Pinscher 2: características, personalidade, saúde e preço dessa variação da raça

Saiba como identificar as características do pinscher 2, veja o temperamento, saúde, preço e história dessa variação da raça
Pinscher preto deitado na grama

O pinscher 2 é um cãozinho de pequeno porte bastante forte e cheio de personalidade. Algumas pessoas tendem a achar que ele é um mini dobermann, mas na realidade ele é uma raça distinta e bem mais antiga. Não se sabe a origem exata dessa raça, mas ao que tudo indica ele surgiu na Alemanha um pouco antes da Primeira Guerra Mundial. 

Além disso, esse pequeno pet é bastante famoso por ter um pavio um pouco curto e tremer com frequência. Você provavelmente já ouviu a expressão “50% ódio e 50% tremedeira” quando o assunto é o pinscher.

E se você quer saber mais sobre essa variação raça, acompanhe o texto até o final. Neste artigo vamos contar o que você precisa saber para diferenciar o pinscher 2, como sua história, personalidade, saúde e muito mais. Vamos lá! 

Como o pinscher surgiu? 

O pinscher é um cãozinho que foi criado para caçar pequenos animais, como os ratos. Ao que tudo indica, essa raça surgiu depois de diversos cruzamentos entre alguns cães da o grupo terrier e também com o dachshund, o famoso salsichinha.

Quando surgiu, era conhecido como mini pin e a raça foi registrada com esse nome em 1925 pelo American Kennel Club. Só após alguns anos que o nome pinscher acabou surgindo. Além disso, na Alemanha, seu país de origem, o pinscher também é conhecido como Zwergpinscher, que quer dizer “Anão mordedor”. E esse nome já descreve bastante sua personalidade.

E muito se descobriu sobre a história do pinscher por sua fama nas artes.  Alguns historiadores encontraram pinturas do século 17 e 19 com cães semelhantes ao pinscher, ou seja, há mais de 300 anos atrás. Essas pinturas ajudam os estudiosos a descobrir mais sobre suas origens e quais foram os cruzamentos necessários para chegar no cãozinho que conhecemos hoje.

Características físicas do pinscher 2

Pinscher marrom na grama
TamanhoPesoCor
O Pinscher 2 está bem próximo do padrão da raça, que é uma altura de 25 a 30 cm. Pode chegar até 4kg. Fica atrás apenas do pinscher 3 (miniatura), que chega até 5kg.A pelagem mais comum é o corpo preto e alguns pontos castanhos. E ainda pode ser vermelho cervo ou vermelho castanho.

A personalidade peculiar do pinscher 2

Essa variação de pinscher possui uma personalidade bem forte, portanto, não gosta de ter o seu espaço invadido por outras pessoas ou animais, pois são muito territorialistas e protetores. Logo, ele pode não se dar muito bem com visitas e outros pets no mesmo ambiente.

Ao escolher ter um pinscher 2 em casa, saiba que ele pode desenvolver problemas comportamentais se tiver que dividir o espaço com outros animais.

Apesar disso, o pinscher 2 é um cão inteligente e ocupa a posição 36 no ranking de inteligência canina elaborado por Stanley Coren. Isso significa que eles precisam de poucas repetições para conseguirem obedecer um comando, mas precisam de um treinamento moderado para não esquecê-los.

Como são extremamente fiéis aos seus humanos, a personalidade da família vai influenciar muito no comportamento do pinscher. A raça até se dá bem com crianças, mas não tem muita paciência com elas, por isso, é recomendado que comecem a socializá-lo desde bem filhote. 

Temperamento do pinscher 2

Esse cãozinho não é um dos mais amigáveis, mas isso não significa que ele não está disposto a dar amor para a família. Na realidade, alguns especialistas dizem que por acumular tanta energia em um corpo tão pequeno, ele acaba ficando nervoso e estressado por isso, daí que vem sua fama de irritadiço. E em comparação às outras variações de pinscher, o 2 é o menos “amigável” de todos, tendo uma grande necessidade de passar por treinos de sociabilização.

Além disso, qualquer sinal de alguma coisa fora do comum, eles latem, avançam e tentam proteger seus tutores a qualquer custo. Por isso, não são os cães mais silenciosos do mundo. Latir é um traço forte da personalidade deles.

Nível de exercício

O Pinscher 2 se adapta muito bem em qualquer espaço, inclusive apartamentos, no entanto isso não exclui a necessidade desse animal de se exercitar ao ar livre. Não pense que correr dentro de casa já é suficiente.

O pet precisa estimular o olfato e os instintos tendo contato com a natureza e outros animais. É um cão muito ativo e que precisa de brincadeiras e caminhadas diárias, mas com intensidade moderada, para não ser sobrecarregado.

A saúde do pinscher 2

Pinscher 2

O pinscher é uma raça extremamente forte e em comparação às demais variações, o 2 tende a ter a melhor saúde. No entanto, não significa que ele não possa apresentar problemas de saúde em alguma fase da vida. A raça costuma ter uma alta expectativa de vida, podendo chegar até aos 14 anos, o que é bastante para a idade canina.

Fique atento! A Legg-Perthes é a principal preocupação para quem tem um pinscher. Apesar do nome complicado, nada mais é do que a luxação na patela, condição relativamente comum em cães pequenos, que faz com que o joelho apresente uma espécie de deslocamento.

A Atrofia Progressiva da Retina também é um problema que pode aparecer no seu cãozinho, independentemente da idade. O acompanhamento médico veterinário regular fará com que essa condição seja identificada e tratada da melhor forma.

Quanto à alimentação, deve ser equilibrada e controlada para evitar a obesidade , que pode ser de grande risco para um animal desta estatura. Outro cuidado que o tutor precisa ter com o pet é em relação aos dentes, garantindo a escovação e higiene bucal diariamente para evitar o tártaro.

E por fim, vacinas e vermífugos devem estar sempre em dia para evitar que o pinscher desenvolva outros tipos de doenças. 

Qual o preço do pinscher 2?

A raça está entre os mais populares do país. O pinscher pode custar entre R$ 500 até R$ 3500. No entanto, quando for comprar um cachorro, certifique-se de que o canil é regularizado e confiável. Assim você poderá garantir um pinscher legítimo.

Comentários