8 curiosidades incríveis sobre a raça shih-tzu

Que o shih-tzu é uma raça popular no Brasil muitos já sabem. Mas e estas outras curiosidades que listamos, você conhecia? Veja!
3 filhotes de Shih Tzu

De porte pequeno e robusto, com a pelagem longa e lisa, o cãozinho shih-tzu é uma raça muito querida por todos. Afinal, a personalidade forte e os olhinhos amendoados conquistam qualquer um. Além disso, esta raça está entre uma das mais populares do Brasil, logo, não é muito difícil encontrar um shih-tzu em um lar brasileiro.

De origem chinesa, os cães da raça shih-tzu podem ser teimosos e cheios de vontade. Logo, o adestramento nessa raça pode se fazer bem necessário quando ele ainda é filhote. Por outro lado, esse pet também se destaca por ser muito amigável com todos, até mesmo com estranhos. Por isso, é importante tomar alguns cuidados.

E não para por aí! Essa raça é ainda repleta de fatos e curiosidades interessantíssimas. Se você ficou curioso para saber mais, você está no lugar certo! Neste artigo, nós vamos te mostrar 8 curiosidades incríveis sobre a raça shih-tzu. Além disso, vamos contar um pouco sobre como é a saúde dele e qual é o valor da raça no Brasil. Acompanhe até o final!

8 curiosidades sobre os cães da raça shih-tzu

1. Ele é chinês

Como mencionamos, esse cãozinho é originário da China. Mas acredita-se que na verdade ele foi originado no Tibet no século 17, quando era tido como um “cão sagrado”. O cãozinho ainda foi o animal de estimação favorito da família real chinesa durante a dinastia Ming. Logo, o shih-tzu era tido como um cão nobre e muito valioso para a nobreza oriental.

2. Eles podem ser de várias cores

Os shih-tzus são muito fofos devido ao pelo comprido, entretanto, esses cachorrinhos não têm um padrão de cor definido, diferente de outros cães. E assim como o chihuahua, ele pode vir em várias cores diferentes. Sendo assim, escolher o shih-tzu pela cor pode ser uma missão difícil e trabalhosa. Mas geralmente eles são bicolor, podendo apresentar a pelagem branca com marrom ou branca com preta e ainda preta com marrom.

3. Um pequeno leão

O mais comum é chamarmos esse cãozinho de shih-tzu, mas ele pode ter vários outros apelidos divertidos, como: cheetos, shiatsu e shin tzu. Mas o que poucos sabem é o real significado do seu nome, shih-tzu significa “cão leão”. Esse nome foi escolhido devido a quantidade de pelos que ele tem ao pescoço, assemelhando a uma juba de leão.

4. Perfeitos para apartamento

É muito comum vermos o shih-tzu sendo criado em ambientes pequenos, e de fato esses cães se adaptam bem ao estilo de vida em apartamentos. Eles também podem ser criados em casas, mas o ideal é que fiquem dentro da residência, pelo menos na parte da noite, devido ao tamanho e fragilidade do cãozinho. E talvez essa facilidade de viver em apartamentos seja o motivo dele ser tão popular em cidades grandes como Brasília, São Paulo e Porto Alegre.

5. Shih-tzu x lhasa apso

Em 1935 o pequeno shih-tzu pertencia ao mesmo grupo que o lhasa apso, devido a aparência muito semelhante, como o pelo sedoso e o formato do focinho. Mas ao decorrer do tempo percebeu-se algumas diferenças no comportamento e na aparência de ambos e hoje são considerados cães de raças distintas. Inclusive, o shih-tzu é considerado mais dócil e menos reservado com estranhos.

6. Brincalhão sim, teimoso também!

Assim como a maioria dos cães de origem chinesa, o shih-tzu é bastante brincalhão e teimoso, por isso adestrá-lo pode ser uma missão difícil e o tutor deve procurar começar a educá-lo quando ele ainda é filhote. Esse cachorrinho ocupa o 70º lugar no ranking de inteligência canina, logo, eles também não são muito espertos e podem ter dificuldade para aprender truques, por exemplo.

7. Amigo de todos

Por serem menos reservados com estranhos, os cães da raça shih-tzu tendem a fazer amizade com todos de maneira muito fácil, por isso o tutor deve estar atento se pretender deixar o animal solto durante os passeios. Além disso, o shih-tzu é considerado um cão de companhia.

8. Eles gostam de latir!

Por mais que se adaptem bem a apartamentos, existem algumas características do shih-tzu que podem complicar um pouco quem vive em pequenos espaços, como por exemplo, o hábito de latir com frequência. Eles costumam ficar em estado de alerta na maior parte do tempo, logo, costumam latir quando acontece algo novo à sua volta com muita facilidade. Por isso, eles não são silenciosos.

Como é a saúde do shih-tzu?

Assim como o pug, o shih-tzu tem os olhos proeminentes, ou seja, expostos. Por isso, o tutor precisa redobrar o cuidado, procurando manter os olhos do animal sempre limpos para evitar a lágrima ácida. Além disso, como eles têm o focinho pequeno, o tutor deve ter cuidado com quinas de móveis da casa e com flores durante os passeios para que não machuque os olhos do cãozinho. Mas no geral, ele costuma ser forte e saudável.

E o nível de gasto de energia também deve ser levado em consideração. Eles adoram brincar, mas assim como os humanos, os shih-tzus podem ser preguiçosos, tendo a tendência a ficar muito tempo deitados. Por isso é essencial que o tutor faça passeios e brincadeiras para cuidar da saúde física e mental do cãozinho. Incentivos com bolinhas e outras atividades em casa são muito importantes para evitar o transtorno de ansiedade no animal e até mesmo a obesidade. O tutor precisará se dedicar.

Qual é o valor do shih-tzu?

O preço desse cãozinho pode variar bastante dependendo da cidade onde você mora. Nas no geral, um filhote de shih-tzu pode custar de R$ 1.500,00 a R$ 4.500,00. Para fazer uma compra segura e não financiar canis ilegais, procure um canil legalizado e que trate bem os animais. Isso é muito importante para garantir um animal saudável.

E antes de comprar um cachorro, visite um abrigo. Existem muitos animais a procura de um lar e você não precisa pagar nada para receber esse peludo em casa. Afinal, adotar é tudo de bom, boa sorte!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *