Saiba quando usar fralda para cachorro

Há diferentes situações em que a fralda para cachorro é recomendada e quando não é, como por exemplo em filhotes. Saiba mais nesse artigo
cachorro sentado com fralda

Fraldas não são apenas úteis entre humanos, elas também podem ajudar muito os cães e, claro, os donos dos cães. Mas se você acha que colocar fralda em cães é um exagero, nosso artigo vai te ajudar a pensar diferente.

Há diversas situações em que colocar uma fralda no seu cachorro pode ser uma solução. E essas situações não são as mesmas em que usamos fraldas nos humanos. Aqui você poderá entender quando é recomendado colocar uma fralda no seu pet e como fazer isso da forma correta.

Por que usar fralda em cachorro?

Assim como nos humanos, a fralda para cachorro tem como principal função conter as fezes e a urina produzidas. No caso dos cães, no entanto, ela não é recomendada para filhotes, e sim para animais adultos que por alguma condição de saúde não conseguem fazer suas necessidades de forma adequada.

A fralda em filhotes pode ser muito prejudicial para eles, já que os impede de aprender a urinar de forma natural. Ela também impede que o filhote aprenda onde ele deve urinar ou não.

Veja a seguir as situações em que é recomendado colocar uma fralda no seu cachorro:

Cães idosos

Conforme os cães envelhecem, diversas partes do seu organismo vão falhando ou parando de funcionar, e isso pode acontecer com o trato urinário deles. Cães idosos que passam a sofrer de problemas cognitivos, como a Disfunção Cognitiva Canina, que é semelhante ao Alzheimer nos humanos, também podem “esquecer” como urinar e se aliviar em locais e momentos inadequados.

Cães com incontinência urinária

Na incontinência urinária, o cachorro não consegue consegue ter controle de quando urinar e pode se aliviar em qualquer lugar ou momento. Na maior parte das vezes, não se trata de um problema de comportamento, mas de alguma doença no organismo dele.

Várias doenças podem causar incontinência urinária em cães, desde perda de rigidez nos músculos da pélvis até diabetes e obesidade. Assim que notar a incontinência urinária no seu cachorro você deve procurar um veterinário. A fralda pode ajudar cães que sofrem desse problema, mas não é uma solução de fato.

Cadelas no cio

No início do cio, a fralda pode ser muito útil para conter o sangramento em cadelas. A fralda, no entanto, não serve como método contraceptivo. Ela não impede que os machos cruzem com as fêmeas no cio.

Cães em treinamento

Se o seu cachorro ainda não aprendeu a fazer as necessidades no local correto, a fralda pode ter alguma utilidade ao impedir que ele faça xixi ou cocô dentro da sua casa, por exemplo. Ela, no entanto, não deve ser usada por muito tempo em cães que não sofrem de incontinência urinária, sendo recomendada apenas como um método auxiliar durante o treinamento do seu cachorro.

Tipos de fralda para cachorro

Há basicamente dois tipos de fraldas para cães: as fraldas descartáveis e as fraldas reutilizáveis. Todas elas são semelhantes a uma fralda humana, com a diferença de que possuem um buraco por onde deve passar o rabo do cachorro.

As fraldas descartáveis para cachorro são muito mais fáceis de usar, já que pode simplesmente descartá-las quando elas ficam sujas. Por outro lado, descartar com tanta frequências as fraldas gera um custo alto para o dono e um impacto ambiental considerável, devido à quantidade lixo produzida.

As fraldas reutilizáveis dão mais trabalho para os donos, que devem sempre lavá-las depois que ficam sujas. Por outro lado, implicam numa economia maior de dinheiro, já que algumas poucas fraldas podem ser usadas várias vezes, além de favorecer o meio ambiente.

Há ainda a chamada fralda tapete ou fralda para chão, que é na verdade um tapete higiênico e não uma fralda de verdade. O tapete higiênico é uma excelente opção para manter a sua casa limpa. Você o coloca em determinado lugar da casa e ensina seu cachorro a fazer as necessidades nele.

O tapete é feito de um material que absorve a urina dos cães. Depois de usado, você pode descartar o tapete ou lavá-lo, se for um tapete higiênico reutilizável.

Como escolher a melhor fralda para cachorro

As fraldas para cachorro podem vir em vários tamanhos e níveis de absorção. Leve seu cachorro na hora de comprar a fralda ou tire as medidas dele. Desse modo, você terá certeza de que a fralda servirá no cachorro, sem ficar frouxa ou muito apertada. Se seu cachorro produzir muita urina, é melhor comprar uma fralda com maior capacidade de absorção.

Dicas de como usar fralda em cachorro

  • Se seu cachorro sofre de incontinência urinária ou é uma cadela no cio, ele ou ela terá que usar fralda o tempo todo, pois a urina ou sangramento podem vir a qualquer hora do dia;
  • Você deve conferir frequentemente se a fralda está suja, e caso ela esteja, você deve descartá-la ou trocá-la. Uma fralda suja não consegue armazenar corretamente os dejetos, causa incômodo no cachorro e pode fazer com que ele contraia alguma doença;
  • No caso das fraldas reutilizáveis, você só deve colocá-las no cachorro só depois que elas estiverem secas. Uma fralda úmida também pode fazer o cachorro pegar alguma doença;
  • Quando for trocar a fralda, você também deve limpar o cachorro. Você pode usar lenços umedecidos, que são muito práticos, ou pode usar água mesmo. Lembre-se apenas de secar o cachorro depois;
  • Também pode ser útil usar luvas enquanto retira a fralda e limpa seu cachorro, pois assim suas mãos não entrarão em contato com as fezes e a urina;
  • Se seu cachorro não tem rabo ou possui um rabo bem pequeno, é provável que vaze dejetos pelo buraco da fralda onde deveria passar o rabo. Você deve fechar ou diminuir esse buraco, com uma fita adesiva, por exemplo.

Fraldas para cães são objetos muito úteis, tanto para os donos como para os pets. Especialmente se o seu cão sofrer de incontinência urinária, as fraldas são essenciais para que ele tenha qualidade de vida. Elas, no entanto, devem ser usadas da forma correta e isso requer um pouco de esforço e atenção dos tutores.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *