Veja os interessantes motivos para o seu cachorro bocejar

O bocejo dos cães podem ir além do sono e tem funções muito úteis, como comunicar com o tutor e aliviar a tensão. Veja esses e outros motivos
Rosto Lulu da Pomerânia

Você já deve ter percebido que o ato de bocejar não é exclusivo dos seres humanos. Animais tão diferentes como vacas, macacos e leões adoram bocejar. Costumamos associar o bocejo ao sono, talvez como um alerta de que é hora de ir pra cama. Esse interessante hábito, no entanto, pode guardar algumas surpresas, e os cães são um bom exemplo disso. Confira nesse artigo as razões para o seu cão bocejar.

Por que os cachorros bocejam

Apesar de as pessoas associarem o bocejo ao sono e ao cansaço, como se fosse uma forma de preparar o corpo para o descanso, o bocejo, em humanos, é na verdade uma forma de energizar o corpo.

Ao bocejar, fazemos o sangue circular e chegar a várias partes do corpo, inclusive o cérebro, que pode ficar mais ativo. No caso dos cachorros, o bocejo acontece de uma forma semelhante ao bocejo das pessoas, mas pode ter razões bem diferentes.

Recarregando as energias

O seu cão pode bocejar em situações em que é necessário mais atenção e energia. Isso pode inclusive gerar cenas engraçadas, como quando o cão está passando por um treinamento e solta um bocejo. Pode até parecer que ele está esnobando o tutor, mas isso na verdade é um recurso para aliviar a tensão e ficar mais concentrado.

Imitando os outros

Assim como os humanos, os cães podem imitar uma pessoa ou animal que ele veja bocejando. O que alguns cientistas descobriram, no entanto, é que isso pode ser uma forma de o cão se comunicar com os humanos, de estreitar os vínculos emocionais.

Foi observado, inclusive, que esse gesto se tornaria mais frequente com o amadurecimento do cachorro, já que filhotes com menos de 7 meses não imitariam o bocejo dos seus tutores.

Agora, se você for tentar mostrar para um amigo como o seu pet gosta de imitar o seu bocejo, certifique-se de mostrar a ele um bocejo de verdade. Os cães são inteligentes que conseguem identificar o bocejo falso e muito provavelmente não vão reagir a ele.

Evitando conflito

Outra descoberta muito interessante sobre o bocejo dos cães é a sua função em situações de conflito. Se o seu cão se sente ameaçado, mas não deseja reagir com força, ele provavelmente bocejará. Isso funciona como um pedido de trégua, um sinal para acalmar os ânimos.

Ele pode, inclusive, usar o bocejo em situações de conflito em que outros estão envolvidos. Ao presenciar uma briga entre duas crianças, por exemplo, o seu cachorro pode soltar um bom bocejo, como se quisesse dizer: “calma, galera”.

Sono e cansaço

Schnauzer bigodudo

Nem tudo são esquisitices no universo canino. O bocejo também pode ter uma razão bem previsível, que é quando o cachorro está cansado ou com sono. Como no caso dos humanos, a função seria a mesma: despertar o corpo.

Se o seu cão está bocejando muito, isso inclusive pode significar que ele anda se sentindo muito cansado ou sonolento. Esse tipo de bocejo pode ser muito frequente em cães com idade avançada ou algum problema de saúde, que inclui a depressão.

Por isso, é bom estar atento se o seu cão não anda muito cabisbaixo, sem apetite ou boceja toda hora. Quando perceber esses sinais, é recomendável procurar a um veterinário.

Tédio

Chow Chow filhote

Esse é um outro motivo que os humanos também têm para bocejar. Cachorros que não estejam recebendo muita atenção ou não se sintam muito motivados com o que se passa à sua volta, podem ficar entediados. O bocejo é, mais uma vez, uma forma de despertar o corpo, assim afastando o tédio. Se você ver o seu amiguinho bocejando depois de um longo tempo parado, é interessante brincar ou sair para passear com ele.

Um hábito muito interessante

Os cães não param de nos surpreender. Eles são animais muito inteligentes e cheios de recursos, e o bocejo é mais um exemplo disso. Nos cães, bocejar pode significar muito mais do que tédio ou sono. Eles imitam o bocejo das pessoas ou animais ao seu redor, assim como nós humanos fazemos.

Mas o bocejo pode ainda ter funções muito úteis, como se comunicar com seus tutores e aliviar a tensão em situações de conflito. O bocejo, além de ser um hábito bem fofo dos nossos amiguinhos, é mais uma demonstração de como eles podem ser empáticos e companheiros.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *