Casinha de cachorro: saiba qual é a ideal para o seu pet

A casinha de cachorro ideal vai depender de diferentes fatores. Neste artigo nós vamos te ajudar a escolher a que melhor se adequará ao seu pet. Confira!
pug dentro da sua casinha de madeira

A casinha ideal para o seu cachorro vai depender do porte, raça e até mesmo comportamento. Para escolher o objeto, não vale apenas considerar a estética da casinha

A nossa casa é um lugar seguro, onde nós relaxamos e descansamos. Na maioria das vezes, quando algo ruim acontece conosco, temos a imediata vontade de nos refugiarmos em nosso lar para ter de volta a sensação de segurança. E com os cães não é diferente, logo, a casinha é um dos ambientes mais importantes para o bem-estar físico e mental do animal. 

A casinha do cachorro simboliza para ele um lugar de paz e refúgio. Por isso, quando ele quer descansar ou ter um momento sozinho, o pet procura ficar no espaço dele, ou seja, a casinha.

É importante salientar que mesmo que o cãozinho viva no mesmo ambiente que os tutores, ele precisa de um espaço só dele, assim como nós temos a nossa cama.

Além da casinha, o tutor pode buscar colocar outros objetos e montar um espaço apenas para o cachorro. Nesse ambiente você pode colocar os brinquedos, vasilhas de comida e outros acessórios do pet.

Esse ambiente é muito importante para que o animal tenha o seu espaço, principalmente se o cãozinho vive no ambiente externo. Dessa forma, ele vai usar o local para se abrigar do sol e da chuva, brincar e se sentir mais seguro.

Mas é importante salientar que escolher a casinha do cachorro não é simples, pois existe um tipo ideal para cada pet, podendo variar de acordo com o porte e até mesmo com o comportamento do animal. Por isso, neste artigo nós vamos te ajudar a escolher a casinha ideal para seu amigo de quatro patas. Acompanhe!

O lar ideal para o seu pet

O estilo de vida das pessoas têm mudado bastante ao decorrer dos anos, logo, muitos tutores estão se mudando para apartamentos e deixando as casas para trás. Com isso, as casinhas para cachorro estão sendo desconsideradas devido ao pequeno espaço dos novos ambientes. Mas é importante lembrar que independente de onde você viva, o seu pet precisa ter uma casinha e espaço apenas para ele.

Escolher a casinha ideal nem sempre é algo tão simples assim. Para que o animal se sinta bem, a escolha da casinha precisa ser bem feita. Logo, não basta apenas escolher o objeto levando em consideração a estética.

A raça do animal, porte e até mesmo o comportamento dele devem ser levados em consideração. Afinal, o cachorro irá usar aquele ambiente para se proteger e não vai levar em consideração a beleza da casinha. 

Caso você não escolha o ambiente ideal para o cãozinho, pode acontecer dele acabar ficando estressado e até mesmo com medo de algumas situações, uma vez que aquele ambiente não será confortável o suficiente para ele. Por isso, os mínimos detalhes são importantes, como o material que ela é feita.

Veja também: Cachorro com medo de fogos de artifícios

Confira alguns pontos essenciais antes de comprar a casinha de cachorro:

Escolha bem o tipo do material da casinha

Na hora de pensar no material, é importante que você leve em consideração como é o clima da cidade em que mora. Alguns materiais são melhores para o frio e outros para o calor. Além disso, você deve pensar onde a casinha vai ficar, se será em um ambiente externo ou interno. Alguns materiais podem superaquecer e incomodar o cachorro. 

Se você vive em um local frio, as casinhas para cachorro de madeira são as mais recomendadas, pois o material é um tipo de isolante térmico. Além disso, se a casinha for colocada do lado de fora, tende a proteger o animal do sereno e das quedas bruscas de temperatura.

No entanto, se o local onde você mora chove com frequência, a madeira pode não ser uma boa escolha. Esse material tende a absorver a umidade com muita facilidade, podendo apodrecer e até mesmo ficar com um mau cheiro, incomodando o pet. 

As casinhas de cachorro feitas com o plástico, são mais resistentes à chuva e aos ambientes úmidos. No entanto, o material pode superaquecer em cidades muito quentes ou esfriar demais em cidades mais frias, logo, é preciso ter cuidado ao escolher a casinha de plástico.

Esse tipo de material não tem um isolamento térmico, então ele acompanha as temperaturas. Para evitar que ela fique muito quente e cause mal ao cachorro, procure deixá-la dentro de casa ou em algum local com sombra.

Proteja a casinha com outros materiais 

Além da escolha do material, é importante que você coloque dentro da casinha cobertores, almofadas ou algo que possa aumentar o conforto do seu pet, como uma cama para cachorro.

Caso você more em uma cidade fria e opte pela casinha de plástico, é essencial que você coloque dentro do ambiente uma cobertinha para que o animal possa se aquecer quando precisar. Com a madeira você pode fazer o mesmo. 

Mas se você viver em uma cidade onde as temperaturas são altas, compre apenas um lenço e um almofadinha para aumentar o conforto do animal, sem que ele sinta calor.

Lembre-se! O animal tem os pelos por todo o corpo, logo, um cobertor em uma cidade quente pode fazer com que ele não queira ficar dentro da casinha.

Leve em consideração o porte do animal

Independente do tamanho do seu pet, a casinha deve ser sempre maior que ele, pois o animal precisa de espaço para descansar. Viver no aperto não é confortável para ninguém. Logo, mesmo se o animal for de pequeno porte, como um Shih tzu ou um Chihuahua, compre uma casinha maior para ele. Desse modo, a sensação de proteção e conforto será ainda melhor para o animal.

E para não errar de jeito nenhum no tamanho, tire as medidas do seu pet ou leve-o até a loja para fazer o teste na casinha. E lembre-se: o tamanho ideal da casinha é quando o cachorro consegue ficar em pé e se locomover sem dificuldade dentro do ambiente.

Agora que você já sabe como escolher a casinha ideal para o seu pet, coloque vários brinquedos e objetos que ele goste dentro dela. Dessa forma, ele logo vai se sentir bem com o seu mais novo espaço.  Boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *