Lébrel irlandês: veja fatos, características e o preço desse cachorro gigante

Considerado um cachorro gigante, o lébrel irlandês é uma raça muito antiga. Conheça mais sobre ele e saiba qual o preço da raça no Brasil
lébrel irlandês deitado

O lébrel irlandês também é conhecido como galgo irlandês e, como o próprio nome sugere, teve origem na Irlanda. A raça surgiu há tanto tempo, que há indícios de que esses cães foram utilizados como gladiadores na Roma Antiga. Já em seu país de origem, o lébrel era utilizado pelos celtas para a caça, principalmente de lobos. Os exemplares dessa raça irlandesa eram conhecidos como “Cu Faoil” na Roma Antiga, que traduzindo do gaélico significa “cão de caça”.

A raça se espalhou pelo mundo e muitos exemplares foram dados como forma de presentear reis e rainhas da Inglaterra, França, Suécia, Dinamarca e Espanha. Porém, nos anos 1800, o lébrel irlandês quase foi extinto e, para que isso não acontecesse, houve cruzamentos com outras raças, como lébrel escocês, borzoi, lobo tibetano e dogue alemão. Esses cruzamentos fizeram o lébrel se tornar um cão gigante e muito queridinho da realeza.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre esse grande peludo irlandês, confira todas as informações sobre ele nesse artigo. Vamos lá?

Características do lébrel irlandês

O lébrel irlandês é classificado como porte gigante. Ele esbanja até incríveis 81 centímetros de altura e chega até aos 54 quilos. Esse cão é dolicocefálicos, ou seja, têm a região facial alongada. Ele também tem o corpo longo e elegante, as orelhas curtas são naturalmente caídas e suas patas são longas, assim como sua cauda. Curiosamente, em 2015, um lébrel irlandês entrou para o Guinness Book. Keon, que vivia na Bélgica, ganhou o título de cão com a cauda mais longa, que media 76,8 centímetros.

Dando continuidade sobre as características, a pelagem do lébrel irlandês pode ser considerada média, dura e áspera. Ele também tem subpelo, o que o torna resistente ao frio. Quanto às cores que podemos encontrar na raça são o cinza, rajado, preto, branco e fulvo.

Personalidade do lébrel irlandês

lébrel irlandês branco

O lébrel irlandês demanda um nível médio de atividade física. Apesar de ser muito tranquilo dentro de casa, nos momentos de passeios, ele gosta bastante de correr, sendo recomendadas caminhas diárias. O lébrel precisa de equilíbrio entre espaço para se movimentar e momentos para relaxar ao lado da família, pois não é um cão que goste de ficar no mesmo espaço o tempo todo, assim, ele adapta melhor a lares espaçosos ou casas no campo. Apesar disso, lidam bem com momentos de solidão, por conta do instinto independente e de cão de caça.

Quanto ao treinamento, o lébrel pode ser um cão teimoso e desatento, mas é uma raça muito inteligente e totalmente capaz de aprender. Adestrá-lo desde cedo e incentivar a socialização irão garantir bom comportamento e obediência de um cão que já é fácil de lidar.

Como é a saúde do lébrel irlandês?

dois lébrel irlandês

A expectativa de vida do lébrel irlandês é de 6 a 8 anos. Os cuidados com a higiene são moderados, se baseando na escovação semanal da pelagem e banhos quando necessário, além da aparação das unhas e manutenção de dentes, orelhas e olhos sempre limpos.

Ele se sente melhor em temperaturas mais baixas, por isso, pode preferir deitar no chão para se refrescar, o que pode provocar calos nos cotovelos, sendo necessário cuidado e atenção do dono. Garantir um ambiente confortável para ele é essencial.

A raça apresenta predisposição para algumas doenças comuns em cães de porte maior. Entre os problemas que podem acometer o lébrel irlandês estão: displasia de quadril e cotovelo, problemas ósseos e sanguíneos, sensibilidade à anestesia, problemas cardíacos e torção gástrica.

Por fim, vale ressaltar que, não é bom que o lébrel irlandês suba e desça escadas constantemente, pensando em problemas que podem surgir nas articulações do peludo.

Qual o preço do lébrel irlandês?

Um filhote de lébrel irlandês pode custar de R$8.000,00 a R$10.000,00. A raça não é comum no Brasil, principalmente pelo fato de ser um cão apto a viver em climas frios. Por isso, adquirir um exemplar pode não ser muito barato e você deve buscar por um canil legalizado e seguro.

Comentários