Chá de camomila para cachorro: saiba os benefícios e como oferecer

Ofereça corretamente a camomila ao seu cão e desfrute dos diversos benefícios que essa erva pode trazer para o animal

cha de camomila

Um produto básico de longa data da medicina popular, a camomila é uma erva calmante encontrada em uma série de produtos de saúde e bem-estar, incluindo chás, suplementos, óleos essenciais, sabonetes e loções. Uma vez que muitos de nós usamos camomila para ansiedade com poucos ou nenhum efeito colateral, é compreensível se você estiver se perguntando: os cães também podem tomar chá de camomila?

Sem dúvidas, é importante entender se eles realmente podem consumir a bebida e quais são seus benefícios ou riscos para a saúde, efeitos colaterais potenciais e a melhor dosagem de camomila para cães. Está pronto para descobrir tudo isso? Então leia o artigo até o final!

Os cães podem consumir a camomila?

Os cães podem tomar chá de camomila quando oferecido na dosagem indicada pelo veterinário e se o seu não apresenta nenhuma alergia. No geral, duas a três xícaras por semana é a quantidade ideal. Dependendo das necessidades do seu cachorro, você pode dar a camomila em pó, cápsula, líquido frio ou até mesmo uma barra de suplemento com infusão.

Como faria com qualquer outro medicamento ou suplemento, certifique-se de consultar o seu veterinário antes de adicionar camomila à dieta do seu cão. Cães ansiosos e estressados, por exemplo, podem precisar consumir uma quantidade maior do que os pets que não enfrentam esses problemas. Para um filhote com pele inflamada, você também pode aplicar diretamente a camomila em um óleo tópico, pomada ou creme.

O que é a camomila?

Com um sabor delicadamente doce e floral, a camomila é uma das ervas medicinais mais populares da história da humanidade. É derivado da flor seca da espécie Maricaria, um membro da família das margaridas.

Acredita-se que os efeitos calmantes da camomila vêm de compostos naturais de plantas chamados terpenóides (que derivam de terpenos) e flavonóides, que combatem a inflamação e os radicais livres prejudiciais (átomos instáveis ​​que podem danificar as células e causar doenças e envelhecimento). Mas claro, os benefícios para os pais e mães de pet, nem sempre se aplicam aos cães.

Quais são os benefícios da camomila para os cães?

Como muitos outros remédios à base de ervas, existem estudos limitados sobre o benéfico da camomila para cães. No entanto, há algumas evidências anedóticas de que a camomila pode ajudar a tratar a ansiedade, problemas gastrointestinais e de pele, entre outros problemas de saúde que podem acometer os cães.

Aqui estão alguns motivos pelos quais você pode querer considerar dar ao seu cão um chá de camomila:

  • Ansiedade moderada, estresse e insônia: a camomila pode ser encontrada em sedativos à base de ervas para cães, pois pode ajudar a deixar um filhote estressado em um estado mais relaxado;
  • Músculos tensos: a camomila também é conhecida como um relaxante muscular natural;
  • Condições gastrointestinais: a camomila pode ajudar a aliviar dores de estômago, doenças inflamatórias intestinais e úlceras estomacais;
  • Inflamação por doenças da pele: a camomila também pode ajudar a acalmar a pele inflamada e irritada.

Efeitos colaterais da camomila

Raramente, a sensibilidade à camomila pode causar vômito, diarreia, reações alérgicas ou irritação da pele em cães. Em particular, a camomila não deve ser administrada a cães alérgicos a plantas da mesma família que a camomila, como a ambrósia, por exemplo.

Dificilmente essa erva fará algum mal ao cachorro, mas isso não significa que você deva oferecer o chá de maneira exagerada. Logo, nada de excessos. Boa sorte!

Comentários