Doberman: 9 fatos incríveis que você não esperava sobre a famosa raça alemã

Com a aparência robusta e imponente, o doberman é um cão inteligente, leal e até mesmo carinhoso. Veja as curiosidades incríveis sobre a raça
Doberman deitado na grama

Membro do grupo dos pinschers, o dobermann é um cachorro bastante inteligente e leal. Esse cão faz de tudo para proteger sua casa e família, portanto, pode ser uma animal dominador, com uma personalidade forte e diferente de outras raças. Por isso, quem pensa em ter esse pet em casa, precisa estar ciente que o adestramento fará parte da rotina dele.

Com o pelo sedoso, esse cãozinho conquista muitas pessoas, inclusive famosos, devido ao seu porte elegante e único. E se você ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre o dobermann, está no lugar certo.

Neste artigo vamos mostrar as 9 principais curiosidades sobre o dobermann, como é a saúde desse animal e o preço médio da raça no Brasil. Acompanhe até o final.

9 características e curiosidades sobre o dobermann

1. A raça surgiu na Alemanha 

Os dobermanns foram criados em 1890 na Alemanha por Karl Friedrich Louis Dobermann, um cobrador de impostos. Karl queria um cachorro que fosse companheiro e um bom cão de guarda para mantê-lo seguro durante o seu trabalho. Então, acredita-se que o cobrador tenha cruzado as raças pastor alemão, pinscher, rottweiler e o greyhound para originar o dobermann no final do século 19. Com um porte elegante, corajoso e bastante inteligente, a raça foi reconhecida em 1900 pelo American Kennel Club (AKC). 

2. Ele tem uma personalidade complicada 

O dobermann é um animal que precisa de adestramento ainda filhote para que ele tenha uma afinidade com o tutor. A necessidade de treino é muito importante devido à personalidade do dobermann, um cachorro energético e que o tutor pode sentir dificuldade em controlá-lo, pois ele tende a ter um perfil de liderança, não gostando muito de seguir ordens. O lado bom é que por ser um animal inteligente, ele não tem dificuldade em ser adestrado quando filhote.

3. O tutor precisa ter força e disposição

O dobermann é um cachorro com muita energia e força, logo, para manter sua saúde e disposição ele precisa de um nível alto de atividades físicas. Por isso, o tutor precisa ter muita disposição para proporcionar o nível de exercícios que o dobermann exige. Apenas caminhadas não são suficientes, essa raça precisa ter o hábito de realizar treinamentos e brincadeiras, assim ele se sente ocupado e satisfeito, evitando o estresse canino. 

4. Ótimo cão de guarda

O dobermann é um excelente cão de guarda e trabalha com a polícia em diversos países pelo mundo. Em 2001, vários cães da raça ajudaram no resgate de vítimas da tragédia das Torres Gêmeas, nos Estados Unidos. Além disso, em 1945 eles atuaram como soldados na Guerra de Okinawa, no Japão. Por essa razão os dobermanns ganharam um memorial na Ilha de Guam, no Oceano Pacífico. 

5. Famoso também nos cinemas 

Os cães da raça dobermann também brilham nos cinemas, logo, não é muito difícil encontrar esses cães em algum filme de ação policial. Entretanto, a aparição mais famosa da raça é no filme “Up – Altas Aventuras”, com o personagem Alfa. No filme, o cãozinho é o líder de uma matilha de cães enviada para capturar um pássaro raro na América do Sul.

6. O dobermann ganhou um clube

Os primeiros dobermanns foram enviados para os Estados Unidos no início do século 20, logo, o cãozinho ficou famoso e desejado pela maioria das famílias americanas. Ao decorrer do tempo, o dobermann foi o preferido em competições caninas e ganhou um clube em sua homenagem, o Doberman Pinscher Club Of America.

7. Dobermann X Pinscher 

A maioria das pessoas tendem a achar que o dobermman e o pinscher são a mesma raça, apenas com uma variação de tamanho. Mas na realidade eles apenas pertencem ao mesmo grupo, já que o pinscher foi usado no cruzamento que originou o dobermann. Por esse motivo, eles têm características físicas muito semelhantes, mas a personalidade dos dois é diferente. 

8. São silenciosos

Diferente dos seus “parentes” distantes pinschers, os cães da raça dobermann são muito silenciosos e só latem quando é realmente necessário, por isso é um excelente cão de guarda. Além disso, é importante lembrar que esse cãozinho não deve ser criado em espaços pequenos, como os apartamentos, devido ao acúmulo de energia.

9. Cara de mau

Embora os dobermanns tenham uma expressão séria, eles são animais carinhosos e leais com a família. Por isso, eles precisam de atenção e cuidado, sendo que não podem ficar sozinhos por um longo período de tempo. Mas para que ele possa aprender a lidar com a ausência dos tutores e conviver com outros animais e crianças, sem desenvolver um comportamento agressivo, é necessário um treinamento ainda quando filhote.

Como é a saúde do dobermann?

Quando o assunto é a saúde do dobermann, os cuidados devem começar com o pelo dele. Por isso, as escovações no pelo dele devem ser diárias, entretanto, os banhos devem ser dados apenas quando necessário. Essa raça é bastante limpa e com a pele um pouco sensível, por isso o tutor deve ter cuidado e deve secar bem os pelos dele após os banhos.

Além disso, esse cãozinho também pode apresentar problemas no coração , logo, o tutor deve levar o dobermann ao veterinário com frequência. E ele tende também a apresentar alguns problemas no quadril, como a displasia, por ser um animal de grande porte, ele pode chegar até aos 72 centímetros. A alimentação também deve ser de qualidade tendo em vista que ele é um cachorro muito ativo e cheio de energia. Esteja preparado para fazer uma rotina de passeios e brincadeiras com ele.

Qual o valor do dobermann no Brasil?

Um cãozinho desse no Brasil não é muito barato, um filhote de dobermann pode custar entre R$ 2.000 a R$ 7.000. Além disso, é muito importante que você encontre um canil oficializado para comprar a raça. Boa sorte!

Comentários