Temperatura de cachorro: saiba qual é, como medir e os cuidados

A temperatura de cachorro está entre 38ºC e 39ºC. Saiba identificar se está normal, como medir e os cuidados necessários
veterinário com um cachorro marrom e um termômetro

Os cães naturalmente possuem uma temperatura mais elevada que os humanos, cerca de  2 a 3°C mais alta que a nossa. No entanto, você consegue identificar se a temperatura do seu cachorro está mais alta que o normal? Os cães também apresentam temperaturas elevadas quando estão com algum problema de saúde.

Diante disso, é muito importante que o tutor saiba qual é a temperatura normal de cachorro e também como medi-la. Quando a temperatura do corpo do animal se eleva, é um sinal de que algo não vai bem com a saúde dele. Mas não se preocupe, neste artigo nós vamos te ajudar a entender melhor sobre esse assunto. Para ficar por dentro, acompanhe até o final!

Temperatura normal de cachorro

A temperatura normal de cachorros está entre 38°C e 39°C, cerca de 2ºC a 3°C a mais que a temperatura corporal dos humanos, que é de 36°C. Outro ponto muito importante a ser levado em consideração é que essa temperatura não varia, independentemente do porte ou da raça do cachorro.

No entanto existem alguns fatores que podem influenciar na mudança da temperatura corporal dos cães, logo, é importante também pensar nisso. O que vai alterar a temperatura dos cães são fatores como clima, exposição ao vento e a umidade, falta de hidratação, passeios em horários inadequados, atividades físicas em excesso, doenças alérgicas ou genéticas ou até mesmo a obesidade canina. Algum tipo de medicação que ele possa estar tomando também pode influenciar.

Além disso, cães idosos ou recém-nascidos podem apresentar a temperatura um pouco diferente da faixa padrão, podendo ficar um pouco mais alta ou mais baixa dependendo da situação.

Como medir temperatura de cachorro?

O primeiro passo é ter um termômetro em mãos, você pode utilizar o termômetro comum que usamos nos humanos ou você pode optar em comprar um termômetro veterinário, fica a sua escolha.

Os termômetros veterinários vendidos tem o mesmo funcionamento do usado pelos humanos, a única diferença é o tamanho e o formato do bico, feito para colocar no ouvido do animal. Lembre-se que o mais indicado é que seja feito pelo profissional ou de forma muito correta para não machucar o pet.

Confira como é medido a temperatura do cachorro com o termômetro:

1. Balance o termômetro até ele marcar mercúrio ou, ao menos, 35º; 

2. Para medir a temperatura do cão, você terá que colocar o termômetro no reto do pet. Utilize algum tipo de gel lubrificante a base de água (como a vaselina) para lubrificação do termômetro, para que não haja um desconforto maior para o animal quando ele for introduzido no ânus do pet;

3. Se o seu cachorro for bravo é fundamental que você conte com a ajuda de alguém ou até mesmo leve o animal ao médico veterinário para evitar maiores problemas e desconfortos. Além disso, prefira que ele esteja deitado durante a medição, já que assim, você não corre o risco de que ele sente no termômetro e se machuque;

4. Em seguida, coloque cerca de 1/3 (um terço) do medidor no interior do ânus do seu cachorro. Deixe o termômetro parado por cerca de dois minutos;

5.  Tire-o e, logo em seguida, verifique a temperatura do cachorro apontada no termômetro. Se ela for acima de 39,5 graus, você tem um motivo para se preocupar. Consulte um veterinário.

6. Esterilize o termômetro com álcool assim que finalizar o processo. 

Sinais de que a temperatura do cachorro está alterada

Quando a temperatura fica mais alta que o normal, ou seja, acima dos 39,5°C, esse é considerado um quadro de hipertermia. Já cachorro com temperatura baixa, menor de 37°C, apresenta um caso de hipotermia.

É muito difícil medir a temperatura de cachorro com a mão, principalmente devido à presença de pelos. Alguns sinais que o pet dá quando está com febre e a temperatura muito alta:

  • Salivação excessiva;
  • Respiração ofegante de forma persistente;
  • Apatia;
  • Dificuldade de locomoção;
  • Diarreia;
  • Vômitos,
  • Taquicardia.

Sinais quando a temperatura está muito baixa:

  • Arritmias;
  • Respiração fraca;
  • Batimentos cardíacos fracos e irregulares;
  • Tremores,
  • Rigidez muscular.

Ao notar qualquer um desses sinais, não hesite em levar o seu cachorro ao médico veterinário, pois um quadro de temperatura muito alta ou muito baixa, pode fazer com que o animal tenha convulsões e até mesmo outros problemas graves. Esteja atento!

Cuidados necessários

O cachorro possui mecanismos para se proteger das mudanças de clima, mas é necessário cuidados para não colocar o pet em situações desagradáveis, que podem comprometer a saúde dele.

Lembre-se de que a maioria dos cachorros não utiliza roupas nem sapatos. Por isso, antes de passear com o seu animal, faça um teste: encoste a mão no chão para sentir a temperatura ou tente ficar do lado de fora sem blusa. Se for difícil suportar a sensação de calor ou de frio, melhor escolher outro momento para sair com o pet. Boa sorte!

Comentários