Como limpar as patas do cachorro após o passeio: saiba a forma correta

Manter as patas do cachorro limpas é fundamental. Por isso, saiba como fazer a higienização de forma correta e sem agredir a pele do pet
Schnauzer em pé

Com a chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus muitas pessoas têm redobrado o cuidado com a higiene, fazendo o uso de máscaras e lavando as mãos com frequência. Com isso, o cuidado também tem sido tomado com os pets. Higienizar a pata do animal é muito importante para evitar a entrada de vírus e bactérias dentro de casa que existem na rua e podem vir na pata dele. Além disso, você estará também evitando que outras sujeitas entrem e fiquem em algumas superfícies da casa, como os tapetes e carpetes. 

Entretanto, muitos tutores, após fazerem pequenos passeios com seus animais, não sabem a maneira correta de higienizar as patinhas do cachorro. Logo, alguns podem usar alguns produtos inadequados e perigosos e acabam ferindo a pata do pet. Por isso, neste artigo, nós vamos te mostrar como você pode higienizar a patinha do cachorro de maneira correta e usando os produtos certos. Acompanhe até o final!

Entenda que as patas dos cães são sensíveis

É muito importante ressaltar que o pH da pele dos animais é diferente dos humanos. Ou seja, o pH da pele pata é bem menor que a pele dos humanos, o que a torna mais sensível. Com isso, o pata pode sofrer ressecamentos e queimaduras ao entrar em contato com os dois produtos de limpeza e o álcool em gel, por exemplo. 

Fique atento! Esses produtos jamais devem ser utilizados. O detergente e o álcool consegue ressecar e tirar a proteção da pele dos humanos, logo, ele faz o mesmo com a dos pets.

Esses produtos retiram toda a capa de proteção natural que existe na pele e nas patas do animal, e com isso, o pet pode ficar exposto a vários tipos de lesões. Logo, veterinários alertam que a rotina de higienização dos pets deve ser diferente e com produtos indicados para o ato.

Quais produtos utilizar para limpar a pata do cão?

Solução limpa-patas

Em lojas especializadas, é possível comprar um produto chamado “solução limpa-patas”, desenvolvido especialmente para limpar as patas dos cães sem agredir a pele do animal, O produto  garante a proteção necessária contra o coronavírus e também higieniza sem muito esforço. 

Para isso, com o auxílio de um paninho umedecido e da solução, esfregue levemente as patas do cãozinho. Depois, seque com outro pano e deixe o pet seguir a rotina normalmente. Fácil e barato, essa é uma das melhores formas de manter as patas limpas sem machucar o amigo peludo. 

Lenços umedecidos 

Essa também é uma maneira simples, rápida e barata de higienizar as patas do cachorro. Em lojas especializadas, o tutor consegue encontrar lenços umedecidos feitos especialmente para os pets. Além disso, o tutor também pode utilizar os lenços de bebês, pois eles não têm álcool e são feitos com produtos que não agridem o pH da pele do cãozinho. Para utilizar basta passar suavemente nas patas do cãozinho, limpando também os meios dos “dedinhos” do cachorro.

Antisséptico para pets

Assim como a solução limpa-patas é uma forma eficiente e pensada na saúde dos animais, o antisséptico de pets também garante uma proteção específica aos amigos peludos. E para fazer a limpeza, siga os mesmos passos da solução limpa-patas que você garantirá a sua proteção e de sua família. Para que tenha real efeito e não corra o risco de transmitir o vírus na sua casa, é importante que faça isso logo na entrada. Então, antes de sair para o passeio com cães, já deixe tudo preparado ao lado da porta. Boa sorte!

Comentários