8 raças de cachorro que parecem raposas

Veja quais são as raças de cachorros mais parecidos com raposas, as suas principais características e comportamentos. Confira!

Neste artigo, trataremos especificamente de raças de cachorros que se parecem com raposas, com um foco especial naqueles que são mais populares. As 8 raças que vamos apresentar aqui têm características físicas, como a pelagem volumosa, castanha ou avermelhada, orelhas grandes e focinho estreito, e até um comportamento parecido com as pequenas raposas.

  • 01 de 8

    Lulu da Pomerânia

    Lulu da Pomerânia deitado

    O Lulu da Pomerânia é a menor variedade do Spitz Alemão. Esse adorável pequenino pode até lembrar um leão com a sua juba, mas o tamanho, a cor da pelagem, o focinho e até a cauda, o caracterizam como uma raça pequena bastante parecida com uma raposa. Ao contrário da sua prima distante, no entanto, o Lulu da Pomerânia é um animal muito dócil e sociável. Essa pequena “raposinha” tem uma saúde forte e raramente ficam doentes.

  • 02 de 8

    Shiba Inu

    Shiba Inu de coleira.

    O Shiba Inu é uma raça bem popular no Japão. São considerados uma das raças mais antigas do mundo e estariam na origem do Akita Inu. Os Shiba, no entanto, têm um porte menor, o que ajuda a torná-los uma raça de cachorro parecida com raposas. São conhecidos como companheiros fieis e amorosos, mas um pouco teimosos.

  • 03 de 8

    Akita Inu

    Akita marrom

    O Akita Inu é bem parecido com o Shiba, mas têm um porte maior e são mais populares. A raça é cultuada no Japão, onde é tida como um grande símbolo de lealdade. Suas cores podem variar, mas as mais comuns são o castanho, o branco e o laranja-avermelhado. Seus olhos bem pretos e o focinho estreito também ajudam a dar o aspecto de raposa.

  • 04 de 8

    Chihuahua

    Chihuahua sentado

    Especialmente os Chihuahuas mais peludos e com focinho mais longo, são raças que se parecem bastante com raposas. Essa raça, considerada a menor do mundo, é originária do México. Hoje em dia, é uma das mais populares de todo o mundo. O Chihuahua costuma ser bem apegado ao seus tutores, podendo ser até um pouco ciumento.

  • 05 de 8

    Papillon

    Papillon

    O Papillon recebeu esse nome devido às suas grandes orelhas, que lembram as asas de uma borboleta (papillon é borboleta em francês). Mas essas mesmas orelhas também tornam o Papillon uma das raças mais parecidas com raposas. Apesar dessa semelhança física, eles são animais bem tranquilos, muito facilmente treináveis, inclusive. Além disso, adaptam-se aos mais diversos ambientes e climas.

  • 06 de 8

    Welsh Corgi

    Welsh corgi de frente

    O baixinho Welsh Corgi é com certeza um dos mais parecidos com raposas nessa lista. Originária do País de Gales, essa raça se destaca pelo corpo alongado e as perninhas curtas, que até lembram o Dachshund. Mas as cores da pelagem, as orelhas grandes e eretas, a cauda bem peluda, assim como o focinho estreito e outros aspectos, tornam o Welsh Corgi muito parecido com as raposas. A raça é muito ativa, inteligente e dócil com seus tutores.

  • 07 de 8

    Samoieda

    Samoieda no mato

    O Samoieda é uma raça bem antiga, usada há milênios pelos nômades da Sibéria. Seu pelo denso e branco indica que ele se adaptou bastante à vida em lugares muito gelados. Ele pode até não lembrar muito a raposa que estamos acostumados a ver, mas não seria muito difícil confundir o Samoieda com uma raposa-do-ártico, que também é toda branquinha. São animais muito leais aos seres humanos, com grande força física e independência.

  • 08 de 8

    Jindo Coreano

    O Jindo Coreano é considerado um tesouro nacional da Coreia do Sul, sendo, inclusive, proibido exportar animais da raça naquele país. Sua origem é incerta, mas o mais provável é que eles descendam dos spitz do norte da Europa. Esse “cachorro raposa” são muito leais aos seus donos e funcionam muito bem como cães de guarda.

Semelhanças entre cachorros e raposas

A semelhança entre cães e raposas não é obra do acaso. As duas espécies pertencem à mesma família, a família dos canídeos. São todos, portanto, primos um pouco distantes. Como é sabido, os mais prováveis antepassados dos cães são os lobos, mas também é possível a participação de outros animais selvagens nesse processo.

A maioria dos animais nessa lista pertencem à categoria Spitz, que tem representantes espalhados desde a Europa até o Japão. É o caso do Akita e do Lulu da Pomerânia, por exemplo. Esses animais, em geral, mantiveram características físicas próximas dos seus ancestrais, mas muitos acabaram ficando parecidos com raposas. Tornaram-se, após muitos séculos de domesticação, excelentes companheiros dos humanos, muito apreciados por sua lealdade e versatilidade.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *