Cachorro cresce até que idade? Tire suas dúvidas!

Entender até que idade o cachorro cresce é fundamental para acompanhar as etapas da vida do pet e não ter surpresas. Saiba sobre o assunto!
três cachorros sentados juntos

Ter um filhote de cachorro em casa é tudo de bom, eles são fofos, pequenininhos, carinhosos e estão prontos para descobrir e explorar tudo por perto. No entanto, eles não ficam pequenos para sempre. Mas você já parou para pensar até que idade um cachorro pode crescer e se desenvolver? Essa é uma pergunta essencial para qualquer tutor.

Quando você sabe até que idade o pet pode crescer, fica mais fácil de acompanhar o desenvolvimento dele e até mesmo descobrir qual tamanho ele pode alcançar, principalmente no caso dos vira-latas (SRD). E se você quer saber mais sobre o assunto, este artigo é para você. Acompanhe até o final!

Afinal, até que idade os cachorros crescem?

A idade que o cachorro irá parar de crescer vai variar de acordo com o porte dele. Entretanto, quanto maior o porte do cão, mais tempo ele vai levar para crescer e se desenvolver. Confira:

Mas a pergunta que fica é para os cães sem raça definida (SRD), os famosos vira-latas, pois no caso deles, fica mais difícil de descobrir. Para isso, o tutor pode contar com a ajuda de um médico veterinário, pois o profissional vai conseguir avaliar o período de crescimento do animal por meio de uma radiografia. Os ossos do animal podem apontar será o porte dele no futuro e assim descobrimos quanto tempo ele levará para crescer.

Mas se você não está disposto a levá-lo ao médico veterinário apenas para descobrir até que idade seu cão irá crescer, não se preocupe, existem algumas técnicas que podem funcionar em casa, basta você observar as patas e orelhas do cachorro.

Se enquanto filhote o cachorro SRD já tem essas partes do corpo muito desproporcionais, é bem provável que ele chegue ao porte grande ou gigante quando crescer.

As 4 fases de crescimento de um cachorro

Além disso, é muito importante que o tutor também conheça cada fase do crescimento do animal para poder cuidar dele da melhor maneira possível e para até mesmo entender como funciona o desenvolvimento de um cãozinho. Confira:

Fase 1: período neonatal

Essa é a fase que o peludo é apenas um recém-nascido e depende unicamente da mãe, ela pode durar de 12 a 20 dias. Durante este período, independente da raça, os cachorros são verdadeiros come-dorme, passando 30% do tempo se alimentando (leite materno) e 70% do tempo dormindo. É uma fase bastante delicada em que o pet precisa ficar ao lado da mãe.

Fase 2: período transacional

Essa fase se inicia logo após o período neonatal, aqui os cães estão começando a abrir os olhos e descobrir um pouco de tudo. O canal auditivo também se abre ao fim desta fase, dando início às respostas sensoriais a estímulos sonoros. Ele vai começar a emitir alguns sons e querer andar pela casa. É importante ter muito cuidado aqui, pois ele ainda está em um período delicado de desenvolvimento.

Fase 3: socialização

Esse é aquele período gostoso que o filhote começa a brincar, descobrir o mundo e divertir todos em casa. Ela se inicia após 30 dias e pode durar até 12 semanas. É uma fase boa mas extremamente delicada, pois é nela que os cães começam a se dedicar a outras atividades além do sono e da alimentação. A partir daqui o cãozinho deve começar a socialização com pessoas e outros cães. Neste período, é importante que as experiências sejam positivas a fim de evitar problemas de comportamento no futuro.

Fase 4: juvenil

Esta é a última fase de um filhote. Quando ela chega ao fim, significa que o cãozinho já se tornou um adulto. Ela começa após a 12ª semana de vida e vai até o primeiro cio do animal. Durante esse período o cachorro deve começar a tomar todas as vacinas e ser acompanhado por um médico-veterinário. Nela, os cães adquirem mais destreza motora, maior crescimento corporal e um comportamento muito ativo e curioso. Logo, esteja pronto para começar a educá-lo. Boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *