Por que o cachorro “cisca” após fazer as necessidades? Saiba os motivos

Alguns comportamentos dos cães podem ser bastante curiosos, como "ciscar" após fazer as necessidades. Veja os motivos por tras dessa atitude

Alguns comportamentos dos cães nos deixam muito curiosos, como correr atrás do rabo ou até mesmo “ciscar” após fazer as necessidades. Você já reparou que o seu cãozinho tende a esfregar as patas no chão como se estivesse dando chutes para trás após fazer suas necessidades na grama ou em algum outro ambiente? Esse é um comportamento muito comum e habitual dos cães. 

Alguns nascem sabendo fazer isso, já outros cachorros filhotes podem adquirir esse comportamento observando cachorros adultos. Em todos os casos, é algo que desperta muita curiosidade nos tutores. E para te ajudar a desvendar o real motivo que leva os cães a tomarem esta atitude, nós vamos te explicar tudo neste artigo de maneira simples e rápida. Acompanhe até o final!

Por que os cães “ciscam” no chão?

Como já sabemos, os cães são animais extremamente territorialistas e sempre querem deixar sua marca registrada de alguma forma. E a atitude de chutar para trás após fazer as suas necessidades é exatamente uma tentativa de marcar o próprio território. Ao fazer isso, o cachorro tem como objetivo espalhar mais o cheiro da sua urina por todo o local, deixando sua presença em todos os locais ao redor. 

Isso acontece porque o cocô e xixi de cachorro possuem odores próprios, que outros cães podem identificar com muita facilidade, logo, essa atitude se trata também de uma competição com outros cães para demarcar o local. Com o comportamento canino de “ciscar”, o animal busca que seu cheiro se sobressaia ao odor do seu xixi ou cocô. 

Para os cachorros mais dominantes, esse comportamento canino serve para mostrar para outros cães que aquele espaço o pertence. Assim que ele marca o território, além de disfarçar o odor do cocô de cachorro, o cão mais dominante se sente tomando posse daquele espaço. Para eles, o local da urina e das fezes fica mais demarcado para os outros cachorros que passarem pelo local.

Cadelas também possuem esse comportamento? 

Esse comportamento do cachorro é mais comum entre os cães machos, mas também pode acontecer com as cadelinhas. Os machos são mais propensos à marcação de território, por isso costumam ciscar com mais frequência. Entretanto, as fêmeas podem desenvolver esse comportamento canino, principalmente se estiverem no período do cio. Os cães castrados, sendo machos ou fêmeas, tendem a ser menos territorialistas. Por isso, se o cachorro for castrado quando filhote, terá uma grande chance de sequer apresentar esse comportamento canino.

O tutor precisa se preocupar?

De forma nenhuma! Esse comportamento é algo natural e instintivo do pet. Portanto, você não precisa se preocupar ou proibi-lo de ter esse tipo de atitude. Proibi-lo de ciscar o chão pode afetar a saúde mental dele. Por isso deixe-o ser feliz, se o seu cãozinho faz isso, não tem problema algum!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *