Infecção urinária em cachorro: saiba as causas e como evitar o quadro

Infelizmente a infecção urinária também é um quadro que atinge os cachorros. Entender as causas e como evitar é fundamental. Veja!
ifecção urinária em cachorro

A infecção urinária não é um problema único e exclusivo dos humanos, infelizmente os cães também podem apresentar o quadro. Nos peludos, a doença é uma complicação comum, mas costuma ser bastante silenciosa e o tutor só consegue notar o problema quando o animal já apresenta um nível de infecção grave ou até mesmo pedra nos rins, pois esse quadro tende a avançar rapidamente.

Sendo assim, é importante conhecer os sintomas para conseguir tratar o cachorro antes que a situação piore. Neste artigo, vamos explicar todas as informações importantes sobre a infecção urinária em cães, incluindo as causas, sintomas e formas de tratamento. Este artigo é de muita utilidade para que os tutores possam prevenir e detectar problemas no sistema urinário dos peludos a tempo. Para ficar por dentro, acompanhe até o final!

O que é a infecção urinária em cachorro?

A infecção urinária é um processo causado por microrganismos que entram no corpo do cachorro quando ele tem contato com algo infectado. Os agentes externos que geralmente causam essas complicações ​​são – na maioria das vezes – bactérias, que entram no corpo canino pela genitália.

Dependendo da profundidade que esses microrganismos alcançam no sistema excretor do animal, a doença e a gravidade da infecção podem ser bem maiores. O quadro, se não tratado com rapidez, pode evoluir para uma infecção renal e vários outros problemas.

Qualquer cão está exposto à infecção urinária, porém, a higiene do animal e a dieta alimentar, entre outros fatores, irão influenciar no desenvolvimento deste distúrbio. Além disso, as fêmeas possuem uma tendência maior a desenvolver o quadro de infecção urinária, por isso é bom ter cuidado.

Esse tipo de infecção se trata de uma doença que pode atingir qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo mais comum nos dois últimos.  Todos esses órgãos são responsáveis por eliminar as toxinas da urina e a partir do momento que são afetados pela infecção, perdem a capacidade de eliminar essas impurezas.

Sintomas da infecção urinária em cães

Os sintomas de infecção de urina em cães, às vezes, não são fáceis de detectar, no entanto, a melhor maneira de identificar o quadro nos peludos, é conhecendo todos os sintomas. Além disso, é normal que o animal tenha algum tipo de comportamento ou ação que nos dê a pista de que está com a infecção. Confira os sintomas:

Xixi em excesso

Observar a rotina de urinar de nosso animal de estimação pode nos ajudar a descobrir se ele sofre de algum tipo de problema urinário, e não apenas a infecção da urina. Por exemplo, é normal que um cão com distúrbio urinário aumente a frequência de micção. Se o cão só faz xixi duas vezes ao dia e começa a fazer cerca de quatro ou cinco vezes, é hora de ligar o alerta. Além disso, também é possível observar o cão desconfortável ao urinar, pois ele provavelmente estará sentindo dores.

Urina com um odor forte e ruim

A infecção urinária não altera apenas a frequência com que o cão urina, as características dessa urina também vão apresentar mudanças. A micção do animal costuma ser mais turva e tem um odor muito desagradável. Além disso, às vezes a urina fica mais escura ou pode vir até mesmo acompanhada de sangue. Quando vem com sangue, significa que a infecção já está em um estado avançado.

Apatia

A infecção urinária causa muita dor e incômodo no animal, principalmente quando ele vai fazer xixi. Com isso, o cachorro acaba ficando apático por conta do desconforto, podendo parar de demonstrar interesse nas atividades que para ele antes eram prazerosas.

O pet faz xixi em locais inadequados

Se seu animal de estimação costumava urinar sempre fora de casa ou em algum lugar próprio, e de uma hora para a outra começa a urinar em locais fechados onde sabe que não deveria, esses erros de cálculo podem ser causados ​​por uma infecção de urina em cães. Preste atenção a esse detalhe, pois essa é uma maneira do pet avisar a você que não está bem.

Irritação e coceira

O fato de ter uma infecção urinária também causa irritação e coceira na área por onde a urina é expelida. Os genitais sofrem muito quando o cão sofre desse tipo de distúrbio. Por isso, não é estranho que você veja o pet coçando e lambendo as genitálias com frequência, que muitas vezes pode acabar até mesmo ferindo.

Febre

A infecção urinária em cães também podem levar a outro sintoma preocupante: febre. Quando nosso fiel companheiro ultrapassar 38 ou 39ºC de temperatura corporal, ele atingirá uma febre que deve ser combatida o mais rápido possível. Ao notar que ele apresenta esse sintoma, leve-o com urgência ao veterinário. Esse é outro sinal de que a infecção está avançada.

Doenças que podem surgir pela infecção urinária

Nos casos em que os microrganismos patogênicos se instalam no sistema urinário do cão, surge a infecção urinária. No entanto, quando o quadro já se encontra em um estado mais avançado, outras doenças podem acabar surgindo, o que irá causar mais dor ainda. Confira quais são:

  • Cistite: é uma das principais doenças associadas à infecção urinária em cães. A cistite consiste em uma infecção da bexiga e pode afetar qualquer cão, independentemente da idade ou sexo e os filhotes também não estão imunes a cistite;
  • Uretrite: embora a cistite seja a mais comum, não é a única doença causada por infecção urinária. Uretrite é outra tipologia que afeta a uretra dos cães machos e fêmeas;
  • Nefrite ou pielnefrite: os rins também podem sofrer uma infecção em seu interior pela entrada de microorganismos, o que causaria a chamada nefrite. Ela forma o que é conhecido como infecção do trato urinário superior;
  • Prostatite: a infecção da próstata também pode ser causada pela urina cheia de bactérias nocivas. Uma das melhores maneiras de evitar esse tipo de infecção é castrando o peludo.

Como tratar a infecção urinária em cachorro?

Nesses tipos de situações, é normal que queiramos um tratamento rápido e eficaz para o nosso querido amigo peludo. E para atingir esse objetivo, a primeira coisa que o tutor deve fazer é consultar o veterinário de confiança, pois apenas ele poderá tratar o animal, afinal, não existem soluções ou remédios caseiros para o quadro.

Uma vez verificado que o cão está com infecção de urina, o veterinário irá prescrever medicamentos mais específicos e eficazes contra este problema de saúde. As sugestões do profissional geralmente baseiam-se em um antibiótico e alguns anti-inflamatórios para reduzir a dor. Além disso, o profissional provavelmente fará algumas mudanças na dieta do cachorro, pois ele vai precisar aumentar a ingestão hídrica.

Como prevenir a infecção urinária nos cães?

Nesse caso, o melhor é a prevenção. É fundamental cuidar da hidratação e a alimentação dos nossos cães. Beber bastante água por dia é um dos pontos principais para que a infecção da urina não atinja o pet, por isso, você pode fazer picolés e petiscos que auxiliem no aumento da ingestão hídrica.

Além disso, caminhadas diárias são importantes para que o cão possa urinar mais vezes. Outro ponto que pode prevenir o surgimento de infecção urinária em cães é a castração. Distúrbios desse tipo, como a prostatite, podem ser evitados quando o procedimento cirúrgico é realizado. E por fim, como a principal causa da infecção urinária são os microrganismos, passeie com o pet em locais limpos e mantenha todos os vermífugos em dia.

Comentários