Pastor de shetland: conheça mais sobre essa incrível raça escocesa

O pastor de shetland é um cão inteligente e do grupo dos collies. Conheça tudo sobre essa raça e qual o preço para ter um
pastor de shetland deitado

O pastor de shetland, também conhecido como sheltie, é um cão peludo, bonito e elegante, muito semelhante ao rough collie de pelo comprido, porém com um porte pequeno.

Nasceu originalmente como um cão pastor na Escócia, visto que este peludo é um trabalhador incansável e extremamente inteligente. Além da sua beleza e esperteza, o sheltie é um pet ativo, dócil e muito companheiro. O tutor dessa raça terá sempre ao seu lado um cachorro muito leal.

O pastor de shetland tem em sua história diversas características interessantes para saber. E se você quer conhecer mais essa raça incrível, este artigo foi feito para você. Acompanhe!

A história do pastor de shetland

Embora a origem exata do pastor de shetland seja um pouco incerta, tudo indica que ele surgiu nas ilhas de Shetland, na Escócia, onde originou o nome da raça.

Acredita-se que o shetland surgiu do cruzamento de vários cães do tipo collie e também do cruzamento com o cavalier king charles spaniel em 1800. Por isso, é tão fácil notar a semelhança físicas e comportamentais desse pet com o border collie.

O ambiente frio e a escassa vegetação das ilhas dificultavam a sobrevivência dos animais de grande porte e favoreciam os de pequeno porte, logo, os fazendeiros não precisavam de cães grandes para proteger suas propriedades e o rebanho, pois não haviam grandes predadores.

E devido ao seu tamanho, inteligência única e ótimo porte físico, o pastor de shetland ficou extremamente popular, sendo reconhecido como uma raça oficial em 1908.

Devido à sua beleza e fofura, esse cãozinho rapidamente começou a ser adotado também como cachorro de companhia, e é tido assim até os dias atuais.

Características físicas do pastor de shetland

pastor de shetland características

O sheltie é um cão pequeno de pelo comprido, de uma beleza única e muito especial. Seu corpo é um pouco mais longo do que alto, embora bem proporcionado. Tem um peito profundo, as pernas são fortes e musculosas, como da maioria dos cães pastores.

A cabeça do shelite é muito parecida com a de um collie, por isso muitas pessoas tendem a confundir. O nariz dele é preto e o focinho é arredondado. Os olhos são médios, amendoados e castanhos escuros. Mas algumas variações da raça podem ter os olhos azuis.

A altura dos machos gira em torno de 37 centímetros, enquanto as fêmeas têm cerca de 36 centímetros, não tendo muita diferença entre os dois. O peso não segue muito um padrão, mas os cães pastores de shetland normalmente pesam cerca de 8 a 10 quilos.

Quanto aos pelos, que é espesso, precisa ser escovado duas vezes na semana. Além disso, a pelagem do sheltie tem duas camadas, sendo a pelagem externa longa, áspera e lisa, e o subpêlo macio, curto e denso. As cores oficiais da raça são as seguintes:

  • Sable, de ouro claro a mogno escuro;
  • Tricolor;
  • Melro azul;
  • Preto e branco;
  • Preto e bronzeado.

A personalidade do pastor de shetland

pastor de shetland preto e branco

O sheltie é uma raça amigável, inteligente e muito ativa, logo, o tutor deve estar preparado para desenvolver com ele diversas atividades que o estimule fisicamente e mentalmente.

Além disso, adestrá-lo não será difícil, pois além de ser muito inteligente, ele sempre fará de tudo para agradar quem ama. A inteligência do sheltie é tanta, que ele ocupa o sexto lugar no ranking dos cães mais inteligentes do mundo feito por Stanley Cooren.

Por outro lado, é importante ter cuidado com alguns pontos da personalidade da raça. Devido ao seu passado como cão de guarda e também de pastoreio, o pastor de shetland pode ser bastante reservado com estranhos e até latir para eles em algumas situações em que se sentir ameaçado.

Sabendo disso, treinos de sociabilização podem ser de extrema necessidade para essa raça. Não apenas para conviver com outras pessoas, como também com diferentes pets.

Temperamento e nível de energia

Se você busca por um cão silencioso e que late pouco, talvez o sheltie não seja uma boa opção para você, pois seu latido é uma das suas características mais marcantes. Entretanto, ele não é um cão que beira o latido insuportável ou que late à toa, é uma demonstração bastante legítima de felicidade, entusiasmo e a forma de transmitir suas emoções.

A raça é energética e precisa de muito espaço para correr e brincar. Portanto, não é recomendado criá-lo em espaços pequenos, como os apartamentos, pois pode fazer com que ele fique estressado com muita facilidade. Pense nisso!

A saúde do pastor de shetland

pastor de shetland pulando

No geral, o pastor de shetland é uma raça bastante forte e saudável, mas como todo animal, necessita de alguns cuidados especiais. A vacinação sempre é necessária, entretanto o tutor precisa ficar atento com a vermifugação.

O pastor de shetland é sensível à substância ivermectina, encontrada em alguns remédios indicados ao tratamento contra vermes e demais parasitas. Não ministre ao seu bichinho este medicamento antes de consultar um médico veterinário.

Além disso, a raça pode apresentar alguns problemas de pele, como a dermatomiosite e lesões com inflamação, levando à quedas de pelos ao redor dos olhos, orelhas e focinho. 

E ainda, por conta do seu tamanho e porte, o sheltie pode facilmente apresentar problemas na articulação dos joelhos e displasia no quadril. Para manter o seu peludo sempre saudável, leve-o com frequência ao médico veterinário e garanta que ele viva bem durante 12 a 13 anos.

Qual o preço do pastor de shetland?

Se encantou com o Pastor Shetland e quer saber quanto custa ter um em casa? O preço pode variar de R$ 2.500,00 a R$ 10.000,00. Lembre-se sempre de buscar um canil sério, responsável e confiável. A pesquisa prévia é muito importante antes de comprar um novo cachorro.

Comentários