Portão para cachorro: saiba os benefícios e o que considerar

O portão para cachorro pode ser uma ótimo alternativa para a segurança e contenção dos cães. Veja porque usar!
cachorro atras do portão

Antes de trazer um cãozinho para casa, é muito importante que você veja se a sua casa ou apartamento é um ambiente seguro para o seu pet viver tranquilo e feliz. Todo tutor antes de receber um peludo no lar, precisa preparar todo o ambiente para garantir o bem-estar do animal.

E esse cuidado vai muito além de comprar a cama, bebedouro, comedouro e os acessórios, pois a segurança também é um ponto importante. O portão para pet tem como objetivo não apenas garantir a proteção e evitar acidentes domésticos, como também ajudar você a educá-lo. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe até o final!

Para que serve o portão para cachorro?

A primeira função do portão para cães é evitar que o pet se machuque, principalmente se você vive em uma casa com escadas muito grandes e o seu cachorro é de pequeno porte. Logo, o tutor pode instalar o portão naqueles ambientes onde o animal pode vir a se machucar. Sem contar que o portão para cachorro é ótimo para a segurança dos pets fujões, uma vez que elas podem ser adaptadas à qualquer porta, evitando que o animal escape.

Quando o assunto é educar os peludos, principalmente quando eles ainda estão aprendendo qual o local certo para fazer xixi ou até mesmo gostam de sair por aí mordendo tudo, o portão pode auxiliar. Para educá-lo com o auxílio desse item, basta deixar jornais ou sanitários caninos e trancar o portão. Isso se tornará rotina e o pet passará a fazer as necessidades apenas naquele local.

Além disso, se você está na em casa fazendo uma limpeza ou alguma reforma, por exemplo, o portão pode ajudar você a manter o pet longe sem que te atrapalhe por algumas horas. Limpeza e reforma são duas coisas que não combinam com os cães, pois pode apresentar perigo para eles. E não se preocupe, o portão para cachorro não fará com que o pet se sinta sozinho, uma vez que ele não perde o contato visual com os outros ambientes da casa e também com você.

Como acostumar o cachorro com o portão?

Para fazer com que o cachorro se acostumar com a ideia do portão, é muito importante que você faça com que ele se sinta confortável ali dentro. Logo, nada de instalar o item em um ambiente apertado, pois o seu amigo precisa de espaço. Depois, procure colocar os brinquedos favoritos dele no local juntamente com sua caminha.

No início ele pode latir e reclamar, mas depois, ele irá se acostumar com a ideia. Mas é importante que você jamais deixe o animal preso por mais de duas ou três horas seguidas, se não ele poderá encarar o momento “atrás das grades” como uma punição.

O carinho é algo que pode ajudar bastante! Antes de colocar o pet dentro da área do portão, dê para ele carícias e petiscos, é válido também brincar ou até mesmo passear com ele antes. Além disso, é importante buscar por opções que permitam que o cão sempre consiga ver o tutor por entre as grades, dessa forma, você poderá conversar e brincar com ele enquanto realiza outras atividades, evitando que o animal se sinta solitário e até mesmo ansioso.

E lembre-se que quanto mais cedo você trazer a ideia do portão para o cachorro, mais fácil será para que ele se acostume com a ideia.

Qual portão para cachorro escolher?

Antes de comprar o portão para o seu cachorro, é muito importante que você avalie o ambiente em que você pretende instalar a grade e também como é a personalidade e porte físico do seu amigo peludo.

Por exemplo, as grades de plástico e madeira podem não ser ideais para quem tem cachorros muito ativos e que gostam de roer coisas. Já as grades de ferro, podem se deteriorar com o tempo ou em contato com a urina do animal. A melhor opção são os portões de aço revestido, pois é um dos materiais mais resistentes e duráveis.

Outro ponto que o tutor precisa avaliar é o espaçamento entre as barras do portão.  Caso seja muito estreito, o animal pode acabar ficando preso, por outro lado, se o pet for pequeno, barras muito largas podem permitir que o cão escape. 

Como instalar o portão?

A instalação vai depender do tipo de portão que você comprar para o seu pet, mas na maioria das vezes, esse tipo de item vem com encaixe sob pressão. Ou seja, basta encaixar o produto entre os batentes da porta e pressionar levemente de forma que ele encaixe.

Esse tipo de produto é ótimo para quem não quer furar a parede ou não pode fazer reformas na residência. Além disso, grande parte das lojas que vendem esse tipo de produto oferecem instalação gratuita, o que poupa você do trabalho. Boa sorte!

Comentários