuem, logo, ao fazer o xixi com a perna levantada, contribui para que o odor e também a urina se espalhem pelo ambiente, tornando o cheiro mais forte e alcançando mais regiões.

Você sabia que os cães têm cerca de 40 a 100.000 vezes mais capacidade de detecção olfativa do que os humanos? Alguns especialistas sugerem que esse sentido é tão aguçado, que consome 30% da função cerebral canina (em oposição aos 5% estimados no cérebro humano). Agora você entende o porque levantar a perna para fazer xixi e espalhar o cheiro deles por todo ambiente é tão importante e eficaz para eles?

A ciência explica!

lulu da pomerânia fazendo xixi

O xixi de cachorro contém feromônios, isto é, moléculas de odor microscópicas que possibilitam que outros animais percebam que um cachorro esteve naquela área. Portanto, o levantar da pata permite ao cão “colocar sua marca” mais perto do nível do nariz de outros animais e até mesmo humanos.

Muitos cães urinam sobre a marca de outro cão para comunicar sua presença, como se estivessem brigando por aquele local. Entretanto, estima-se que 60% dos cães castrados poderão parar de levantar as patas para fazer xixi após o procedimento e muitos perderão a necessidade de disputar território como o instinto natural propõe.

No entanto, é importante ressaltar que nem sempre a cirurgia consegue fazer com que o pet pare totalmente com esse comportamento, principalmente se for após os 4 anos de idade. Quando castrado adulto, o animal muitas vezes já desenvolveu esse hábito, indo para além dos hormônios. Logo, se você deseja que o seu pet não desenvolva esse comportamento, castre-o o quanto antes.

Interessante, não é mesmo? Agora você já sabe que esse comportamento dos cães tem um propósito e que os animais são seres realmente fascinantes!

Comentários