Os cães podem sonhar? Entenda o sono dos cachorros

Os cães, assim como os humanos, também podem sonhar. Entenda sobre o sono canino e com o que os pets sonham
Três filhotes de Beagle dormindo

Os cães podem sonhar? Essa é a dúvida de muitos tutores, pois muitas vezes, ao observar os peludos dormindo, pensamos que eles estão sonhando ao tremer, torcer as pernas, rosnar e até mesmo choramingar.

Estruturalmente, o cérebro de um cachorro é semelhante ao de um humano, logo, pode ser sim que eles sonhem. Alguns pesquisadores usaram um eletroencefalograma (EEG) em cães para testar sua atividade cerebral e conseguir ver se eles realmente têm a capacidade de sonhar.

Depois de vários testes, estudiosos descobriram que os cães, durante o sono, apresentam ondas cerebrais semelhantes às de uma pessoa e passam pelos mesmos estágios de atividade elétrica observados em humanos. Ou seja, eles podem sim ter sonhos.

E se você ficou curioso para saber mais sobre o assunto e até mesmo entender como funcionam o sono dos pets, incentivamos você a ler o artigo até o final para ficar por dentro dos sonhos dos cães.

Com o que os cães sonham?

Labrador dormindo

Nós já sabemos que os cães possuem a capacidade de sonhar, mas como são os sonhos dos pets e com o que eles sonham? De acordo com pesquisas científicas, há evidências de que os cães sonham com atividades que são comuns para eles.

Como nenhum cachorro jamais contou a ninguém sobre o sonho que tiveram, só podemos supor. É provável que os cães sonhem de maneira semelhante aos humanos, repetindo as atividades cotidianas que constituem sua existência, como correr atrás, brincar e comer.

Por exemplo, quando o cão late ou rosna enquanto dorme, provavelmente significa que ele está revivendo a memória de uma situação que o levou a latir ou rosnar quando ele estava acordado.

E os cães podem também ter pesadelos? Se o cachorro late durante o sono, isso significa que ele está tendo um sonho ruim? Bem, nós não podemos afirmar que seja sempre algo negativo, pois talvez significa que o pet está simplesmente sonhando que está perseguindo algo ou brincando. Entretanto, também pode ser possível que ele não esteja em um situação agradável.

Como os humanos, os cães entram em um estágio de sono profundo no qual sua respiração se torna mais irregular e eles apresentam movimentos oculares rápidos (REM). É durante o sono REM que ocorrem os sonhos reais e, muitas vezes, os movimentos involuntários. Os cães podem mover as patas como se estivessem brincando e respirar rapidamente ou prender a respiração por curtos períodos.

Porém, nem todos os cães sonham igual. De acordo com os pesquisadores que buscam entender como funciona o sono dos peludos, afirmam que os cachorros pequenos sonham mais do que os cães maiores.

Um yorkshire terrier pode sonhar uma vez a cada dez minutos, enquanto um husky siberiano pode sonhar apenas uma vez a cada 90 minutos. O sono também parece ocorrer com mais frequência em filhotes. Isso pode ser porque nessa idade eles estão processando a aquisição de uma grande quantidade de novas experiências.

Como saber se o cachorro está sonhando?

Como eu percebo que meu cachorro está sonhando? Um cão de tamanho médio ou grande, como um golden retriever, após um período de aproximadamente 20 minutos, começará a realizar seu primeiro sonho.

É realmente muito fácil determinar quando seu animal está sonhando. Tudo o que você precisa fazer é observá-lo desde o momento em que ele começa a adormecer. Quando o sono do cão se aprofunda, sua respiração se torna mais regular e ele se move menos.

Além da respiração, pode haver contrações musculares estranhas e mesmo se você prestar atenção, notará que os olhos fechados do seu cão se movem por trás das pálpebras. Isso acontece, porque o cão está realmente olhando para as imagens do sonho como se fossem reais.

Jamais acorde o cão durante um sonho!

Shar Pei dormindo

Se você já se sentiu tentado a acordar seu cachorro durante um sonho, pois ele parece não estar confortável, tente resistir e não faça isso. Acordá-lo pode ser muito prejudicial e desconfortável. Além disso, ele pode até te morder caso se assuste, então é melhor deixá-lo dormir.

Os cães resmungando durante o sono podem ser um incômodo, mas nesse caso, tente deixar a caminha em um cômodo longe do seu quarto. Além disso, verifique se o cão está realmente dormindo, pois pode ser que ele esteja acordado e apenas tentando chamar sua atenção.

Ou ainda, talvez ele esteja se sentindo entediado, inquieto, solitário ou com sede. Portanto, certifique-se de que seu ambiente de dormir seja confortável e tenha tudo o que ele precisa.

Os cães, assim como os humanos, precisam de sono ininterrupto para ter uma boa atividade mental. Dormir o suficiente é vital para o seu cão recarregar as baterias e se manter saudável.

Comentários